Clareamento Dental a Laser: Como é feito? Saiba tudo!

O clareamento dental a laser é um tratamento que está crescendo, procurado por muitas pessoas que buscam um sorriso bonito, chamativo e saudável, afinal, é primordial cuidar bem da boca e dos dentes. Mas, será que essa técnica é boa mesmo? Qual a diferença para os outros procedimentos? Desvendamos tudo neste post. Acompanhe e saiba tudo!

clareamento dental a laser destaque

O que é? Como é feito passo a passo?

O Clareamento Dental a Laser, conhecido também como clareamento ambulatorial, é uma técnica que precisa ser feita com muito cuidado e seguindo vários passos, sempre por um cirurgião dentista. O profissional usa um gel clareador à base de peróxido de hidrogênio, ativado por laser que libera moléculas de oxigênio e garante o esbranquiçamento rápido e eficiente dos dentes.

Esse gel é altamente concentrado, (35%), uma grande quantidade, visto que é cáustico e não deve entrar em contato com as gengivas. O passo a passo começa por uma avaliação preliminar do dentista e começa com uma técnica padrão.

A técnica é indicada para dentes manchados devido a idade, com fluorose, calcificação, manchas por uso de tetraciclina e seus derivados ou com indicação de faceta. Na dúvida, consulte o dentista!

clareamento dental a laser tecnica

Primeiro, ocorre o afastamento dos lábios e a proteção das gengivas com uma resina fotopolimerizável, que endurece no contato com a luz. Depois disso, o gel é aplicado nos dentes secos, agindo por cerca de 15 minutos. É aí que vem o grande dilema desse clareamento: muitos dentistas usam a luz LED para ativar o gel por meio do calor. Porém, outros garantem que não é necessário. Fica por conta do profissional.

As moléculas dos peróxidos penetram no interior do esmalte e da dentina, liberando oxigênio que ‘quebra’ as moléculas causadoras dos pigmentos das manchas escuras nos dentes.

O resultado é rápido e traz benefícios em curto prazo, por isso o clareamento dental a laser é indicado para pessoas que buscam um efeito ligeiro, para um evento, viagem e similares.

Dói? Causa sensibilidade? Tem outros efeitos colaterais?

O procedimento não dói desde que feito da forma correta. O que o profissional precisa evitar é o contato do peróxido de oxigênio com as gengivas para não queimá-las e machucá-las. Por isso, é primordial protegê-las com a resina.

Já nos dentes, acontece o caso que já falamos. Há muita discussão acerca do uso do laser. Os defensores garantem que o calor aumenta a ação e a eficácia do gel, proporcionando um melhor resultado. Além disso, revelam que o laser precisa ser de baixa potência para evitar problemas.

Por outro lado, alguns especialistas dizem que apenas o peróxido garante o clareamento. “O clareamento é feito pelo gel e não pela luz, que serve apenas para acelerar o processo”, revela um dentista. Os adeptos desse grupo dizem que a combinação pode causar sensibilidade e ser prejudicial aos dentes em longo prazo, atingindo até o nervo e levando a problemas sérios.

Esse é o principal efeito colateral do clareamento dental a laser, por isso, é essencial conversar com o profissional e saber qual o melhor procedimento a ser feito. Em muitos casos, a técnica caseira já resolve tudo, sem desconforto. Analise bem e decida o que é melhor para você.

clareamento dental a laser o que é como é feita

Quem tem muita sensibilidade não deve fazer clareamento, já que favorece uma inflamação. Gestantes, crianças e dentes com manchas causadas por antibióticos ou alérgicos a algum dos produtos utilizados também não devem aderir ao tratamento. 

Vantagens e desvantagens

Vantagens do clareamento dental a laser:

  • Resultado rápido e em poucas sessões;
  • Ótimo para um clareamento de última hora;
  • Efeito de branqueamento eficaz quando comparado a outras técnicas.

Desvantagens do clareamento dental a laser:

  • Preço elevado;
  • Pode causar sensibilidade caso não seja bem administrado;
  • Exige mais pesquisa para escolha de um local/especialista confiáveis.

clareamento dental a laser dicas

Quantas sessões são necessárias?

Para um clareamento dental a laser eficaz e com ótimo resultado, são necessárias de 2 a 3 sessões, com intervalo de 7 a 15 dias entre cada sessão.

Durante o tratamento, é necessário evitar o consumo de certos alimentos, pois os dentes ficam mais permeáveis e com maior chance de absorver pigmentos: café, suco de uva, vinho, chás, refrigerantes e beterraba. O cigarro também deve ser suspenso, já que a nicotina é um dos principais causadores do amarelamento dos dentes.

O efeito dura cerca de 1 ano, que pode ser maior se a pessoa tem bons hábitos alimentares. Como explicado, alguns componentes aceleram o processo de escurecimento dos dentes. Além disso, ter uma higiene bucal frequente é primordial para evitar esse desconforto, portanto, use sempre fio dental e uma boa pasta de dentes.

clareamento dental a laser doi

Quanto custa? 

O clareamento dental a laser costuma ser bem caro. Cada sessão custa de 500 a 3000 mil reais, com valor variável conforme clínica, região e produto utilizado. É indispensável fazer uma boa pesquisa para escolher o melhor lugar/profissional.

A indicação de muitos dentistas é associar o clareamento dental a laser com o clareamento dental caseiro, que é mais seguro e eficaz, embora seja mais demorado. 

Fotos de clareamento dental a laser antes e depois

Muita gente acha que o clareamento tornará os dentes totalmente brancos, porém, isso depende muito da cor natural. Segundo especialistas, o tom fica até seis vezes mais claro, mas em muitos casos não atinge um ‘total white’ porque a matiz do dente não é assim. Lembre-se que há tipos naturalmente brancos, amarelados, acinzentados ou amarronzados.

A eficácia do resultado depende muito da análise preliminar do dentista. Em alguns casos, o branqueamento é grande, mas o visual fica artificial e não favorece a pessoa em questão. 

Para você ver como funciona esse procedimento, confira algumas fotos de clareamento dental a laser antes e depois:

clareamento dental a laser antes e depois

clareamento dental a laser como é feito

clareamento dental a laser como é

clareamento dental a laser efeitos colaterais

clareamento dental a laser o que é

clareamento dental a laser passo a passo

clareamento dental a laser profissional

clareamento dental a laser resultados antes e depois

clareamento dental a laser resultados

clareamento dental a laser

clareamento dental antes e depois

clareamento dental

clareamento dentario

clareamento dentes

laser clareamento


O clareamento dental a laser é uma técnica eficaz, porém, é preciso pensar bem antes de aderir ao procedimento. Vale uma boa pesquisa e uma conversa preliminar com o dentista. No mais, é só aderir e ficar com os dentes lindos e com um ótimo visual. Faça o teste!

Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post! Para ler outras dicas legais sobre Beleza e Saúde, continue navegando no site. Boa sorte e até mais! :)

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *