SELAGEM CAPILAR: O que é? Passo a passo, preço e resultados!
Já ouviu falar da selagem capilar? Você sabe o que essa técnica faz na verdade? Para quem precisa manter os cabelos em dia e livre de agressões, essa é uma das alternativas que visam manter a saúde dos fios em meio a tanta química usada em progressivas e outros procedimentos. Para saber tudo (como fazer, preço, marcas, passo a passo, resultados) acompanhe nosso post!
O que é e para que serve?
Como você já deve imaginar, o próprio nome já diz o que se trata a técnica. A selagem capilar é feita para selar a cutícula (a estrutura e camada externa dos fios), quando ela está danificada seja pela química de escova progressiva, relaxamento, descolorante, ou outros problemas.
Para você entender melhor, essa cutícula é composta por células que formam uma barreira para proteger os cabelos de todas as agressões (poluição, sol, produtos, etc). Com o tempo, porém, ela não aguenta tanta coisa, sobretudo produtos químicos, e acaba deixando o cabelo poroso e ressecado. Por isso, a selagem tem poder reconstrutor, para recuperar a disciplina, brilho, força e resistência, segurando as vitaminas e nutrientes na fibra capilar.
A selagem capilar é feita de forma simples e conta sempre com uma linha de produtos ideais para esse tratamento. Quando você faz no salão (melhor indicação, ainda mais se for a primeira vez), a primeira coisa que o profissional faz é lavar bem os cabelos com shampoo de limpeza profunda, deixando a cutícula bem aberta para que a máscara penetre bem nessa estrutura.
Depois da aplicação dessa máscara, feita com ampolas, é preciso deixar o produto agir e aplicar um selante para fechar os fios. Nesse caso, o mais usado é a prancha térmica (chapinha), embora alguns cabeleireiros também usem uma técnica conhecida como fitagem, dividindo o cabelo mecha a mecha para facilitar a penetração da máscara.
Quais os benefícios reais? Alisa o cabelo?
A selagem capilar é feita realmente para deixar os fios mais saudáveis. Dentre os benefícios reais, estão:
- Reconstrução da cutícula dos fios, promovendo uma revitalização dos cabelos danificados, porosos e fracos;
- Recuperação da saúde capilar pós química (tintura, descolorante, técnicas de alisamento);
- Manutenção total para que as vitaminas e nutrientes da máscara atuem diretamente nos fios;
- Aumenta a resistência, brilho e a disciplina dos cabelos mais fracos e rebeldes;
- Deixa os fios mais esticados, controlados e hidratados profundamente.
Selagem capilar alisa o cabelo? Bom, ela não tem esse objetivo. O fato é que há muita confusão entre o que é selagem e o que é progressiva. Depois de muitas pesquisas, dá para entender claramente o que é uma e o que é outra – e porque tanta gente acha que é a mesma coisa.
O que você precisa saber e ficar atento: Selagem capilar e escova progressiva são técnicas diferentes e não necessariamente complementares. Muitos cabeleireiros vendem a progressiva como se fosse selagem, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. A selagem é um procedimento de reconstrução e hidratação profunda, por isso deixa os fios ficarão mais alongados e controlados. Já a progressiva usa produtos químicos apenas com o intuito total de alisamento.
Mas então eu posso fazer as duas ao mesmo tempo? Na verdade, não há lógica nisso. Se a selagem é usada para recuperar a saúde dos fios, você vai lá depois e coloca mais química no cabelo? Não tem sentido. Portanto, é bom ficar ligado e saber o que seu cabeleireiro está fazendo.
Então, para ficar claro: selagem capilar não é alisamento. Ela pode estar associada a outra técnica que visa deixar os fios lisos, mas em si esse procedimento é para reconstrução das cutículas e para melhorar a saúde dos cabelos.
Tem formol? E contraindicações?
Não, de forma alguma! Primeiro, a selagem capilar usa apenas a queratina e nutrientes que visam recuperar os fios de agressões e danos químicos. Segundo que o uso de formol é proibido pela ANVISA, sobretudo em técnicas de alisamento, já que causa problemas sérios de saúde e pode até estragar o cabelo.
Geralmente, os produtos usados na escova progressiva são tioglicolato de amônio e etalonamina, semelhantes ao formol, mas que não são agressivos como esse componente. O máximo de formol usado nos produtos é de 0,2%, apenas como conservante, tanto que a sua venda é controlada para não estar disponível a salões de beleza.
Quanto às contraindicações, pessoas com os cabelos muito sensíveis e danificados devem abrir mão da chapinha e apostar na fitagem manual para a penetração da máscara na cutícula. Do contrário, não há problema em apostar na selagem capilar propriamente dita, sem alisamento e progressiva.
E grávida, pode fazer? Se for uma selagem simples, não há problema. Mas é importante ficar bem atenta à técnica e ao produto usado, tirando todas as dúvidas com o profissional.
Quanto custa? Produtos, marcas e preços
A selagem capilar no salão custa cerca de 300 reais. O preço é relativo e muda muito conforme o comprimento, tipo e danos no cabelo. Em alguns casos, uma sessão pode durar horas! Por isso a melhor indicação é fazer sempre em um local de confiança e com um profissional capacitado.
Os produtos para este procedimento geralmente são vendidos em kits para limpeza e reparação. Alguns famosos são:
- Kit de Selagem da FELPS
É um kit profissional que vem com shampoo anti-resíduo e um produto para selagem à base de produtos naturais: ojon e macadâmia. Super prático e simples de aplicar. Custa cerca de 150 reais, com embalagem grande e ótimo rendimento. Bom custo/benefício.
- Kit de Selagem SALON LINE
Embalagem econômica de 90 ml para uso único, com shampoo purificante e selador à base de arginina e óleo de argan, essenciais para a reconstrução e fortalecimento da fibra capilar. O preço médio é de 25 reais.
- Selagem Redutora Magic Liss EMBELLEZE
O diferencial do kit de selagem capilar da Embelleze é a composição, com vinagre de maçã, que sela as cutículas 100% e dá mais brilho; e cisteína, um aminoácido que reestrutura, realinha e reduz o volume do cabelo. Preço médio: 25 reais, para uso único.
Como fazer passo a passo
Embora o salão seja o melhor lugar para fazer a selagem, dá para realizar o procedimento em casa, só é preciso ter um pouco de paciência.
O que você vai precisar: 1 máscara de reconstrução, 1 queratina líquida e 1 ampola Semi di Lino.
Passo a passo:
- Lave bem os cabelos com um shampoo anti-resíduo para tirar toda a sujeira e abrir a cutícula;
- Seque bem com a toalha e secador;
- Misture os três ingredientes: 3 colheres de sopa da máscara, 1 colher de sopa da queratina e a ampola Semi di Lino, mexa bem até ficar homogêneo;
- Aplique mecha por mecha, massageando suavemente (não precisa passar no couro cabeludo);
- Deixe agir por um tempo, passe um protetor térmico e use um secador para secar o cabelo;
- Separe o cabelo em mechas novamente e comece a selar com a chapinha (passando umas 5 vezes em cada mecha). Depois disso, espere os fios secarem por 30 minutos;
- Enxague bem com água morna e seque o cabelo;
- Para finalizar, aplique um condicionador, máscara ou ampola, deixando agir por 5 minutos. Enxague mais uma vez e deixe secar naturalmente.
O resultado é ótimo, comprovado por muitas pessoas que apostaram na selagem capilar em casa. Dê uma olhada no vídeo para saber mais:
Fotos de selagem capilar antes e depois
Quer ver como são os resultados da selagem capilar? Veja fotos antes e depois!
Feminina
Masculina
Os homens também podem e devem fazer selagem capilar! Dê uma olhada nos resultados!
Para saber mais sobre a selagem capilar masculina, confira o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=Vq7vZRPseJc
A selagem capilar é uma técnica fundamental para quem vive apostando em diversos procedimentos, tanto como a tintura quanto o alisamento. Vale a pena fazer o teste para manter suas madeixas sempre lindas e em dia!
Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post! Para acompanhar outras matérias bacanas sobre Beleza e Saúde, continue navegando no site, temos um conteúdo exclusivo feito pra você. Até a próxima! :)
Amei o blog <3<3<3 Arrasou miga <3