Dicas para apostar na escova progressiva masculina

Ninguém merece ficar com o cabelo com aquele aspecto rebelde e descuidado, não é mesmo? Em muitos casos, o alisamento pode ser uma boa alternativa, por isso vários rapazes têm apostado na escova progressiva masculina. Mas será que essa técnica funciona mesmo? Quanto tempo dura e qual o resultado? Confira as respostas para essas e outras perguntas nesse post!

cuidados com os cabelos capa

O grande apelo da escova progressiva masculina é que ela dá a impressão de um alisamento natural, como se os fios fossem realmente lisos. Além disso, ajuda no controle do volume e garante a versatilidade para fazer diversos penteados. Esses são os principais motivos para muitos homens tornarem esse procedimento um de seus queridinhos, assim como já acontece com as mulheres.

A escova progressiva se popularizou Brasil no começo da década de 2000, como uma opção mais eficaz para a famosa chapinha, pois garante um alisamento prolongado e sem muitos danos para o cabelo.

O que é escova progressiva masculina?

Como você já deve imaginar, a escova progressiva masculina é um procedimento realizado para modificar a estrutura dos cabelos, para deixá-los lisos e com um aspecto natural. Por meio de produtos químicos, essa técnica é indicada para diminuir o volume dos fios, aumentar o brilho e reduzir o frizz (aqueles fios arrepiados que tiram a paciência de qualquer pessoa).

alisando o cabelo masculino

A cada sessão, o cabelo vai ficando mais fino e solto, com balanço e aparência de hidratados. Para isso, é feita a aplicação de produtos específicos (grande parte não agride tanto como muitos pensam), secagem e uso da chapinha.

Há tempos não se usa formol e outros tipos tóxicos e que prejudiquem a saúde. Atualmente, todos os produtos utilizados são seguros e precisam ser certificados pela Anvisa.

Quanto tempo dura?

Nos homens, a duração da escova progressiva costuma ter a média de 3 meses. Esse tempo é menor em relação as mulheres, pois a frequência de cortes e lavagens é maior. Cada caso é um caso, então não fique preocupado se durou mais no cabelo do seu amigo do que no seu.

A escova sai aos poucos e só deve ser repetida depois de três meses para evitar o acúmulo de química nos fios. Por isso, é importante cuidar bem do cabelo para que permaneça saudável.

alisamento no cabelo masculino

Quanto custa?

O preço da escova progressiva masculina é relativo e muda muito de salão para salão. Em lugares mais comuns, você pode pagar 100 reais, na média, já nos mais sofisticados, alguns profissionais podem cobrar até 300 reais. Nessa hora, vale fazer uma boa pesquisa, escolhendo um local que seja confiável, mas que não peça um valor absurdo.

O procedimento costuma ser trabalhoso, por isso desconfie de lugares que cobrem muito barato. Fique atento nos produtos utilizados e nas orientações do cabeleireiro antes de começar a fazer a progressiva.

Como fazer passo a passo?

Primeira coisa: escolher um bom profissional e um salão que use produtos certificados pela Anvisa. 

Muitos especialistas recomendam ficar dois dias sem lavar os cabelos antes de fazer escova progressiva masculina, já que a oleosidade atua como protetora dos fios e reduz a agressão dos fios pela química. Confira o passo a passo:

  • Se for a primeira vez, faça o teste de mecha para ver a reação de seus cabelos ao produto. Se o efeito sair como o desejado e você se sentir seguro, peça para o cabeleireiro mandar bala!
  • No começo, é feita uma boa lavagem com shampoo anti-resíduo. Depois, o profissional aplica o creme responsável pelo alisamento aos poucos, de modo uniforme, deixando agir por um tempo.

passo a passo progressiva masculina

  • Após a retirada do produto, o cabelo é seco com o secador. Em seguida, a chapinha vai selar os fios, para deixá-los totalmente lisos e soltos. Por fim, uma lavagem finaliza o processo.

Todo o procedimento para fazer uma escova progressiva masculina costuma durar cerca de 1 hora, portanto, tenha paciência na hora de ir ao salão!

  • O resultado é bem aparente e eficiente. No cabelo cacheado, os cachos ficam mais soltos; já no cabelo ondulado, mais lisos. Além disso, o aspecto natural e o brilho melhoram, além da redução do volume e uma textura macia.

Quais são os cuidados?

É recomendado lavar o cabelo com shampoo e condicionador três dias após a escova progressiva masculina. Nesse caso, é primordial a escolha de tipos específicos para quem faz alisamento.

Ao contrário do relaxamento, a progressiva vai sumindo nas lavagens frequentes, por isso você deve usar produtos próprios e diferentes dos convencionais.

Após a lavagem, seque bem os fios com um aparelho potente, mas que não ultrapasse 180 graus. Você pode ainda utilizar pomadas e mousses para dar mais efeito a um penteado e selar a cutícula dos cabelos para deixá-la saudável.

Uma boa hidratação semanal também ajuda a manter os cabelos vigorosos e com mais vida! Alguns ingredientes naturais podem ser muito eficazes!

Como a água vai reduzindo a química, evite ficar muito tempo no mar e na piscina, assim como tomar chuva e ficar muito tempo exposto ao sol.

Fotos de progressiva masculina antes e depois

Já virou moda entre muitos rapazes apostar na progressiva masculina. Vários famosos também investem nessa técnica, como os jogadores de futebol Neymar e Alexandre Pato, o cantor Justin Timberlake e o sertanejo Gusttavo Lima. Veja as fotos do antes e depois e inspire-se!

Cabelo curto

antes e depois do alisamento com progressiva

antes e depois do alisamento

como fazer progressiva masculina

escova progressiva alexandre pato

escova masculina no cabelo crespo

escova progressiva masculina no cabelo curto

progressiva masculina neymar

progressiva masculina cabelo crespo

progressiva masculina antes e depois

Cabelo comprido

como alisar o cabelo

alisamento com progressiva
escova progressiva em homens
progressiva masculina no cabelo longo

escova progressiva masculina como fazer

antes e depois da escova progressiva masculina

Muita gente ainda tem dúvidas sobre as diferenças de progressiva e relaxamento. Para saber tudo sobre essa outra técnica, leia nosso post específico sobre relaxamento de cabelo masculino: http://belezaeforma.com/homens/relaxamento-de-cabelo-masculino/

cuidados com o cabelo masculino

Se você sofre com os cabelos rebeldes e fica irritado porque não consegue deixá-los arrumadinhos, vale a pena apostar na escova progressiva masculina. Além de dar um up no visual, você ainda poderá inovar nos penteados para arrasar em uma festa e nos eventos cotidianos. Só não se esqueça de cuidar bem de seus fios, afinal, o cabelo é um dos cartões de visita do homem moderno! Para ler mais matérias bem legais e exclusivas sobre o universo masculino, confira a área específica para os rapazes em nosso site! :)


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *