Barba rala e fina: Estilo ou problema? Saiba tudo!

Muitos homens querem investir na barba para dar uma renovada no estilo e arrasar por aí, afinal, cultivar os fios no rosto é uma forte tendência atualmente. Mas como lidar com uma barba rala e fina? Ela pode ser um estilo arrojado e interessante, porém alguns homens não gostam e vêem como um grande problema. Será? Para acabar com essas dúvidas e te dar uma luz, fizemos esse post específico. Acompanhe!

barba rala e fina

Não é legal ficar com falhas visíveis na barba!

Quando a barba rala é um estilo

A barba rala é um estilo ideal para caras mais discretos e que não se adaptam a uma barba cheia. É fato que, conforme os pelos crescem, começam a incomodar um pouco, coçando e atrapalhando na hora de comer. Além disso, há questões ligadas a trabalho: alguns ambientes não permitem um volume grande de pelos, ainda mais quando se tem cuidados para deixar a barba bonita.

Nesses casos (e em outros específicos de homem para homem), a barba rala pode ser um ótimo estilo, ainda mais quando fica bem feita, cortada e detalhada. Além disso, está na moda tanto quanto o famoso estilo lenhador ou viking.

como alinhar a barba

Fazer outros tipos de corte também é uma ótima alternativa, já que nessa hora você precisa explorar o que tem. Dá para apostar em um cavanhaque caso você tenha muitas falhas nas bochechas, deixar um bigode e aderir a desenhos nas áreas onde o crescimento é normal.

Nessa hora, vale bater um papo com seu barbeiro ou dar uma olhada neste post: ESTILOS DE BARBA: Dicas e 75 modelos para se inspirar! 

Como cortar e deixar bem feita

Um tipo bem definido exige um bom tratamento para não dar a impressão de desleixo, afinal o rosto é o cartão de visita de todas as pessoas. Quem pensa que a barba rala não exige cuidados frequentes está muito enganado, ao contrário: é preciso manter sempre bem aparada e bonita, tanto para o trabalho quanto para o lazer.

O que é primordial nesse estilo é evitar falhas muito visíveis, por isso é melhor usar barbeador elétrico do que lâmina – ela só ajuda naqueles pequenos detalhes, mas é preciso ter cautela para não cortar além do necessário. Conforme sua barba cresce, perceba as áreas problemáticas e foque nos lugares onde há um volume bacana para ousar.

como aparar a barba

Prefira usar barbeador elétrico ao invés de lâmina

Você deve fazer a manutenção pelo menos uma vez por semana, mantendo um desenho elegante e uniforme. Ajuste bem as bordas e atente-se a regiões como a ponta do osso da bochecha e acima do lábio superior (são lugares aonde alguns fios podem atrapalhar a simetria do bigode). Já a área do pescoço fica a seu critério, se preferir manter, que os pelos fiquem bem cortados e ajustados.

barba rala como cuidar

É fundamental manter uma barba por fazer bem alinhada!

Para um tutorial completo de como aderir à barba por fazer, confira nosso post específico Barba por fazer: Passo a passo e 40 estilos para te inspirar!

Veja alguns estilos de barba rala e por fazer para copiar:

tipos de barba

modelos de barba por fazer

modelo de barba por fazer

jake barba por fazer

estilos de barba

como se barbear

barbas para copiar

barba por fazer estilo

barba por fazer jake - Copia

barba rala destaque

barba rala

barba super ral

antes e depois da barba por fazer

barba bonita e desenhada

barba clara por fazer

barba por fazer com corte de cabelo

barba por fazer destaque

Quando a barba rala é um problema

A barba rala pode ser tornar um pesadelo para homens que gostariam de ter uma barba cheia, mas os fios não crescem e não atingem esse grau. Você pode ficar bem desanimado nessa hora e pensar em diversas receitas caseiras e opções para fazer de tudo para que os fios cresçam, mas antes disso é importante considerar que ter uma barba grande e que cresce rapidamente são fatores puramente genéticos e hormonais.

Além disso, demanda tempo. Tem adolescente que já é super barbudo, enquanto você na casa dos 20 e poucos anos ainda sofre para ter os pelos grandes e uniformes. A questão é insistir e não desanimar, é claro, com algumas atitudes que podem fazer toda a diferença.

Mas, por experiência própria, é preciso ter paciência até conseguir a barba dos sonhos. No meu caso, tinha várias falhas na área do bigode e queixo. Depois de alguns anos, os fios começaram a crescer e hoje ela está enorme. Não usei nada específico, apenas comecei a me alimentar melhor. É difícil acreditar quando dizem que alimentação faz diferença, mas eu posso garantir que sim! Tanto que atualmente não me vejo mais sem barba. Esse processo todo durou uns 3 anos por aí, insistindo sempre e sem ideias mirabolantes e receitas milagrosas. Vale a dica!

Dicas para engrossar barba rala e deixar crescer

  • Turbine sua alimentação e invista em bons hábitos: coma frutas, vegetais, fibras e cereais, peixes e fontes de gorduras boas; evite industrializados, alimentos ricos em gordura saturada, açúcar e conservantes. Viver estressado, ansioso e com insônia também interfere o metabolismo e pode prejudicar o crescimento da barba.
  • Consulte um dermatologista e comece a tomar algum suplemento para crescer barba e cabelo. Algumas opções podem ajudar, mas só devem ser prescritas pelo especialista, pois cada caso é um caso. O Minoxidil é o mais indicado e dá bons resultados, porém em longo prazo. Saiba tudo sobre ele nessa matéria.

como fazer a barba por fazer

  • Receitas caseiras dão certo? Dificilmente. Não existe milagre para engrossar barba rala e deixar crescer, é tudo um fator de genética e metabolismo. Fazer a barba todo dia ou raspar no sentido contrário dos fios não adianta, nem precisa tentar!
  • E o transplante de barba, funciona? Sim, tanto que cresceu muito no Brasil nos últimos anos. É uma técnica indicada para quem não tem barba, tem muitas falhas ou para cobrir sinais de acne e cicatrizes. A implantação é feita de um lugar para outro, ou seja, onde tem mais vai para os lugares que têm menos. O resultado (natural, claro) aparece cerca de 3 meses após o procedimento. Para fazer, visite uma clínica especializada e esteja disposto a gastar bastante, já que essa técnica custa em média 8 mil reais.
antes e depois do implante de barba

Transplante de barba: antes e depois. Perceba a diferença!

transplante de barba


Tire o melhor de você para destacar seu estilo e ficar mais bonito. É preciso pensar no que te valoriza ao invés de ficar buscando soluções milagrosas e rápidas. A barba rala está na moda entre muitos rapazes, não precisa pensar muito antes de aderir a esse estilo e manter os cuidados para ficar com o visual em dia!

Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post!


tendencia barba

Uma barba rala bem feita fica tão bonita quanto uma barba cheia!

O que não falta é inspiração para manter uma barba rala e fina no melhor estilo possível. Considere nossas dicas e use o melhor de você para arrasar por aí! Se quiser mais dicas de Saúde e Beleza, continue navegando no site. Valeu!


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *