Chá de Bugre: Pra que serve? Conheça os benefícios!

O chá de bugre, conhecido também como porangaba, é uma erva originalmente brasileira com diversos benefícios à saúde, sobretudo para o emagrecimento. Embora não seja tão popular quanto outros tipos, está cada vez mais caindo nas graças de muitas pessoas. Acompanhe o post e conheça suas propriedades, vantagens e tudo mais!

chá de bugre

Chás emagrecedores nunca saem de moda! Como complemento à dieta, são ótimos aliados para perder peso, queimar gordura, acabar com a flacidez, a retenção de líquidos e ainda melhorar a saúde como um todo! Já publicamos aqui sobre 12 chás para emagrecer rápido. Agora, conheça mais uma opção que promete ótimos resultados, o chá de bugre!

O que é? Propriedades do Chá de Bugre

Com certeza você já deve ter ouvido falar dessa erva, já que ela é conhecida por uma variedade de nomes: chá de bugre, porangaba, chá de frade, café do mato… Esse último termo não é usado à toa, já que a planta lembra muito a do café, sobretudo no aspecto das folhas finas e dos frutos.

Com o nome científico de Cordia Salicifolia e cerca de 12 metros de altura, é originalmente brasileira, encontrada de norte a sul do país, embora seja cultivada em outros países da América Latina. Além do chá, muitas pessoas fazem uma bebida com os frutos da porangaba, que lembra muito o café.

A planta é tão comum que pode ser encontrada em vários lugares, sobretudo em parques e florestas próximas à áreas urbanas. Além disso, dá para cultivar em casa! Quando floresce, deixa o ambiente mais bonito!

Muito utilizada na medicina alternativa e no preparo de fitoterápicos, o chá de bugre é um componente potente tanto para emagrecer quanto para outras indicações. 

porangaba

Para que serve? Emagrece mesmo? Benefícios

É comprovado que o chá de bugre emagrece mesmo, já que ele é responsável por gerar sensação de saciedade, inibir o apetite e pelo efeito diurético. Além disso, quando aliado à outras ervas, torna-se um termogênico natural incrível, ajudando a eliminar o excesso de gordura, sobretudo a localizada.

Conheça os benefícios do chá de bugre:

  • Tem potente efeito diurético, combatendo a retenção de líquidos, estimulando a circulação e acabando com pontos de flacidez no corpo, varizes e celulite. Quando associado a uma drenagem linfática ou tratamento similar, traz ótimos (e rápidos) resultados!
  • Quem toma porangaba antes das refeições fica com sensação prolongada de saciedade. Assim, a pessoa come menos o dia todo e evita ficar beliscando e exagerando no consumo de comidas engordativas durante o dia.
  • Estudos garantem a eficácia do chá de bugre como inibidor de apetite, sobretudo para diminuir a vontade de comer doce. Esse é um problema para muitas pessoas, já que o açúcar em excesso engorda e contribui para o diabetes. Por isso, quem está propenso a esta situação deve começar a tomar a porangaba o quanto antes.
  • É um ótimo estimulante e energético, ainda mais quando associado ao guaraná, chá verde ou ginseng. Não é à toa que o chá de bugre é um componente de diversos suplementos para emagrecer e queimar gorduras.

chá de bugre benefícios

  • A erva contém substâncias cicatrizantes que previnem dores, além de problemas como herpes e similares. Também é indicada para tratamento contra mau hálito.
  • Funciona como procedimento alternativo para casos de gastrite, úlcera, reumatismo e febre, ainda não comprovados.
  • O chá de bugre ainda protege o sistema imunológico, ideal para ser consumido em casos de resfriados e tosse.

Estudos recentes ainda indicam que a porangaba funciona como preventivo a alguns tipos de câncer. Porém, é preciso de mais testes que comprovem a eficácia da erva para essa doença perigosa. 

Para saber mais sobre esta planta, assista o vídeo!

 

Onde comprar? Você encontra a erva de bugre em casas de produtos naturais, empórios e lojas especializadas. Algumas farmácias de manipulação vendem a opção em cápsulas ou sachê, mas que possuem concentração abaixo da erva.

chá de bugre comprar

Uma opção do chá à venda em lojas de produtos naturais e farmácias

Faz mal? Tem contraindicação ou efeito colateral?

O chá de bugre só faz mal se você exagera no consumo. Por isso, não é indicado tomar mais que 4 copos por dia, essa quantidade já é suficiente para sentir os efeitos e benefícios dessa planta.

Por ser estimulante e diurético, a erva não é indicada para hipertensos, pessoas com problemas cardíacos, diurese e doenças crônicas, para quem sofre de insônia, ansiedade e picos de estresse intenso. Além disso, crianças, idosos e gestantes só devem consumir após liberação médica.

Se você tem problemas para dormir, não consuma esse chá à noite. Uma boa indicação é tomar antes das atividades físicas, para estimular o organismo a queimar gordura localizada! Faça o teste!

chá da porangaba

Chá de bugre: erva desidrata para infusão

Como preparar e tomar

O chá de bugre e seu efeito diurético e emagrecedor é pela infusão das folhas, e não pelos frutos, embora você possa comê-los sem medo. Quem toma garante que a porangaba não é tão amarga quanto o chá verde, mas não tem um gosto tão suave – pense nos benefícios antes de tomar!

Você pode tomar todos os dias, de 2 a 4 copos por dia (200 ml). Especialistas garantem que cerca de uma semana já é possível sentir os benefícios, sobretudo quanto ao fim da retenção de líquidos. É normal você sentir vontade frequente de urinar, já que ele estimula a circulação e começará a eliminar toxinas assim que começa a fazer efeito.

Para preparar, é simples e prático: Ferva a água. Quando estiver borbulhando, adicione algumas folhas da porangaba. Deixe em infusão por uns 10 minutos, coe e tome. Você pode beber tanto quente quanto gelado, mas é ideal que o chá fique na geladeira apenas por um dia para não perder o princípio ativo.

Posso associar o consumo do chá de bugre com outros chás? Sim, muitas pessoas tomam com o chá verde, chá branco, espinheira santa e até suplementos termogênicos. Porém, se você é hipertenso ou tem algum problema similar, é indicado procurar um médico antes de fazer alguma mistura. 

Qual a melhor versão: Erva ou sachê? De acordo com nutricionistas, a erva é sempre a melhor opção e possui concentração maior de componentes do que o sachê.


O chá de bugre é uma alternativa natural e incrível para emagrecer, indicado pelos especialistas e que pode fazer toda a diferença na sua dieta! Mas não se esqueça de associar o consumo com uma alimentação balanceada e a prática frequente de atividades físicas.

erva de bugre emagrece

Antes de amadurecer, o fruto da porangaba é amarelo

Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post! Para ler outras matérias sobre Beleza ou Saúde, continue navegando no site. Conte o resultado pra gente! Boa sorte e até mais!


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *