Biomassa de Banana Verde: Como fazer e receitas!

Você é dessas que ama produtos naturais? Além de gostosos, eles ainda trazem ótimos benefícios para a saúde e ajudam a emagrecer. A biomassa de banana verde é um deles, uma opção funcional e que tem chamado cada vez mais a atenção de muitas pessoas. Se você tem problemas intestinais e quer uma alternativa incrível para viver melhor, saiba tudo sobre ela nesse post! 

biomassa de banana verde como fazer

Saiba tudo sobre a biomassa de banana verde, considerada um alimento funcional pelos nutricionistas!

Que a banana é uma fruta incrível e ótima para a alimentação, você já deve saber. Ela é rica em potássio – essencial para o funcionamento do organismo – e outros nutrientes, além de muito saborosa, versátil e ideal para diversos pratos e lanches.

Mas você imaginava que a banana verde também é bastante funcional, ajudando a melhorar a digestão, a imunidade, combater a prisão de ventre e até na perda de peso? Pois é! Assim como a versão madura, você pode consumir tanto a farinha – misturando em sucos, iogurte e na comida – ou a biomassa, uma espécie de espessante ideal para receitas e bem fácil de fazer!

Para que serve? Emagrece? 

A biomassa de banana verde é o produto gerado a partir do cozimento da polpa de banana verde, que possui uma boa quantidade de amido resistente – muito mais quando comparada à banana madura. Segundo especialistas, é um alimento prebiótico que aumenta e fortalece as bactérias benéficas do organismo.

Esse tipo de fibra não é digerido pelo organismo e vai direto para o intestino, servindo de alimento para essas bactérias que vivem nesse órgão, melhorando a microbiota intestinal. Com isso, várias funções melhoram e a banana verde acaba proporcionando uma série de benefícios:

  • Aumenta a imunidade: as bactérias conhecidas como probióticos são essenciais para produzir mais citocina e butirato, substâncias que contribuem para a melhora dos anticorpos. Assim, as defesas do organismo conseguem deter com mais facilidade os agentes maléficos que causam doenças e outros problemas.
  • Acaba com a prisão de ventre e outros problemas intestinais: um intestino saudável fica livre de problemas como prisão de ventre, infecções e constipação. O amido resistente também é primordial para a formação do bolo fecal, que transita e é eliminado facilmente pelo corpo.

biomassa de banana verde

  • Biomassa de banana verde emagrece: além de absorver mais gordura e aumentar a sensação de saciedade, as fibras da banana verde evitam os picos de glicose e são consideradas por diversos nutricionistas um ótimo complemento para emagrecer rapidamente.
  • Previne o diabetes: com baixo índice glicêmico (digestão lenta) e ação direta sobre a glicose, há também a influência na produção de insulina, que fica menor e contribui para que o pâncreas trabalhe melhor e o organismo fique livre da diabetes.

O amido resistente, por sua vez, diminui o colesterol e a gordura que são ingeridos na alimentação. Logo, é uma boa opção até para quem quer desintoxicar o organismo. 

  • Melhora a sensação de bem-estar: a banana é uma das frutas mais ricas em triptofano, substância que participa da formação da hormônio serotonina e aumenta a sensação de bem-estar e alegria.

Por tudo isso, a biomassa de banana verde ajuda a emagrecer de forma indireta, ou seja, um produto funcional e fundamental para a alimentação. 

Não há contraindicações para o consumo, apenas é preciso seguir a indicação de 2 colheres de sopa por dia. Como nada em exagero é bom, o excesso pode causar gases, flatulência e até diarreia. E como se trata de fibra, não esqueça de tomar muita água para que ela faça efeito no intestino.

banana verde emagrece

A banana verde contém fibras que ajudam a emagrecer rapidamente!

Onde comprar? 

Você encontra a biomassa de banana verde pronta em lojas de produtos naturais. Alguns mercados também já comercializam o produto que é vendido congelado e geralmente não fica à vista do consumidor.

Além disso, dá para fazer em casa, é bem simples, fácil e econômico (confira a receita no próximo tópico).

biomassa de banana verde onde comprar

Biomassa de Banana Verde da Vale Mais, uma das mais tradicionais no mercado

Biomassa e farinha de banana verde é a mesma coisa? Bom, a função é a mesma e praticamente a quantidade de amido resistente também. No caso da farinha, a moagem da casca pode aumentar a quantidade de fibras. Já o benefício da biomassa em relação ao pó é que é mais versátil e ideal para várias receitas doces e salgadas.

Como fazer Biomassa de Banana Verde passo a passo

Para fazer biomassa de banana verde em casa, você só vai precisar de um cacho de bananas nanicas verdes e água. Confira o passo a passo:

  • Separe as bananas do cacho com o talo e lave bem;
  • Coloque numa panela de pressão, cubra com água e deixe ferver cerca de 10 minutos;
  • Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente;
  • Descasque as bananas e retire as polpas;
  • Bata as polpas (ainda quentes) com um pouco de água no liquidificador ou processador;
  • Coloque em uma forma ou recipiente e guarde na geladeira.

Modo de conservação: 7 dias na geladeira e 2 meses no congelador. Você pode ir usando aos poucos ou logo depois de fazer. 

biomassa de banana verde benefícios

Passo a passo para fazer a biomassa em casa

Ainda tem dúvidas? Confira o vídeo!

Receitas de Biomassa com Banana Verde light

A biomassa de banana verde é bem versátil e pode ser usada em sucos, iogurte, molhos, espessante (substituindo creme de leite ou óleo) e uma série de outros preparos. Confira algumas receitas funcionais e ideais para quem quer manter a dieta em dia!

Doces

  • Pudim de batata doce e biomassa

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de purê de batata doce, 1 vidro de leite de coco (200 ml), 1/2 xícara (chá) de adoçante em pó culinário, 1/2 xícara (chá) de biomassa de banana verde em temperatura ambiente, 1 colher (café) de extrato de baunilha, 3 ovos orgânicos, 1 colher (sopa) de óleo de coco, Raspas de 1 limão pequeno.

Modo de fazer: Bata tudo ingredientes no liquidificador. Unte uma fôrma para pudim com óleo de coco e despeje o conteúdo do liquidificador. Cozinhe o pudim em fogo baixo, por 40 minutos em banho maria ou até que esteja totalmente assado. Deixe esfriar, retire da fôrma e leve à geladeira.

Rendimento: 10 porções / Calorias: 134 por porção / Fonte da receita: Mundo Verde.

pudim com biomassa de banana verde

  • Bolo de cacau sem glúten com biomassa de banana verde

Ingredientes: 3 colheres (sopa) de azeite de oliva, 5 ovos, 1 xícara (chá) de biomassa de banana verde, ½ xícara (chá) de açúcar demerara ou mascavo, 3 colheres (sopa) de cacau em pó, 4 colheres (sopa) de coco ralado.

Modo de fazer: Bata o azeite e os ovos por 3 minutos no liquidificador e passe na peneira. Bata novamente a mistura com a biomassa, o açúcar e o cacau e o coco ralado. Coloque em uma fôrma de bolo inglês antiaderente e untada. Asse em forno pré-aquecido a 180 °C por 30 minutos.

Rendimento: 16 porções / Calorias: 160 por porção / Fonte da receita: Mundo Verde.

bolo de cacau com biomassa de banana verde

  • Suco desintoxicante e funcional com biomassa

Ingredientes: Suco de 1 laranja, 1 folha de couve, 100 ml de suco de uva, 1 colher de sopa de linhaça, 1 colher de sopa da biomassa de banana verde.

Modo de Fazer: Bata tudo no liquidificador. Esse suco é ideal para consumir de manhã.

Valor calórico total: 364 kcal / Fonte: Vale Mais Alimentos.

100 gramas de biomassa de banana verde contêm 64 kcal. Pode consumir sem medo de engordar!

Salgados

  • Nhoque de biomassa de banana verde

Ingredientes: 500 gramas de biomassa, 1 colher de sopa de maionese, Farinha de trigo suficiente para polvilhar a mesa e dar ponto à massa, 30 g de açafrão em pó, 50 g de queijo ralado.

Modo de Fazer: Numa mesa ou mármore, misture a biomassa com a maionese. Depois, junte as 30 gramas de açafrão na farinha de trigo e vá polvilhando a massa até dar ponto de enrolar. Corte a massa em formato de nhoque e cozinhar em água fervente com um fio de óleo, como no método convencional.

Valor calórico total: 170 kcal / Fonte: Vale Mais Alimentos.

O nhoque de biomassa tem metade das calorias de um nhoque de batata tradicional. Uma ótima opção para a dieta!

nhoque de biomassa

  • Kibe de forno com biomassa

Ingredientes: 1 kg carne moída, 150 g de trigo para kibe, 400 g de biomassa de banana verde, 5 colheres de sopa de hortelã picada, Suco de 1 limão, Sal a gosto, Pimenta síria ou do reino a gosto, 1 cebola grande picada.

Modo de Fazer: Divida a carne em duas partes iguais. Coloque o trigo para hidratar com água morna até dobrar de volume. Em uma das partes (500 gramas) misture o trigo, a carne, 200 gramas de biomassa, sal e metade do hortelã, até formar uma massa. Reserve em seguida.

Com a outra metade da carne, coloque cebola, sal, o restante do hortelã e da biomassa, a pimenta de sua escolha e o suco de limão. Unte uma travessa com margarina, e forre o fundo da travessa com parte da primeira metade da carne preparada. Coloque toda a segunda metade da carne e cubra com o restante da primeira parte da carne, pincele com margarina e leve ao forno até dourar.

Valor calórico total: 110 kcal / Fonte: Vale Mais Alimentos.

  • Caldo verde com biomassa de banana verde

Ingredientes: 1 cebola grande, 2 dentes de alho, 2 folhas de louro, 15 xícaras de água, 3 xícaras de biomassa, 1 maço de couve-manteiga cortada bem fina, Azeite de oliva a gosto, 1 cubo de caldo de verduras, Sal a gosto.

Modo de Fazer: Ferva na água a cebola, o alho, a biomassa, o caldo de verduras, o louro e o sal. Quando a cebola estiver cozida, bata tudo no liquidificador, menos o louro. Coloque a mistura de volta na panela. Leva ao fogo e junte a couve-manteiga. Mexa até a couve ficar cozida. Regue com o azeite na hora de servir.

Valor calórico total: 33 kcal / Fonte: Vale Mais Alimentos.

caldo verde com biomassa de banana verde

Confira o passo a passo com outras receitas com biomassa de banana verde light nos vídeos!

 

 


Vale muito a pena apostar na biomassa de banana verde para dar um upgrade na sua saúde, ainda mais se você tem algum problema intestinal, como a temida prisão de ventre. Compre pronta, faça em casa e use nas receitas! Você vai adorar!

biomassa de banana verde passo a passo

Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post! Para ler outras matérias bacanas sobre Saúde e Beleza, continue navegando no site! Até a próxima! :)


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *