IIFYM / Dieta Flexível: O que é? Como fazer? Saiba tudo!

O maior desafio para quem começa uma dieta é abrir mão das guloseimas e alimentos engordativos que, querendo ou não, são muito saborosos e aumentam o prazer na hora de comer. É por isso que opções rígidas e que restringem doces e similares quase nunca dão certo. Pensando nisso, especialistas desenvolveram a IIFYM, conhecida como dieta flexível, que visa emagrecer sem neuras. Para saber como ela funciona e como fazer, acompanhe o post!

iifym o que é e como fazer

Lanche ao invés de salada para emagrecer?

Comer de tudo sem medo de engordar, quem não quer? Mais do que uma simples reeducação alimentar, a teoria da IIFYM tem a proposta de perder peso comendo de tudo, sem a necessidade de cortar nutrientes e vários tipos considerados prejudiciais à dieta.

O equilíbrio é fundamental nessa fórmula, que considera a escolha certa dos alimentos e nutrientes para emagrecer sem a necessidade de ‘passar fome’. Mas será que isso dá certo? Em meio a muitas discussões, saiba tudo sobre a dieta flexível e avalie se vale ou não a pena segui-la!

O que é IIFYM?

Mais uma dieta da moda, a IIFYM significa ‘If It Fits Your Macros‘, ou seja, ‘Se Isso se Encaixa em Seus Macros’. Surgiu nos Estados Unidos e tem se popularizado cada vez mais no mundo inteiro, como uma crítica à ideia geral de comer apenas alimentos naturais e de boa qualidade para emagrecer, ou seja, você não precisa se limitar a isso, pode consumir tudo desde que respeite a recomendação diária e sem exageros.

Sendo assim, essa fórmula – seguida por muitos atletas – acaba com essa proposta de que você só emagrece se deixa de comer esses alimentos prazerosos, como doces, massas e outras opções ricas em carboidratos. A maior preocupação é com as gorduras, mas mesmo assim elas não devem ser eliminadas totalmente das refeições.

A base da IIFYM é a contagem dos macronutrientes: gorduras, carboidratos e proteínas. Você pode consumir o que quiser desde que o resultado final seja as 2000 calorias por dia (a recomendação padrão). Ou seja, não há comida boa ou ruim desde que atinja os níveis alcançados.

Quem defende a dieta flexível garante que ela visa mais o equilíbrio do que pelo simplesmente pelo prazer. Deve-se evitar os excessos, comendo com mais qualidade e sem proibições. Assim, você emagrece com eficiência e sem abrir mão de consumir o que gosta. 

Outra teoria que cai por terra quando se trata dessa dieta é o fato de comer de três em três horas. Para os defensores, isso não faz diferença nenhuma, considerando que o jejum intermitente é uma boa opção para manter a insulina baixa e o glucagon alto, fato que favorece a metabolização e queima das gorduras com mais eficiência no organismo. Ou seja: não há restrições e nem um periódico a ser seguido, você é dono da sua própria dieta.

iifym como funciona

Para você entender na prática: é necessário dividir a quantidade dos macronutrientes até atingir o valor total de 2000 calorias. Você vai precisar de tal nível de carboidrato, proteína e gordura. A escolha é de acordo do seu gosto, tanto de uma massa ou um cereal integral. O que conta é chegar ao valor total, independente da fonte. Interessante, não é? Mas será que isso funciona mesmo?

IIFYM Funciona?

Esse ponto é bem controverso e gera muita discussão. Embora muitos profissionais façam duras críticas à dieta flexível, não dá para desconsiderar seus resultados. Não só bodybuilders como muitas pessoas estão perdendo peso e desfrutando dos efeitos dessa dieta, provando que IIFYM funciona.

O fato é que ainda são necessários muitos estudos e teorias tanto para um lado quanto pra outro, deixando claro quais são as vantagens e desvantagens desse método. Aqueles que defendem garantem que trata-se de um tipo de reeducação alimentar eficiente e que evita o estresse, a ansiedade e o efeito sanfona, acabando com a tradicional proibição. Mas também as pessoas podem sofrer com o déficit de alguns nutrientes, pecando no equilíbrio para emagrecer de forma saudável. É bem complicado!

Vantagens da IIFYM:

  • Propõe o equilíbrio de macronutrientes sem que você precise abrir mão de certos alimentos, como os carboidratos, classificados como vilões em muitas dietas.
  • Muita gente começa a fazer melhores escolhas no cardápio, mas sem mudar os hábitos. Você pode comer 80% de fontes boas e limpas e 20% de guloseimas e outras opções consideradas engordativas, por exemplo.
  • Como o nome diz, é realmente flexível, evitando que você ‘assalte a geladeira’ e tenha recaídas devido ao estresse ou ansiedade. Não precisa sofrer, pode comer o que quiser sem medo!
  • Você fica moderado, pouco propenso a falhar na dieta e mais satisfeito. Com o tempo, atinge os objetivos sem precisar fazer coisas mirabolantes.

iifym para emagrecer

Desvantagens da IIFYM:

  • Fazer escolhas erradas. Muita gente confunde e se auto sabota, dando preferência mais para comidas prazerosas do que para o que é natural e saudável.
  • Os períodos em jejum ocasiona em estresse e pode gerar muitas desistências, principalmente em quem está acostumado a comer sempre.
  • Calcular e monitorar os macronutrientes diariamente é complicado para algumas pessoas.

Bom, aí estão as informações básicas sobre a IIFYM. Se você está mesmo disposto a investir nesta dieta, saiba como fazer no próximo tópico! Um teste não custa nada, não é?

Como fazer?

Para começar a fazer a dieta flexível, é preciso calcular seus macros para saber qual a quantidade de nutrientes diária indicada. Como? Consulte um nutricionista e faça uma avaliação para descobrir suas necessidades. Outra opção é contar com a ajuda de um aplicativo, como o Healthyeater ou o lifym.

Paralelo a isso, você pode usar o MyFitnessPal, uma ferramenta primordial para quem segue essa dieta. Ele faz um monitoramento completo e ainda tem muita informação a respeito. Por fim, comprar uma balança de cozinha também é uma boa alternativa para medir as porções com total eficácia.

Pesquise bem e converse com pessoas que já seguem a dieta flexível. Nessa hora, é sempre bom ter bastante informação para fazer tudo certinho!

Fotos antes e depois

Para você se inspirar nos resultados, veja algumas fotos antes e depois da IIFYM:

iifym antes e depois

iifym como fazer passo a passo

iifym como fazer

iifym dieta flexivel

iifym dieta

iifym fotos antes e depois

iifym fotos

iifym homem

iifym o que é

iifym resultados

iifym vantagens

iifym


Sempre que se fala em dieta, é preciso se atentar a todas as regras e saber se ela não é prejudicial para seu corpo e sua saúde. Lembre-se de buscar as melhores alternativas e que prometem resultados reais, afinal, nada faz milagre. E não se esqueça de caprichar nos exercícios físicos para potencializar a perda de peso, esse é o combo mais eficaz que emagrece mesmo!

Apostar na IIGYM depende de você. Se ainda está na dúvida, converse com um profissional e peça uma orientação. Vale pesquisar bastante também para não ter problemas futuramente. Qualquer coisa, é só deixar um comentário no post, e para ver outras dicas legais de Saúde, continue navegando no site. Até mais!


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *