Carvão para clarear os dentes: Funciona? Faz mal? Saiba mais!

Está na moda usar carvão para clarear os dentes. Sim, isso mesmo! Muitas famosas e internautas têm utilizado esse produto para deixar os dentes branquinhos, sem precisar ir ao dentista para passar pelo procedimento normal. Mas será que isso funciona mesmo? Confira o post e descubra!

carvão ativado

Quem não quer ficar com os dentes brancos e lindos?

Quem não quer ter um sorriso lindo, com os dentes lindos e branquinhos, não é? Essa é a busca de muitas pessoas que visitam consultórios odontológicos para melhorar a saúde bucal e a beleza, afinal, isso tem tudo a ver com a autoestima.

Mas quando falta grana ou a preguiça fala mais alto, várias pessoas vão atrás de soluções caseiras e eficazes para tratar dessa e de outras partes. É aí que surgem diversas receitinhas ditas como milagrosas. O carvão para clarear os dentes é uma delas, gerando polêmica na rede entre quem garante que a técnica funciona e quem critica falando que é mais prejudicial ainda. Mas, afinal, quem está certo?

carvão para os dentes

Carvão para clarear os dentes funciona mesmo?

O que é e como funciona

O carvão ativado é uma alternativa de clareamento dentário que tem se popularizado ultimamente, tirando até o topo do clássico bicarbonato de sódio. Esse tipo não é o mesmo que aquele que você usa no churrasco, a extração é bem diferente: enquanto o carvão tradicional é feito da queima de troncos e impurezas, o ativado é totalmente natural – extraído de fontes naturais, como o coco – e não faz mal para a saúde.

E como o carvão clareia os dentes? Muita gente diz que esse componente tem alto poder de absorção, por isso ajuda a eliminar aquelas manchas que surgem e deixam muita gente insatisfeita. Além de atuar como clareador, ainda pode ser utilizado como antisséptico bucal para limpeza e para prevenção de gengivite e cáries, já que pode alterar o ph da boca.

Usar carvão para clarear os dentes é uma técnica antiga feita pelos índios. Quem usa o material garante que não é agressivo e pode ser usado diariamente sem danos aos dentes.

carvão ativado nos dentes

Carvão para clarear os dentes faz mal?

Bom, carvão ativado não faz mal para a saúde, porém, não há comprovação científica nenhuma que o carvão para clarear os dentes seja realmente um procedimento eficaz.

Segundo muitos dentistas, essa é mais uma moda passageira sem fundamento e que não faz diferença. No começo, pode até promover um clareamento discreto, fato que deixa quem usa animado. Isso ocorre porque o carvão é totalmente abrasivo e ajuda a eliminar a placa bacteriana. Mas, com o uso contínuo, o prejuízo é maior que o benefício.

O principal argumento dos especialistas é que o carvão ativado promove o desgaste do esmalte dos dentes, que perde substâncias, vai ficando frágil e desmineraliza. Com o tempo, pessoas que usam essa ‘receitinha milagrosa’ podem ter um problema bem maior. Além disso, a bula do produto não indica para clareamento.

Melhores formas de clarear os dentes: use clareador em gel à base de carbamida ou faça um procedimento a laser em com a recomendação de seu dentista. 

escovar o dente com carvão

Por outro lado, blogueiras e indivíduos que usam dizem que os dentistas não têm interesse em divulgar essa solução, já que isso acabaria com seu lucro nos clareamentos em consultórios. Tá, mas é melhor apostar em algo com resultados comprovados ou numa técnica popular que é contraindicada pelas entidades de odontologia? Fica por sua conta e risco!

Cada um acredita no que quer, só estamos expondo o fato de que não há comprovação médica nenhuma sobre a eficiência e os benefícios do carvão para clarear os dentes. Porém, se você quiser fazer o teste, vá em frente!

Onde comprar? Quanto custa?

O carvão ativado é vendido em cápsulas ou  pó em pequenas embalagens, num preço que varia conforme a quantidade. A média é de 15 a 30 reais. Pode ser encontrado em farmácias, lojas de produtos naturais, pet shops e lojas de pesca (isso mesmo!), tudo porque também é usado para deixar o aquário mais limpo, já que ele tem alta durabilidade e poder de absorção de resíduos.

 

carvão ativado em pó

Carvão ativado em pó

carvão ativado em capsulas

Carvão ativado em cápsulas

Como clarear os dentes com carvão ativado passo a passo

O passo a passo para clarear os dentes com carvão ativado é simples e fácil, você só precisa de uma escova e uma cápsula ou um pouquinho do pó do produto.

  • Escolha uma escova de dente própria para o procedimento;
  • Molhe a escova de dente, abra a cápsula e despeje o pó em cima dela.
  • Escove os dentes como de costume, passando por toda a boca.
  • Enxague até o produto sair por inteiro. Use um recipiente para cuspir e não manchar sua pia.

Não use caso seus dentes estejam muito amarelados ou manchados por antibióticos. Algumas pessoas indicam intercalar o uso do carvão com água oxigenada 3% para melhores resultados. 

carvão para clarear os dentes em casa

O passo a passo é rápido e fácil. Basta usar o carvão como se fosse pasta de dente!

Fotos de clareamento dental com carvão ativado antes e depois

Veja algumas fotos de pessoas que usam o carvão ativado para clarear os dentes*:

carvão antes e depois

Será que o resultado é assim tão eficaz?

carvão para clarear os dentes

carvão para dentes

A técnica se popularizou com blogueiras famosas

clareamento carvão dentes

clareamento com carvão antes e depois

clareamento com carvão

É meio estranho, mas muita gente garante que o carvão para clarear os dentes realmente faz efeito!

clarear os dentes com carvão

*todas as fotos são retiradas da internet, não sabemos se são mesmo verídicas ou pura manipulação de imagem.


Como já dissemos, nada substitui uma técnica comprovada e recomendada por um especialista. Então, se quiser apostar no carvão para clarear os dentes, assuma os riscos.

Ah, já fizemos uma matéria recente sobre lentes dentárias. Dê uma olhada no post Lente de contato dental: O que é, quanto custa, vantagens.

Qualquer sugestão ou dúvida, deixe um comentário!


clareamento dos dentes

A melhor maneira de acabar com problemas bucais é visitar o dentista pelo menos uma vez por ano. Assim, não tem erro. Os resultados são rápidos, eficazes e seguros. Lembre-se que sua saúde deve vir sempre em primeiro lugar! Para acompanhar outros posts bem legais sobre Saúde e Beleza, continue navegando no site. Valeu!


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *