Cabelos com Luzes: Como fazer, como cuidar e 60 estilos!
Cabelos com luzes nunca saem de moda: vira e mexe fazem a cabeça de várias pessoas, tanto delas quanto deles. Há uma série de possibilidades e cores para que o resultado saia incrível e deixe seu estilo ainda melhor. Quer saber como fazer, cuidar, manter e dicas de tipos para copiar? Acompanhe o post!
A técnica com luzes evoluiu muito desde que se popularizou no Brasil. Hoje em dia, vai muito além do que conhecemos, com diversas maneiras de fazer e em várias partes do cabelo: nas pontas, na franja, em mechas específicas no meio das madeixas… é tudo uma questão de personalidade.
Antes de fazer, você deve conversar com o cabeleireiro para descobrir qual o melhor método para que tudo saia perfeito e o efeito fique lindo. Mas não acaba por aí: é preciso investir em cuidados diários, assim o resultado se prolonga por mais tempo e os fios permanecem saudáveis.
Cabelos com luzes são considerados democráticos e versáteis. Você pode fazer desde uma mudança ousada e radical – colorido, mechas azuis ou vermelhas – até uma mais convencional e clássica, apenas para dar uma clareada básica.
Métodos de fazer
Escolher o melhor método para cabelos com luzes depende de alguns fatores: idade, estilo, cor natural e tom de pele. Isso pode ser bem relativo, mas faz toda a diferença quando se trata de renovar a beleza. Conheça os principais:
- Luzes clássicas: É o procedimento realizado em algumas mechas, com o auxílio de uma touca ou papel, com furos para aqueles pontos que serão descoloridos e aplicada à tinta. É a mais democrática e indicada para todos os estilos, até para os rapazes. Bem fácil de fazer, mas que precisa de muitos cuidados e retoques dependendo dos produtos utilizados e da forma que é feita.
- Californianas: As californianas são as mais populares e geralmente feitas de maneira irregular, sem altura delimitada, por isso são indicadas para a maioria dos cortes femininos – embora caiam melhor naquelas de cabelos longos e que escolhem cores mais claras. Não precisa de muitos retoques e não danifica tanto os fios.
Para fazer luzes californianas, geralmente conta-se cinco dedos do comprimento até as pontas, em um tom que combine mais com a cor de pele ou tom natural dos fios.
- Ombré hair: Também conhecido como degradê, esse procedimento visa dar um efeito sombreado ao cabelo, mantendo a cor original da raiz e clareando mais nas pontas, a partir da orelha. Alguns ficam bem discretos e não exigem tantos cuidados diários, apenas uma boa hidratação. Ideal para cabelos longos ou para cortes em camadas.
E o sombré hair, o que muda? Nesse caso, a coloração é ainda mais sutil do que no ombré hair, bem próxima à cor original das madeixas – de 2 a 3 tons acima. É ideal para quem não quer fazer mudanças drásticas e aparentes, além de indicada para praticamente todos os cortes/estilos.
- Reflexo: O reflexo marca bem as mechas, que são bem delimitadas em comparação à técnica de luzes clássica. Esse método usa sempre o papel alumínio e combina muito bem em mulheres com cortes retos ou em camadas.
- Texanas: Mechas texanas ficam com um efeito parecido com um queimado natural de sol, começando a cinco dedos da raiz e bem semelhantes às californianas e ombré hair. Geralmente, as mechas são mais finas e a cor começa mais escura e fica mais clara nas pontas.
- Dip-dye: O dip dye é uma técnica de luzes que deixa o tom super marcante. Pode ser feito em um conjunto de mechas específico ou em uma parte inteira do cabelo. Embora caia bem em qualquer corte/estilo, é indicada para as mais ousadas e que investem em cores pouco convencionais – como o rainbow hair, por exemplo.
Dicas de como cuidar e manter
Seja qual for a técnica que você escolher para garantir um cabelo com luzes perfeito, os cuidados são praticamente os mesmos para não prejudicar os fios e mantê-los sempre lindos:
- Hidratação semanal é primordial. Use cremes específicos, máscaras e até produtos naturais para isso;
- O tempo de retoque depende muito da técnica. Alguns tons desbotam mais rápido que outros, porém a média fica entre 25 a 30 dias.
- Muitos profissionais garantem que o papel alumínio/laminado é a melhor opção para fazer luzes nos cabelos. Ele ajuda a deixar as mechas mais definidas e marcadas, ao contrário da touca.
- Prefira sempre fazer esse procedimento em um salão e com um profissional especializado. Em casa, o resultado pode não sair como o esperado.
As luzes agridem e danificam menos as madeixas do que a coloração completa, por isso é mais fácil de cuidar e manter. Na verdade, o que é ruim para o cabelo é o descolorante, e não a tinta em si. De qualquer forma, hidratar bem é essencial – faça isso pelo menos duas vezes por semana.
Modelos e Fotos de Cabelos com Luzes
Quer se inspirar para descobrir qual estilo de cabelos com luzes combina mais com você? Confira fotos com diversas possibilidades/alternativas:
Platinadas
Luzes platinadas dão um evento super destacado, para aquelas que querem chamar muita atenção com um visual mais ousado – ainda mais para as morenas ou para os rapazes.
Loiro Mel
Cabelos com luzes loiro mel são bem tradicionais, já que essa cor não deixa os fios tão amarelados, proporcionando uma mudança mais discreta – mas que ainda assim fica marcante, com várias nuances. Para saber tudo sobre esse tom, confira o post Loiro Mel: Como fazer, como pintar e 50 fotos inspiradoras!
Avelã
Cabelos com luzes avelã/caramelo também são queridinhos das mulheres, já que valoriza praticamente todos os tons de pele e se encaixa bem em vários estilos.
Vermelhas / Cobre / Ruivas
Luzes vermelhas são tendência por realçarem muito bem a tonalidade dos fios e chamarem muita atenção – afinal, vermelho sempre deixa qualquer visual notável e bonito. Além disso, há muitas opções de tons (desde mais claros, puxado para o ruivo, até os mais escuros e acobreados).
Para saber tudo sobre essa cor, dê uma olhada na matéria Mechas vermelhas: Passo a passo, dicas e 70 fotos!
Coloridas
Para as mais ousadas e que querem uma transformação bem notável, mechas coloridas ficam ótimas – tanto uma única ou mais fina até em partes bem delimitadas dos cabelos. Várias famosas adoram, como as cantoras Avril Lavigne e Demi Lovato.
Em negras / Cabelo afro
As negras estão cada vez mais investindo nas luzes, tanto nos tons clássicos até aqueles mais diferentes. Pode ser desde um loiro mel/avelã até um platinado. É só observar o estilo de celebridades como Camila Pitanga e Beyoncé.
Luzes bem finas / Discretas
Para aquelas que nunca se submeteram à técnica ou querem um resultado mais discreto, é ideal que as luzes sejam feitas em mechas mais finas, com um tom bem próximo ao natural. Esse tipo também é conhecido como babylight.
Degradê
É o popular ombré hair, para um efeito sombreado e com tons diferentes, embora sejam bem próximos. A cor das pontas costuma ser mais forte e destacada.
Luzes inversas
Para as luzes inversas (ou invertidas), as cores utilizadas são mais escuras que o tom natural, ideal para quem não quer escurecer de uma vez ou tem os fios mais claros.
Cabelos curtos
Para quem tem cabelos curtos e deseja ir além do corte, fazer luzes bem distribuídas é uma ótima opção. Veja algumas pessoas que ficaram com um resultado bem legal:
Cabelos masculinos
Assim como as mulheres, os homens também aderem bastante aos cabelos com luzes para mudar o visual. Eles escolhem desde tons mais claros – que não ficam tão próximos à cor natural para dar bastante diferença – ou algo mais discreto para não chocar tanto.
Agora que você já sabe tudo sobre cabelos com luzes, é só escolher o tipo que mais combina com você e renovar o visual para arrasar por aí! Conte o resultado pra gente, e caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário no post. Boa transformação e até a próxima! :)