HIIT: Aprenda de uma vez a queimar gordura com esse treino!
Atividades físicas são primordiais para queimar gordura e emagrecer rapidamente. Quando o treino é intenso e otimizado, os resultados são melhores ainda. Essa é a proposta do HIIT, um programa completo de exercícios indicado para perder peso e te ajudar a ficar com um corpo definido.
Muita gente não está satisfeita com seu corpo e procura diversas alternativas para emagrecer. Nessa busca, surgem dietas malucas, exercícios impossíveis e toda aquela pressão para fazer algo mirabolante – e muitas vezes insatisfatório – para alcançar esse objetivo.
É aí que vem a desistência e a decepção por não conseguir cumprir tantas regras. Uma situação péssima, não é? Mas não precisa desanimar. Há opções incríveis e que realmente dão certo. Melhor ainda, são práticas e dá para fazer com muito pique e satisfação. Assim, você alcança ótimos resultados sem nem perceber!
O HIIT se encaixa perfeitamente nisso e ganha cada vez mais adeptos. Acompanhe o post e saiba o que é, como funciona, vantagens, como fazer e resultados antes e depois!
O que é e como funciona?
HIIT é a abreviação de High Intensity Interval Training, que significa Treino Intervalado de Alta Intensidade. Como o próprio nome diz, é uma aula completa de exercícios aeróbicos de curta duração e alta intensidade, intercalados com momentos de descanso e ideais para quem quer perder peso, definir os músculos e melhorar o condicionamento físico.
Totalmente versátil e democrático, o HIIT pode ser feito por qualquer pessoa, em três fases: inicial, intermediária e avançada, em de séries por tempo determinado ou repetições, tudo depende do ritmo de cada pessoa. Além disso, dá para fazer em casa, na academia, com os amigos e com o auxílio de um técnico.
Os praticantes do HIIT garantem que no primeiro mês você já sente diferença, com resultados visíveis em cerca de 60 dias – desde que combinado com bons hábitos alimentares, claro.
HIIT é bom para Cutting ou Hipertrofia?
Segundo especialistas, o HIIT é mais indicado para cutting, otimizando a queima da gordura e mantendo a massa magra, embora também seja bom para quem busca hipertrofia, já que com o aumento da força e do condicionamento físico, você alcança melhores resultados na musculação.
De qualquer forma, cada pessoa pode usar o HIIT a favor de seus objetivos próprios já que esse programa é bastante versátil e trará benefícios seja qual for a intenção. Na dúvida, converse com um educador físico!
Vantagens e benefícios
- Não precisa passar horas na academia para conseguir bons resultados. A proposta do HIIT é justamente diminuir o tempo em treinos intervalados de cinco minutos que podem fazer mais diferença do que uma atividade convencional de 30 minutos.
- O HIIT garante a queima de gordura mesmo após o treino, graças ao efeito EPOC. Isso acontece quando há o aumento do excesso do consumo de oxigênio no corpo pós-exercício, o que mantém o metabolismo acelerado por muito mais tempo – até 48 horas depois da atividade!
- A capacidade cardiovascular aumenta, já que a intensidade de exercícios leva ao fôlego total. Assim, ele cresce gradativamente, melhorando muito o condicionamento físico.
- Não precisa gastar com uma academia toda equipada e nem comprar aparelhos caríssimos e top de linha para fazer o HIIT. É uma fórmula versátil e que permite muitas variações, só seguir o protocolo corretamente.
- É considerado um dos melhores programas de emagrecimento saudável, com manutenção da massa magra, aumento do metabolismo e queima de gordura, sobretudo a localizada.
- Quem pratica HIIT não fica na monotonia. Um dos maiores fatores para que as pessoas deixem de ir à academia é justamente isso, de nada mudar e tudo ficar na mesma, sem incentivo. Ao contrário disso, esse exercício é desafiador e faz qualquer um chegar a seu limite – e querer ainda mais!
Indicações e contraindicações
Se você é uma pessoa sedentária e quer começar a se exercitar, é primordial passar por uma avaliação médica para saber qual seu condicionamento e qual o melhor treino para seu caso. Qualquer pessoa pode executar os protocolos do HIIT, mas sempre respeitando os limites do seu corpo.
De qualquer modo, quem é hipertenso ou portador de alguma doença crônica deve ser liberado por um profissional antes de apostar nesses exercícios, assim como idosos, gestantes e obesos.
Como fazer?
Você pode fazer o HIIT duas a três vezes por semana baseado em 4 métodos. Não se esqueça de se alongar antes de começar os exercícios!
Tabata
O protocolo Tabata é o mais famoso e executado atualmente. Foi desenvolvido por pesquisadores japoneses, liderados pelo especialista Izumi Tabata. Com um tempo total de 4 minutos, consiste em 8 ciclos de 20 segundos em intensidade máxima combinados com intervalos de 10 segundos para cada um.
Assista o vídeo e saiba como fazer!
Queima de 48 horas
Criado por Vinicius Possebon, é muito eficiente, com resultados comprovados em apenas 10 minutos (ou menos) por dia, fazendo 3 vezes por semana. Na queima de 48 horas, você faz 15 segundos de exercícios intensos e descansa por 10 segundos. No vídeo, ele ensina algumas séries para você copiar!
https://www.youtube.com/watch?v=hcyTKq8RdPM
https://www.youtube.com/watch?v=ccXSSTTto3E
Guerrilla Cardio
O guerrilla cardio é um protocolo bem parecido com o Tabata, nos mesmos ciclos de 20 segundos de intensidade + 10 segundos de descanso. O treino completo dura 12 minutos. É um nível a mais do HIIT e ideal para quem está no intermediário/avançado. Saiba mais no vídeo!
https://www.youtube.com/watch?v=AZ4JMXlgCtg
Crossfit
O crossfit – que está bem popular atualmente, feito por diversas celebridades – é um programa de exercícios com a mesma base do HIIT, ideal para quem está no nível avançado, melhorando ainda mais os resultados.
Nessa categoria, o praticante faz além do exercício tradicional, ginástica e levantamento de peso, usando instrumentos que são dispensados nos outros protocolos. Com isso, as vantagens são maiores, com o aumento da força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação e consciência corporal (cinestesia).
O crossfit vai além do benefício de emagrecer, por isso é considerado o que há de mais completo nesse tipo de treino. Para fazer, porém, é ideal já ter uma certa experiência e contar com a ajuda de um profissional.
https://www.youtube.com/watch?v=6RMA5-JK894
Qual o melhor pra começar? O Tabata é o mais indicado, sobretudo se você vai fazer em casa. Já na academia, você pode escolher um lugar específico que ofereça essas aulas para treinar de acordo com a indicação do profissional. Pesquise bem, há muitas opções!
Fotos de resultados de HIIT antes e depois
Felizmente, o HIIT está se popularizando no mundo todo, sobretudo aqui no Brasil. Para te inspirar, veja fotos de resultados antes e depois!
Sabe como os famosos mantêm a forma e aquele corpo invejável? Sim, com o HIIT!
Tenha foco e disciplina. Se há uma proposta, é porque realmente ela funciona desse jeito. Não tente se auto sabotar, isso é ruim e não traz resultados efetivos. Comece aos poucos e vá aumentando conforme seu condicionamento muda e evolui.
É bacana descobrir novas alternativas para se exercitar, não é? Pois bem, depois dessa dica, não há desculpas: invista no HIIT para emagrecer rapidamente e de modo saudável! Pesquise bem, fale com seu médico ou com um educador físico e comece já!
Mantenha os bons hábitos sempre para viver bem. Dê adeus ao sedentarismo e coma sem exageros, assim você alcança resultados incríveis que vão te animar e dar um up total em sua autoestima! Tem alguma dúvida, sugestão, ou crítica? Deixe um comentário no post! Para ler outras matérias bem legais, continue navegando no site. Bom treino e até mais! :)
Gosto muito do seu blog, parabéns!