Barba rala e fina: Estilo ou problema? Saiba tudo!
Muitos homens querem investir na barba para dar uma renovada no estilo e arrasar por aí, afinal, cultivar os fios no rosto é uma forte tendência atualmente. Mas como lidar com uma barba rala e fina? Ela pode ser um estilo arrojado e interessante, porém alguns homens não gostam e vêem como um grande problema. Será? Para acabar com essas dúvidas e te dar uma luz, fizemos esse post específico. Acompanhe!
Quando a barba rala é um estilo
A barba rala é um estilo ideal para caras mais discretos e que não se adaptam a uma barba cheia. É fato que, conforme os pelos crescem, começam a incomodar um pouco, coçando e atrapalhando na hora de comer. Além disso, há questões ligadas a trabalho: alguns ambientes não permitem um volume grande de pelos, ainda mais quando se tem cuidados para deixar a barba bonita.
Nesses casos (e em outros específicos de homem para homem), a barba rala pode ser um ótimo estilo, ainda mais quando fica bem feita, cortada e detalhada. Além disso, está na moda tanto quanto o famoso estilo lenhador ou viking.
Fazer outros tipos de corte também é uma ótima alternativa, já que nessa hora você precisa explorar o que tem. Dá para apostar em um cavanhaque caso você tenha muitas falhas nas bochechas, deixar um bigode e aderir a desenhos nas áreas onde o crescimento é normal.
Nessa hora, vale bater um papo com seu barbeiro ou dar uma olhada neste post: ESTILOS DE BARBA: Dicas e 75 modelos para se inspirar!
Como cortar e deixar bem feita
Um tipo bem definido exige um bom tratamento para não dar a impressão de desleixo, afinal o rosto é o cartão de visita de todas as pessoas. Quem pensa que a barba rala não exige cuidados frequentes está muito enganado, ao contrário: é preciso manter sempre bem aparada e bonita, tanto para o trabalho quanto para o lazer.
O que é primordial nesse estilo é evitar falhas muito visíveis, por isso é melhor usar barbeador elétrico do que lâmina – ela só ajuda naqueles pequenos detalhes, mas é preciso ter cautela para não cortar além do necessário. Conforme sua barba cresce, perceba as áreas problemáticas e foque nos lugares onde há um volume bacana para ousar.
Você deve fazer a manutenção pelo menos uma vez por semana, mantendo um desenho elegante e uniforme. Ajuste bem as bordas e atente-se a regiões como a ponta do osso da bochecha e acima do lábio superior (são lugares aonde alguns fios podem atrapalhar a simetria do bigode). Já a área do pescoço fica a seu critério, se preferir manter, que os pelos fiquem bem cortados e ajustados.
Para um tutorial completo de como aderir à barba por fazer, confira nosso post específico Barba por fazer: Passo a passo e 40 estilos para te inspirar!
Veja alguns estilos de barba rala e por fazer para copiar:
Quando a barba rala é um problema
A barba rala pode ser tornar um pesadelo para homens que gostariam de ter uma barba cheia, mas os fios não crescem e não atingem esse grau. Você pode ficar bem desanimado nessa hora e pensar em diversas receitas caseiras e opções para fazer de tudo para que os fios cresçam, mas antes disso é importante considerar que ter uma barba grande e que cresce rapidamente são fatores puramente genéticos e hormonais.
Além disso, demanda tempo. Tem adolescente que já é super barbudo, enquanto você na casa dos 20 e poucos anos ainda sofre para ter os pelos grandes e uniformes. A questão é insistir e não desanimar, é claro, com algumas atitudes que podem fazer toda a diferença.
Mas, por experiência própria, é preciso ter paciência até conseguir a barba dos sonhos. No meu caso, tinha várias falhas na área do bigode e queixo. Depois de alguns anos, os fios começaram a crescer e hoje ela está enorme. Não usei nada específico, apenas comecei a me alimentar melhor. É difícil acreditar quando dizem que alimentação faz diferença, mas eu posso garantir que sim! Tanto que atualmente não me vejo mais sem barba. Esse processo todo durou uns 3 anos por aí, insistindo sempre e sem ideias mirabolantes e receitas milagrosas. Vale a dica!
Dicas para engrossar barba rala e deixar crescer
- Turbine sua alimentação e invista em bons hábitos: coma frutas, vegetais, fibras e cereais, peixes e fontes de gorduras boas; evite industrializados, alimentos ricos em gordura saturada, açúcar e conservantes. Viver estressado, ansioso e com insônia também interfere o metabolismo e pode prejudicar o crescimento da barba.
- Consulte um dermatologista e comece a tomar algum suplemento para crescer barba e cabelo. Algumas opções podem ajudar, mas só devem ser prescritas pelo especialista, pois cada caso é um caso. O Minoxidil é o mais indicado e dá bons resultados, porém em longo prazo. Saiba tudo sobre ele nessa matéria.
- Receitas caseiras dão certo? Dificilmente. Não existe milagre para engrossar barba rala e deixar crescer, é tudo um fator de genética e metabolismo. Fazer a barba todo dia ou raspar no sentido contrário dos fios não adianta, nem precisa tentar!
- E o transplante de barba, funciona? Sim, tanto que cresceu muito no Brasil nos últimos anos. É uma técnica indicada para quem não tem barba, tem muitas falhas ou para cobrir sinais de acne e cicatrizes. A implantação é feita de um lugar para outro, ou seja, onde tem mais vai para os lugares que têm menos. O resultado (natural, claro) aparece cerca de 3 meses após o procedimento. Para fazer, visite uma clínica especializada e esteja disposto a gastar bastante, já que essa técnica custa em média 8 mil reais.
Tire o melhor de você para destacar seu estilo e ficar mais bonito. É preciso pensar no que te valoriza ao invés de ficar buscando soluções milagrosas e rápidas. A barba rala está na moda entre muitos rapazes, não precisa pensar muito antes de aderir a esse estilo e manter os cuidados para ficar com o visual em dia!
Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post!
O que não falta é inspiração para manter uma barba rala e fina no melhor estilo possível. Considere nossas dicas e use o melhor de você para arrasar por aí! Se quiser mais dicas de Saúde e Beleza, continue navegando no site. Valeu!