Shampoo a seco: O que é, como fazer, melhores marcas

Tem dias que não dá para lavar o cabelo, mas é preciso uma solução rápida e prática para manter os fios lindos e com boa aparência. Para isso, a melhor opção é o shampoo a seco. Neste post, saiba o que é, como funciona, a resenha com as melhores marcas e como fazer em casa!

shampoo a seco como funciona

Todo mundo gosta de um produto instantâneo e funcional para deixar os cabelos bonitos, com brilho e sem oleosidade. Se você ainda não conhece a função do shampoo a seco, deve começar a aderir a essa opção que serve para diversos momentos!

O que é e como funciona?

Como o próprio nome diz, o shampoo a seco é uma opção para usar sem precisar lavar os fios. É um spray utilizado para fazer uma limpeza superficial e melhorar a aparência das madeixas de última hora, caso você não tenha tempo de lavar. Basta aplicar na raiz e pentear: o cabelo vai absorver o produto, ficar solto e com mais volume.

Você pode usar em diversos momentos, como para ir a algum evento, retirar o excesso de oleosidade, odores e poluição, aumentar o volume e prolongar o efeito da escova ou chapinha.

Passar o shampoo a seco é fácil e rápido, repartindo o cabelo em mechas e aplicando perto da raiz – não direto no couro cabeludo. Penteie e escove para retirar o produto dos fios – e a camada branca – e faça o melhor penteado.

Mantenha uma distância de 10 a 15 cm dos fios e dispare jatos curtos. Nunca aplique diretamente no couro cabeludo, ainda mais se você costuma passar com frequência. Viu como é bem simples?

Porém, é preciso deixar claro que esse produto é apenas uma solução básica para beleza dos cabelos e não substitui a lavagem. Especialistas indicam usá-lo apenas quando você tiver necessidade, no máximo uma vez por semana. Caso contrário, pode obstruir os poros, aumentar a caspa, causar alergias, ressecar as madeixas e deixá-las sem brilho.

Melhores marcas – Resenha

  • Cuide-se Bem (Boticário)

O shampoo a seco da Boticário é um dos mais conhecidos e famosos, que elimina mais de 90% da oleosidade dos fios. Para quem tem essa característica, é uma ótima alternativa, assim para aquelas mulheres que desejam aumentar um pouco o volume e deixar as madeixas mais grossas. Boa pedida para cabelos curtos! Preço: cerca de 30 reais, embalagem de 125 ml.

  • Fresh (Bastite)

É uma marca relativamente nova e bem eficiente. Refrescante, revigorante e ainda tem versões com cheiro (como a floral), para dar um upgrade a mais nos fios. 150 ml sai em torno de 30 reais.

A Bastite ainda tem a opção para cabelos castanhos e avermelhados, a Dark Deep, boa também para quem tem excesso de química nas madeixas. 

shampoo a seco melhores marcas

  • Luxurious Volume (John Frieda)

Tem uma linha bem completa com shampoo a seco, tradicional, condicionador e creme. É ideal que você use todos os produtos para melhores resultados! A versão a seco é bem prática e deixa os fios leves, mais cheios, com mais volume e com pouca oleosidade. Vale a pena fazer o teste! O preço é de 70 reais, embalagem de 250 ml.

  • Charming (Cless)

A linha da Charming conta com dois produtos auxiliares: sem resíduos e pós química. A primeira remove a oleosidade e tira os odores do cabelo, sem aquele efeito branco que às vezes incomoda bastante. Já o outro é ideal para quem tem muita química nos fios, para dar uma hidratada a mais, prometendo não danificar e ressecar tanto o couro cabeludo. A embalagem de 200 ml dos dois tipos sai por cerca de 25 reais.

A Charming também tem uma versão alta performance, que é um pouco mais cara, mas promete eliminar resíduos de poluição e diminui a agressão dos raios UV – ótimo para quem costuma usar o shampoo a seco durante o dia. 

Outras marcas legais para comprar: DRY CLEAN (Beauty), SIÀGE (Eudora), HAIR CLEAN (Neez).

Shampoo a seco caseiro – Como fazer

Sim, o shampoo a seco pode ser feito em casa com vários ingredientes e algumas versões. São opções bem baratas e super funcionais!

  • Amido de milho: é indicado para absorver a oleosidade e a sujeira dos fios, porém é um pouco trabalhoso na hora de tirar. Para usar, basta aplicar no cabelo e retirar o pó com uma escova. Ainda há três formas que dão um up a mais para mulheres com tipos diferentes de coloração. Para as loiras, dá para misturar com duas gotas de óleo vegetal (pode ser o de amêndoas); nas ruivas é ideal juntar com umas pitadas de canela; já para as morenas é interessante a combinação de amido + cacau em pó.
  • Farinha de trigo ou aveia: são tipos mais indicados para moças de cabelos pretos. A aveia é um dos ingredientes mais usados nos produtos industrializados em spray. Realmente promovem uma boa limpeza, mas não substituem a lavagem.
shampoo a seco caseiro

Peça a ajuda de alguém para aplicar o pó de forma uniforme nos cabelos

  • Fermento em pó: é uma das opções de shampoo a seco mais eficientes. Deixa o cabelo com um aspecto ótimo e sem oleosidade, como se tivesse sido lavado. O problema, porém, é que se for usado com muita frequência, resseca bastante os fios.
  • Farinha de milho + amêndoas: essa mistura poderosa é a mais potente para acabar com a oleosidade de maneira rápida e eficaz. Basta juntar um pouco de farinha de milho com as amêndoas moídas.

Tem gente que usa talco no lugar do shampoo a seco, como uma opção mais barata. O efeito desse pó, porém, não é indicado para os cabelos, pois obstrui ainda mais os poros e pode até causar alergias. Uma alternativa que não causa muitos efeitos ruins é misturar o talco com bicarbonato de sódio. 

Shampoo a seco – resultados antes e depois

Veja como são os resultados do shampoo a seco antes e depois:

como usar shampoo a seco

lavagem a seco

resultados shampoo a seco

shampoo a seco antes e depois

shampoo a seco como usar

shampoo a seco fotos

shampoo a seco imagens

shampoo a seco marcas

shampoo a seco o que é

shampoo a seco resultados

shampoo a seco


Para você que não para e vive cheia de compromissos, o shampoo a seco é uma boa opção para carregar na bolsa (spray) ou fazer uma limpeza geral e rápida em casa com algum dos produtos naturais. Vale a pena aderir, mas evite fazer dele a solução dos seus problemas. Use apenas como complemento, pois nada substitui uma boa lavagem!

shampoo a seco cabelos lindos

Há sempre boas alternativas para manter os fios lindos!

Quer acompanhar mais dicas bem legais sobre Beleza e Saúde? Continue navegando no site! Se tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão, deixe um comentário no post! Até mais!


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *