Como diminuir o volume do cabelo? Dicas infalíveis!

Quem não quer manter os fios lindos para arrasar por onde passa, não é mesmo? O problema é quando eles ficam indomáveis, deixando qualquer mulher irritada e buscando formas infalíveis para diminuir o volume do cabelo.

Calma! Não precisa se desesperar nessa hora! Tudo tem jeito, até para os fios que insistem em ficar armados e fora do lugar. Segundo especialistas, isso acontece com frequência quando as madeixas estão ressecadas e desidratadas, ou então pela baixa oleosidade – comum em cabelos crespos.

Para dar fim a esse problema, alguns cuidados e tratamentos são ideais, começando pela hidratação, indicada para qualquer tipo de cabelo, para manter a saúde e deixá-lo livre desses incômodos. Depois, é bom apostar em um corte ideal e em alguns produtos – tanto aqueles comprados em lojas especializadas quanto as boas receitinhas caseiras.

cabelos volumosos

Dicas de como tirar o volume do cabelo

Cacheado e Crespo

Os cabelos crespos e cacheados são aqueles que costumam armar com mais facilidade. Muitas mulheres perdem um tempão em frente ao espelho tentando ‘abaixá-los’. Algumas até gostam do volume alto, mas grande parte prefere manter os fios controlados e com maior praticidade na hora de cuidar.

Para muitos cabeleireiros, a primeira atitude para diminuir o volume do cabelo é cortar de maneira que possibilite um maior e melhor caimento das madeixas. Por isso é recomendado cortes em camadas e repicados, e não longos e retos. O profissional deve considerar sempre o formato do rosto, para controlar o volume sem prejudicar a aparência da cliente.

diminuir o volume cabelos

Apostar em um corte ideal e ir ao salão uma vez ao mês é fundamental para diminuir o volume do cabelo

As mulheres que possuem cabelos cacheados maiores devem se atentar a um corte repicado em camadas longas e suaves feito a partir do queixo, mantendo a base arredondada e franja longa lateral. Além de reduzir o problema, ainda promove o balanço dos cachos, proporcionando mais leveza.

Lembre-se que, cortes retos, nem pensar! Fuja dessa técnica se quiser se livrar do volume.

Já para aquelas que têm cabelos crespos curtos, uma boa pedida é um chanel assimétrico, em direção ao queixo e nuca curta. Primeiro, é ideal que o profissional comece da camada de cima do cabelo ou do meio para as pontas, deixando o visual mais equilibrado, com volume nas laterais do rosto e os cachos sem volume e com mais movimento.

Depois do salão, é ideal usar cremes e pomadas para deixar os fios modelados. O leave-in é uma ótima alternativa, pois ajuda a manter a hidratação e evita vários problemas, como o temido frizz. Escolha sempre produtos específicos para cabelos crespos e cacheados.

cacheados tratamentos volume

Antes e depois da hidratação: cachos definidos e sem volume

 

crespos sem volume

 

cacheado sem volume

Aprenda como diminuir o volume do cabelo afro para alcançar esse efeito lindo da Taís Araújo 

Ondulado

Assim como os crespos e cacheados, diminuir o volume do cabelo ondulado começa pelo tipo de corte: sempre repicado, nunca reto. Uma boa recomendação é dar uma aparada nas pontas uma vez por mês, mas como tem muita gente que tem pavor de tesoura, dá para dar uma ‘segurada’ e cortar a cada três meses.

Nesse tempo, porém, não abra mão dos cuidados para deixar seus fios bem tratados. O mousse é uma ótima alternativa, já que além de hidratar ainda dá fim ao arrepiado. Use sempre após o banho em toda a cabeça, amassando as madeixas de baixo para cima. Depois, jogue o cabelo para frente, repita o processo e deixe secar naturalmente.

Lembre-se que cuidar dos fios exige paciência, por isso é essencial que você siga o procedimento à risca. É melhor apostar no mousse e ter um trabalho a mais na hora de passar do que entupir o cabelo de creme, ainda mais quando for sair de casa.

Liso

Ao primeiro sinal do volume, muitas mulheres de cabelos lisos recorrem logo à química e tratamentos como a escova progressiva, para acabar com o problema de forma rápida. Porém, muitos especialistas afirmam que esses procedimentos não devem ser realizados com frequência, já que a longo prazo podem trazer prejuízos e danos aos fios.

A melhor forma de evitar que as madeixas fiquem armadas é apostar em tratamentos naturais, aqueles que você mesma pode fazer em casa, como a hidratação. Uma nutrição semanal é fundamental para acabar com esse incômodo e ainda manter a saúde dos cabelos.

hidratação lisos

Comece a utilizar máscaras com base de óleo vegetal para ajudar a deixar as madeixas mais encorpadas e com mais peso. Esse componente também pode ser usado em uma umectação, para alinhar os fios, dar mais brilho e consequentemente diminuir o volume do cabelo. Para saber quais os óleos mais indicados, confira o próximo tópico.

Além dos cuidados caseiros, é ideal ir pelo menos uma vez por mês ao salão para fazer uma reconstrução capilar, como a cauterização. Evite usar produtos químicos por conta própria, busque sempre uma orientação de seu cabeleireiro para escolher a melhor forma de fortalecer os fios.

hidratação contra o volume

Uma boa hidratação é essencial para diminuir o volume do cabelo

Produtos para diminuir o volume do cabelo

O leave-in é uma ótima escolha para domar os cachos e deixá-los em seu devido lugar. Além de hidratar, ele minimiza o volume e o frizz e evita a umidade. Quando for comprar, prefira os mais naturais, à base de óleos e sem componentes químicos. Os melhores tipos são óleo de argan, coco, babosa (aloe vera) e abacate.

A mesma indicação vale para cremes e pomadas modeladoras. Escolha sempre aqueles à base de manteiga, como karité, tucumã, girassol, oliva ou cupuaçu. Esses produtos são ótimos para criar uma capa modeladora e evitar que o cabelo fique armado. Tente sempre usar esses produtos como finalizadores.

Outra técnica é, após a lavagem, pingar uma gota do óleo vegetal em cada mão, esfregar e usar como reparador nas pontas. Misturar água com uma colher de sopa de creme sem enxágue e ir passando nos cabelos com um borrifador é ótimo, ainda mais quando você acorda com os fios ‘lá em cima’.

Prefira sempre o óleo vegetal puro, sem adição de qualquer componente químico. Se não encontrar nas lojas populares de cosméticos, vá à casas de produtos naturais.

tratamentos contra volume

Leave-in é ótimo para diminuir o volume do cabelo

Algumas frutas domam os fios indomáveis e também podem ser usadas para diminuir o volume do cabelo. Junte 1 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa de iogurte natural com ¹/4 de abacate, ¹/2 mamão ou 1 banana madura (você escolhe a melhor fruta) e bata no liquidificador. Aplique no comprimento dos fios limpos e úmidos, massageando suavemente. Espere 20 minutos e lave com água morna. Depois disso, você já estará pronta para seus compromissos diários, sem volume nenhum para atrapalhar.

Duas dicas incríveis para deixar os cabelos livres desse incômodo é evitar tomar banho com água muito quente (prefira sempre a morna) e usar pentes de madeira com dentes largos, já que os tradicionais contribuem muito para o aspecto arrepiado.

diminuir o volume do cabelo

 

cachos sem volume

E aí, gostou das dicas de como diminuir o volume do cabelo? Comente e não deixe de conferir todo o conteúdo exclusivo que preparamos para você!


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *