Plataforma Vibratória / Power Plate: Emagrece? Saiba tudo!

Já ouviu falar nos benefícios da plataforma vibratória, conhecida popularmente como power plate, para emagrecer rapidamente e tonificar o corpo? Pois é, não é de hoje que esse aparelho é bastante divulgado e promete bons resultados, uma alternativa eficaz para quem não pode ir à academia e não gosta de exercícios ao ar livre. Quer saber o que é e tudo sobre ele? Acompanhe o post!

power-plate

Atividades físicas são consideradas a melhor prática para queimar calorias rapidamente, afinal, manter o corpo em movimento é fundamental para gastar energia e garantir que aquela gordura localizada e incômoda seja eliminada de uma vez por todas. Quando associadas à alimentação balanceada e até o uso de um suplemento termogênico ou similar, o efeito é melhor ainda, rápido e deixando qualquer pessoa animada.

Ah, mas eu não tenho tempo para me exercitar, e agora? Bom, hoje em dia é fato que a rotina está cada vez mais pesada, com muitos compromissos que tomam todo o tempo. Mas, sempre dá para tirar um tempo para treinar. Se não dá par você ir até a academia ou fazer uma caminhada, que tal malhar em casa? Há muitas opções!

Recentemente, falamos aqui sobre um programa interessantíssimo chamado HIIT, que vem ganhando cada vez mais adeptos. Trata-se de ações curtas que realmente funcionam. Agora, vamos detalhar passo a passo a plataforma vibratória/power plate, uma tendência que nunca deixa de ser uma excelente alternativa para emagrecer de forma saudável e eficaz! Bora saber mais?

plataforma-vibratoria-power-plate

O que é? Como funciona?

Como o próprio nome indica, a plataforma vibratória é um aparelho indicado para uma série de exercícios e programas de fisioterapia, musculação, ginástica e massagens relaxantes. A versatilidade desse acessório chama atenção dos especialistas, que recomendam para diversos benefícios.

Embora vira e mexe esteja em alta na mídia, principalmente quando algum famoso revela que emagreceu usando o aparelho, o power plate não é novo. Surgiu no início da década de 2000, e sua eficácia logo foi comprovada por uma série de estudos, tanto que ganhou o prêmio de ”Melhor Equipamento de Inovação” na maior feira de fitness da Europa FIBO 2002.

Além disso, uma pesquisa do American College of Sports Medicine considerou a plataforma vibratória um dos melhores aparelhos para ajudar no emagrecimento, tonificar o corpo e até regularizar hormônios. 

O funcionamento da plataforma é por meio de vibrações, que ocorrem de 30 a 60 vezes por segundo, obrigando o usuário a permanecer em cima do acessório para gastar mais energia e fortalecer os músculos. Quanto mais força para se manter na base, melhor. Tal prática é tão bem vista que já foi até testada pela Nasa para diminuir os efeitos da gravidade nos músculos de seus astronautas. Incrível, não é?

aparelho-power-plate

Para que serve? Emagrece? 

Tanto a fabricante quanto inúmeros especialistas garantem que 20 minutos de treino usando a plataforma vibratória corresponde a 1 hora de exercício usando um aparelho convencional. Essa atividade solicita de 80% a 100% do corpo, levando a um gasto calórico de até 200 calorias em 12 minutos.

Por ser um aparelho versátil e que atua em todo o corpo (braços, pernas, glúteos e abdômen), é ótimo para emagrecer. Se você usar a plataforma vibratória com frequência, com certeza verá os quilinhos a mais irem embora, além de manter os músculos mais fortes e grandes.

Saiba quais são os benefícios da plataforma vibratória/power plate:

  • Estimula a circulação do sangue, com o aumento da oxigenação e auxiliando na liberação das toxinas do corpo;
  • Elimina muitas calorias e ajuda no emagrecimento saudável;
  • Melhora a resistência e a força dos músculos logo no início do uso do aparelho;
  • Favorece o ganho de massa muscular, ideal para homens e mulheres que querem ficar mais fortes;
  • Aumenta o equilíbrio, a flexibilidade e a coordenação motora;
  • Trabalha a musculatura como um todo (95%), diferente de uma atividade convencional que foca apenas em uma área específica;
  • Diminui a flacidez e auxilia na prevenção de estrias e celulite;
  • Ótima para enrijecer, alongar e relaxar o corpo, acabando com o estresse e a ansiedade;
  • É prática, econômica e versátil!

plataforma-vibratoria-aparelho

Quanto custa? 

A plataforma vibratória pode ser utilizada de duas formas: por sessão, em academias e espaços que têm o equipamento, ou então você compra para fazer em casa na melhor hora e no seu melhor tempo.

Por sessão

Geralmente, o preço de cada sessão de power plate em clínicas, spas ou academias varia de 50 a 70 reais. O ideal, porém, é fazer pacotes com o local, para conseguir desconto. É importante deixar claro que é preciso do acompanhamento de um personal trainer ou especialista para usar o aparelho.

plataforma-vibratoria-por-sessao

Aparelho Power Plate

Caso você ache conveniente ter o aparelho em casa para fazer a hora que quiser, é preciso investir cerca de 8 mil reais para comprar a plataforma. Não é tão barato, mas compensa caso você leve o programa de treinamento a sério. Algumas lojas legais e confiáveis para comprar: Netshoes e Submarino.

A frequência de uso ideal do power plate é de duas a três vezes por semana, cerca de 20 minutos. Logo no primeiro mês já é possível ver ótimos resultados e todos os benefícios no corpo – sem se esquecer de manter os bons hábitos diários, claro!

plataforma-vibratoria-preco

Como usar?

Segundo especialistas, o exercício ideal com o power plate é aquele que trabalha todas áreas essenciais do corpo por meio de um programa completo, geralmente para abdômen, oblíquo, e isometria, dedicando 5 minutos para cada um e terminando com um treino tradicional.

Confira um programa interessante e com ótimo efeito desenvolvido pela personal trainer Andreia Cavaleiro:

Para o abdômen:

  • crunch sentado na plataforma, pés em suspensão;
  • variação do hundred de pilates: sentado de frente para a power plate em crunch, com os joelhos pressionando o corpo da máquina e braços fazendo movimentos repetitivos para cima e para baixo;
  • mountain climbs;
  • sente-se de frente para a power plate em crunch, os joelhos devem pressionar o corpo da máquina, com os pés no chão. Suba e desça o tronco;
  • sente-se de costas para a máquina, braços acima da cabeça. Suba e desça com as pernas juntas e esticadas.

power-plate-obliquo

Oblíquo:

  • deite-se na posição de crunch (cabeça em suspensão, mãos atrás da cabeça), usando as pernas e o tronco em criss cross;
  • prancha lateral, suba e desça a bacia (direita);
  • prancha lateral, suba e desça a bacia (esquerda);
  • usando os cabos pro-motion, standing wood chop (direita);
  • usando os cabos pro-motion, standing wood chop (esquerda).

Isometria:

  • Prancha frontal;
  • Prancha lateral (à direita);
  • Prancha lateral (à esquerda);
  • Kneeling back extension;
  • Teaser.

Antes dos exercícios, acostume-se bem com o aparelho fazendo testes preliminares. Cuidado para não se machucar e evite acidentes! Qualquer dúvida, peça ajuda a um profissional! Assista aos vídeos e conheça mais atividades com power plate!

 

 

Com essas imagens, também dá para ter uma ideia de como usar a plataforma vibratória para se exercitar e realizar as mais diversas atividades:

exercicios-power-plate

exercicios-plataforma-vibratoria

plataforma-vibratoria-como-fazer

Não há muitas restrições quanto ao uso da plataforma vibratória, mas, pessoas com labirintite, tonteiras, cardiopatias, osteoporose, epilepsia, trombose, mobilidade reduzida, gestantes ou com pressão alta não devem aderir ao power plate, é melhor procurar outras alternativas. 

plataforma-vibratoria-famosos

A atriz e apresentadora Babi Xavier mostra que usa o power plate para manter a forma!

plataforma-vibratoria-famosos-que-fazen

Carol Castro também já admitiu que deixa o corpão magro e definido com o auxílio da plataforma vibratória

Quer conhecer outra dica bacana de treino rápido e com ótimos resultados? Conheça o HIIT!


A plataforma vibratória faz muita diferença na rotina de quem não tem tempo para se exercitar ou busca uma alternativa prática e eficaz para manter a saúde sem precisar se esforçar muito ou sair de casa. Ah, mas é sempre bom deixar claro que ela não fará milagres, por isso, é primordial associar o uso com uma alimentação balanceada e uso de algum complemento/suplemento que ajude a queimar gordura, emagrecer ou definir músculos.

Qualquer coisa, tire suas dúvidas com um médico ou educador físico. Se tiver mais alguma questão, deixe um comentário no post! Ótimo treino e até mais!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *