Escova progressiva com formol estraga o cabelo? Faz mal?

Escova progressiva com formol: quais são os riscos dessa técnica de alisamento rápido que já foi muito usado por algumas pessoas? Será que esse produto é tão ruim assim e é capaz de estragar o cabelo como dizem por aí? Neste post vamos tratar desse assunto de forma clara para que você entenda como ocorre esse procedimento e se o formal é realmente perigoso. Leia tudo com atenção!

escova progressiva com formol alisamento

Escova progressiva com formol ou sem formol? Como manter os cabelos lisos?

Quando se trata de alisamento, muita gente tem dúvidas sobre os produtos utilizados nessa técnica, embora a maioria se submeta ao procedimento sem saber o que é feito e aplicado para ficar com os cabelos lisos e macios. É claro que manter os fios com esse aspecto dá menos trabalho e pode até melhorar a aparência de alguns indivíduos, porém é fundamental saber se o processo é feito de forma correta e segura para evitar problemas futuros.

Pense que com os cabelos rebeldes ou alisados por meio de progressiva sem formol vão precisar dos mesmos cuidados. Especialistas revelam que a química exige ainda mais tratamentos como hidratação. Então não tem mais essa história de que os métodos de alisamento serão a solução de seus problemas e que você ficará sossegado depois do procedimento, muito pelo contrário!

O que é e como funciona o alisamento com formol

A escova progressiva com formol era feita de forma indiscriminada e sem precauções quando essas técnicas de alisamento começaram a se popularizar. Tanto a indústria quanto os profissionais não se preocupavam com os verdadeiros perigos do formol para a saúde (não só dos cabelos).

Esse procedimento virou febre quando surgiu, já que o alisamento com formol promete resultados muito eficazes e duradouros. Pessoas que têm o cabelo naturalmente crespo ou mais rebelde ficam com os fios lisos por meses, como se esse fosse seu aspecto natural.

A ação do formol é simples e poderosa: ele destrói as moléculas que formam o fio, quebrando, ressecando e contribuindo para a oleosidade, já que o corpo entende como uma agressão e produz mais óleo para proteger as madeixas.

formol como é

O formol só pode ser comercializado livremente para universidades e funerárias

Mas, embora o efeito seja incrível e as madeixas deixem de dar trabalho na hora de fazer um penteado, os prejuízos são maiores. Não é à toa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determinou em decreto que o máximo de formol utilizado em técnicas como escova progressiva deve ser de apenas 0,2% (quase nada). O produto que passa disso não tem registro no Ministério da Saúde e, caso seja comercializado, trará danos penais ao fabricante.

Para se ter uma ideia, a quantidade de formol utilizada nos alisamentos era de, no MÍNIMO, 37%, uma porcentagem que já é considerada alarmante. Imagine quem usava mais que isso?

o que é formol

Esse quadro explica bem os perigos da escova progressiva com formol

Atualmente, ninguém mais usa esse componente por motivos óbvios. Embora alguns cabeleireiros insistam em dizer que alguns produtos possuem níveis de formol acima do permitido, é puro boato. Como já dissemos, toda composição que apresentar doses além do permitido não recebem registro dos órgãos competentes (pelo menos, na teoria, tem que ser assim). Outra coisa é que o formol utilizado nessas embalagens visa apenas equilibrar o pH da composição.

O que acontece muito é o cabeleireiro adicionar formol à mistura para dar um efeito maior. Além dos danos, essa prática é ilegal e deve ser denunciada. Lembre-se que quem sofrerá as maiores consequências será você!

Então, o que substitui o formol no alisamento? Atualmente os fabricantes usam substâncias consideradas mais seguras para a saúde dos cabelos, como tioglicolato, guanidina, carbocisteína, ácido acético e o óxido acetamide, todas associadas à nutrientes e vitaminas que visam manter os cabelos bem tratados.

Faz mal? Estraga o cabelo? Riscos

Sim, vale deixar claro mais uma vez que a escova progressiva com formol faz mal à saúde, estraga o cabelo (com sérios danos a longo prazo) e pode apresentar riscos além dos fios, com sérios problemas respiratórios e enjoos.

Mas, afinal, o que é formol?

Você já deve ter ouvido falar que essa substância é utilizada para conservar tecidos humanos para que não entrem em decomposição. A partir daí, já dá para ter uma ideia de como o formol é tóxico e nocivo. Pior que isso é que, quando associado ao calor dos secadores, torna-se um gás altamente prejudicial!

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e diversos especialistas consideram o formol como um tipo cancerígeno que causa tumores. Além disso, quem inala e entra em contato direto com esse componente químico pode sofrer com dores de cabeça, vômitos e enjoos, irritação na pele, olhos e nariz, intoxicação aguda, desmaios, problemas respiratórios e até a morte em longo prazo.

escova progressiva com formol

Em qualquer técnica de alisamento, tanto o cliente quanto o profissional devem usar máscara para não inalar os produtos químicos

No cabelo, além da agressão total com o ressecamento e quebra das moléculas que formam os fios, ainda pode causar queimaduras sérias no couro cabeludo e contribuir até para a queda. Portanto, não se iluda. Escova progressiva com formol, além de prejudicial, é ilegal, por isso não deve ser feita por você e muito menos pelo profissional do salão de beleza. Se desconfiar ou souber de algo contrário, denuncie.

Conhecer o salão, o profissional e os produtos usados no alisamento é fundamental para não ter problemas. Lembre-se que, mesmo com o uso de outras substâncias, o cabelo sofrerá danos e precisará de cuidados, mesmo que a agressão seja infinitamente menor que a causada pelo formol. 

Vai fazer um alisamento, escova progressiva, relaxamento ou outra técnica similar? O resultado é lindo e imediato, mas lembre-se que é primordial investir em uma boa hidratação semanal para manter os cabelos saudáveis. Mesmo sem formol, o excesso de química prejudica e pode trazer danos maiores com o tempo!

Marcas de Escova progressiva com formol

Para ter uma ideia de como o formol estraga o cabelo, dê uma olhada nessas fotos com marcas do produtos nas madeixas e na pele (tudo isso para que você fique atento e nunca se submeta à escova progressiva com formol).

danos do formol

Queimaduras na pele depois da escova progressiva com formol

escova progressiva com formol o que causa

formol


Não vale a pena investir em produtos que trazem resultados incríveis de imediato mas danos a longo prazo. Nunca abra mão de sua saúde em nome da vaidade! Saiba sempre o que você (e os outros) estão usando nas técnicas de beleza e estética, afinal, trata-se do seu corpo!

Se tiver mais alguma dúvida, uma sugestão ou crítica, deixe um comentário no post!


cabelos lisos sem formol

Dá para manter os cabelos lindos de outras formas saudáveis!

Escova progressiva com formol? Saia dessa! Valorize seus cabelos e faça uso apenas de produtos registrados e procedimentos confiáveis. Para acompanhar outras dicas e resenhas bem legais sobre Saúde e Beleza, continue navegando no site, temos um conteúdo exclusivo feito especialmente para você. Até a próxima! :)


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *