HIIT: Aprenda de uma vez a queimar gordura com esse treino!

Atividades físicas são primordiais para queimar gordura e emagrecer rapidamente. Quando o treino é intenso e otimizado, os resultados são melhores ainda. Essa é a proposta do HIIT, um programa completo de exercícios indicado para perder peso e te ajudar a ficar com um corpo definido. 

hiit como funciona

Muita gente não está satisfeita com seu corpo e procura diversas alternativas para emagrecer. Nessa busca, surgem dietas malucas, exercícios impossíveis e toda aquela pressão para fazer algo mirabolante – e muitas vezes insatisfatório – para alcançar esse objetivo.

É aí que vem a desistência e a decepção por não conseguir cumprir tantas regras. Uma situação péssima, não é? Mas não precisa desanimar. Há opções incríveis e que realmente dão certo. Melhor ainda, são práticas e dá para fazer com muito pique e satisfação. Assim, você alcança ótimos resultados sem nem perceber!

O HIIT se encaixa perfeitamente nisso e ganha cada vez mais adeptos. Acompanhe o post e saiba o que é, como funciona, vantagens, como fazer e resultados antes e depois!

O que é e como funciona?

HIIT é a abreviação de High Intensity Interval Training, que significa Treino Intervalado de Alta Intensidade. Como o próprio nome diz, é uma aula completa de exercícios aeróbicos de curta duração e alta intensidade, intercalados com momentos de descanso e ideais para quem quer perder peso, definir os músculos e melhorar o condicionamento físico.

Totalmente versátil e democrático, o HIIT pode ser feito por qualquer pessoa, em três fases: inicial, intermediária e avançada, em de séries por tempo determinado ou repetições, tudo depende do ritmo de cada pessoa. Além disso, dá para fazer em casa, na academia, com os amigos e com o auxílio de um técnico.

Os praticantes do HIIT garantem que no primeiro mês você já sente diferença, com resultados visíveis em cerca de 60 dias – desde que combinado com bons hábitos alimentares, claro. 

hiit em casa

HIIT é bom para Cutting ou Hipertrofia?

Segundo especialistas, o HIIT é mais indicado para cutting, otimizando a queima da gordura e mantendo a massa magra, embora também seja bom para quem busca hipertrofia, já que com o aumento da força e do condicionamento físico, você alcança melhores resultados na musculação.

De qualquer forma, cada pessoa pode usar o HIIT a favor de seus objetivos próprios já que esse programa é bastante versátil e trará benefícios seja qual for a intenção. Na dúvida, converse com um educador físico!

Vantagens e benefícios

  • Não precisa passar horas na academia para conseguir bons resultados. A proposta do HIIT é justamente diminuir o tempo em treinos intervalados de cinco minutos que podem fazer mais diferença do que uma atividade convencional de 30 minutos.
  • O HIIT garante a queima de gordura mesmo após o treino, graças ao efeito EPOC. Isso acontece quando há o aumento do excesso do consumo de oxigênio no corpo pós-exercício, o que mantém o metabolismo acelerado por muito mais tempo – até 48 horas depois da atividade! 
  • A capacidade cardiovascular aumenta, já que a intensidade de exercícios leva ao fôlego total. Assim, ele cresce gradativamente, melhorando muito o condicionamento físico.
  • Não precisa gastar com uma academia toda equipada e nem comprar aparelhos caríssimos e top de linha para fazer o HIIT. É uma fórmula versátil e que permite muitas variações, só seguir o protocolo corretamente.
  • É considerado um dos melhores programas de emagrecimento saudável, com manutenção da massa magra, aumento do metabolismo e queima de gordura, sobretudo a localizada.
  • Quem pratica HIIT não fica na monotonia. Um dos maiores fatores para que as pessoas deixem de ir à academia é justamente isso, de nada mudar e tudo ficar na mesma, sem incentivo. Ao contrário disso, esse exercício é desafiador e faz qualquer um chegar a seu limite – e querer ainda mais!

hiit como fazer treinos

Indicações e contraindicações

Se você é uma pessoa sedentária e quer começar a se exercitar, é primordial passar por uma avaliação médica para saber qual seu condicionamento e qual o melhor treino para seu caso. Qualquer pessoa pode executar os protocolos do HIIT, mas sempre respeitando os limites do seu corpo.

De qualquer modo, quem é hipertenso ou portador de alguma doença crônica deve ser liberado por um profissional antes de apostar nesses exercícios, assim como idosos, gestantes e obesos.

Como fazer?

Você pode fazer o HIIT duas a três vezes por semana baseado em 4 métodos. Não se esqueça de se alongar antes de começar os exercícios!

 Tabata

O protocolo Tabata é o mais famoso e executado atualmente. Foi desenvolvido por pesquisadores japoneses, liderados pelo especialista Izumi Tabata. Com um tempo total de 4 minutos, consiste em 8 ciclos de 20 segundos em intensidade máxima combinados com intervalos de 10 segundos para cada um.

Assista o vídeo e saiba como fazer!

Queima de 48 horas

Criado por Vinicius Possebon, é muito eficiente, com resultados comprovados em apenas 10 minutos (ou menos) por dia, fazendo 3 vezes por semana. Na queima de 48 horas, você faz 15 segundos de exercícios intensos e descansa por 10 segundos. No vídeo, ele ensina algumas séries para você copiar!

 

Guerrilla Cardio

O guerrilla cardio é um protocolo bem parecido com o Tabata, nos mesmos ciclos de 20 segundos de intensidade + 10 segundos de descanso. O treino completo dura 12 minutos. É um nível a mais do HIIT e ideal para quem está no intermediário/avançado. Saiba mais no vídeo!

Crossfit

O crossfit – que está bem popular atualmente, feito por diversas celebridades – é um programa de exercícios com a mesma base do HIIT, ideal para quem está no nível avançado, melhorando ainda mais os resultados.

Nessa categoria, o praticante faz além do exercício tradicional, ginástica e levantamento de peso, usando instrumentos que são dispensados nos outros protocolos. Com isso, as vantagens são maiores, com o aumento da força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação e consciência corporal (cinestesia).

O crossfit vai além do benefício de emagrecer, por isso é considerado o que há de mais completo nesse tipo de treino. Para fazer, porém, é ideal já ter uma certa experiência e contar com a ajuda de um profissional. 

Qual o melhor pra começar? O Tabata é o mais indicado, sobretudo se você vai fazer em casa. Já na academia, você pode escolher um lugar específico que ofereça essas aulas para treinar de acordo com a indicação do profissional. Pesquise bem, há muitas opções!

Fotos de resultados de HIIT antes e depois

Felizmente, o HIIT está se popularizando no mundo todo, sobretudo aqui no Brasil. Para te inspirar, veja fotos de resultados antes e depois!

crossfit antes e depois

crossfit homem

hiit como fazer

hiit como fazer passo a passo

hiit beneficios

hiit antes e depois

hiit passo a passo

hiit para emagrecer

hiit o que é

hiit fotos

hiit queima 48 hs

hiit resultados

hiit tabata

hiit treino tabata

hiit vantagens

hiit

queima 48 horas

queima de 48 horas

resultados crossfit

resultados do hiit

Sabe como os famosos mantêm a forma e aquele corpo invejável? Sim, com o HIIT! 

exercicios do hiit

Juliana Paes, Giovanna Antonelli, Bruna Marquezine

famosos crossit

Giovanna Antonelli e Bruna Marquezine

famosos que fazem crossfit

O ator Arthur Aguiar

hiit famosos que fazem

Lucas Lucco e MC Biel

hiit famosos

O ator Nicolas Prattes

hiit para emagrecer como fazer

Bruno Gagliasso

Tenha foco e disciplina. Se há uma proposta, é porque realmente ela funciona desse jeito. Não tente se auto sabotar, isso é ruim e não traz resultados efetivos. Comece aos poucos e vá aumentando conforme seu condicionamento muda e evolui. 


É bacana descobrir novas alternativas para se exercitar, não é? Pois bem, depois dessa dica, não há desculpas: invista no HIIT para emagrecer rapidamente e de modo saudável! Pesquise bem, fale com seu médico ou com um educador físico e comece já!

hiit emagrece

Quando você se acostuma com o treino, tudo fica mais fácil e satisfatório!

Mantenha os bons hábitos sempre para viver bem. Dê adeus ao sedentarismo e coma sem exageros, assim você alcança resultados incríveis que vão te animar e dar um up total em sua autoestima! Tem alguma dúvida, sugestão, ou crítica? Deixe um comentário no post! Para ler outras matérias bem legais, continue navegando no site. Bom treino e até mais! :)

 

 


You may also like...

1 Response

  1. Dan Rocha disse:

    Gosto muito do seu blog, parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *