Cabelo azul escuro: Dicas e 50 inspirações!
Preto, vermelho, loiro… tons clássicos sempre fazem a cabeça de homens e mulheres na hora de mudar o visual e o estilo do cabelo. Mas, e quando as pessoas decidem inovar totalmente e apostar em cores pouco usuais, como verde e azul? Ter um cabelo azul escuro exige uma certa coragem, mas o resultado fica bem interessante e alternativo. Está pensando em investir nesse tom? Inspire-se no nosso post!

Aderir ao cabelo azul escuro exige personalidade. Mudar faz bem!
Assim como qualquer cabelo colorido, chegar ao azul escuro exige muita paciência e investimento. A melhor opção é sempre procurar um cabeleireiro para descolorir e fazer uma decapagem completa (no caso de tinta nos fios). Depois, é só escolher a tinta para começar o procedimento.
Decapagem: processo em que partículas de tinta são totalmente retiradas dos fios, para deixar com a cor natural ou descolorir. Isso evita o ‘conflito’ de tons na hora de pintar.
Métodos alternativos também funcionam (azul de metileno, anilina, papel crepom), mas são mais indicados para quem quer pintar apenas um parte dos fios ou mechas, e não para o cabelo inteiro.
Lembre-se que, com a tinta azul no cabelo, os cuidados devem aumentar, como hidratação e lavagem frequentes. Caso seus fios estejam danificados, faça uma reconstrução capilar antes de tingir!
É importante lembrar que, Para quem tem o cabelo preto/escuro, é preciso usar um descolorante loiro escuro – bem platinado – antes de aplicar a tinta azul. Já no caso do cabelo claro, fique atenta para que o tom não saia verde, mas nesse caso você pintar novamente para corrigir a cor. Na dúvida, opte por um profissional qualificado!

A princípio, o tom pode ficar um pouco claro. Nesse caso, aplique o produto novamente
Inspirações de cabelo azul escuro
Inteiro azul marinho
Muitas famosas já pintaram o cabelo inteiro azul marinho e inspiraram muitos fãs, como as cantoras Katy Perry e Demi Lovato; a blogueira Marimoon e a funkeira Tati Zaqui. O resultado fica ótimo e faz muita diferença no visual!

No caso dessa moça de pele mais clara, esse tom de azul mais escuro ficou ótimo!

A funkeira Tati Zaqui

O cabelo de Demi Lovato passou por muitas mudanças antes de chegar ao azul escuro perfeito

Katy Perry e seu cabelo azul escuro super destacado

A blogueira Marimoon
Preto com mechas azuladas
Cabelo preto com mechas azuladas é um dos mais clássicos, pois é bem fácil e simples de tingir – e não precisa descolorir os fios por inteiro!
Com azul escuro nas pontas – Californianas
Para aderir ao cabelo azul escuro com mechas californianas, peça a ajuda de uma amiga para escolher bem as mechas caso não queira manter o tom por igual nas pontas.

Mechas azuis também caem bem nas loiras!
Ombré hair azul escuro e claro – Degradê
O degradê também fica um efeito bem legal e chamativo quando junta azul escuro e claro. Não há muitas regras nesse estilo: você pode usar de acordo com sua personalidade!

Alissa White Gluz, vocalista da banda Arch Enemy

Dreads em azul degradê: por que não?
Morenas e Negras
O cabelo azul escuro cai bem em mulheres morenas e negras, é só ver o exemplo da cantora Nick Minaj e da funkeira brasileira Ludmilla. Pode apostar sem medo!

A camaleoa Nick Minaj

Ludmilla antes e depois

A cantora Ludmilla e seu cabelo azul nas pontas
Masculino
Embora muitos não tenham tanta coragem de investir nesse tom, homens também podem aderir ao cabelo azul escuro. No caso dos fios curtos, a aplicação e manutenção são mais fáceis em relação às mulheres.

Jared Leto ama mudar e também apostou no cabelo azul escuro!

Um tom mais claro pode ficar melhor dependendo do seu estilo
Como pintar passo a passo
É fácil pintar o cabelo de azul escuro em casa. Antes de tingir, escolha o tom certo e faça um teste de mechas para saber como vai ficar. Use produtos confiáveis e proteja a pele da tinta!
Vale lembrar que nenhuma tinta agride os fios. O problema é a descoloração, essa sim danifica as madeixas, ainda mais se você não mantém cuidados frequentes.
Com azul de metileno
Além de um composto antisséptico, o azul de metileno também pode ser aplicado nos cabelos sem problemas. Você pode comprar em farmácias e drogarias, custa cerca de 5 reais e rende muito! Além do produto, você vai precisar de um creme de pentear branco.
O creme SEMPRE deve ser branco! Se for de outra cor, irá prejudicar o tom de azul no cabelo. Você também pode usar violeta genciana para evitar que os fios fiquem verdes (no caso do cabelo descolorido).
Misture o azul de metileno com o creme até chegar no tom desejado. Aplique normalmente com as mãos – usando luvas – ou com um pincel na mecha ou no cabelo todo. Deixe agir por uns 20 minutos e retire com água morna.
Confira o passo a passo:
Com anilina
A anilina é um tipo de corante muito utilizado em artesanato – e também para tingir o cabelo! Para apostar nessa técnica, você deve ter em mãos: um potinho de anilina azul à base de álcool (nunca a comestível, para não deixar os fios ‘mofados’), um creme para pentear branco e álcool.
Comece diluindo a anilina em uma gota do álcool – bem pouco mesmo – e misture com o creme em um recipiente até o composto ficar totalmente azul. Depois, é só aplicar nos fios usando luvas, de forma uniforme ou nas mechas que você quer tingir. Deixe agir por uns 30 minutos e lave com água morna.
Veja o passo a passo e o resultado nos vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=OuSBRw3hcH0
https://www.youtube.com/watch?v=18R3lNI17Rw
Com tinta azul para cabelo
Assim como os outros tons, atualmente existem muitas marcas de tinta azul para cabelo. Você pode encontrar em lojas de cosméticos, perfumarias e similares. Para aplicar, não tem segredo, é só seguir as instruções da embalagem. O que você precisa se atentar:
- Antes de tingir, estar com os fios que forem tingidos descoloridos/platinados.
- Use sempre uma blusa velha e luvas: a tinta azul mancha muito!
- Começar aplicando cerca de 1 centímetro e meio da raiz, e deixar a raiz por último para que o tom fique por igual no cabelo.
- Evitar aplicar vaselina e outros produtos para não prejudicar a fixação da tinta.
- Lavar sempre com água morna/fria e não usar condicionador para manter as cutículas fechadas e para que a tintura não saia.
https://www.youtube.com/watch?v=oa3LsyKOnEc
A manutenção diária é muito importante para manter seu cabelo azul escuro sempre lindo. Invista em uma hidratação semanal, use shampoos específicos e condicionadores com ph baixo. Além disso, evite tomar banhos quentes e deixar os fios muito expostos ao sol e à poluição.
E quando o cabelo azul escuro começar a desbotar? Ninguém merece quando isso acontece! O visual fica péssimo e com ar de desleixo. Se quiser manter a cor, tinja novamente. Pelo contrário, procure um profissional para fazer uma nova mudança, mas pense que com o excesso de química e tons diferentes, é preciso aumentar ainda mais os cuidados!
E aí, gostou das dicas? É bem fácil deixar o cabelo azul escuro. Faça o teste e conte pra gente como ficou, e qualquer dúvida é só deixar um comentário no post. Para acompanhar outras matérias bem legais sobre Beleza e Saúde, continue navegando no site. Até mais! :)