Máscara de argila para o rosto: Aprenda a fazer e aplicar

Você já deve ter ouvido falar que a argila é utilizada para tratamentos terapêuticos e estéticos. Muitas pessoas usam a máscara de argila para o rosto para limpar, eliminar a oleosidade, entre outros benefícios. Conheça as propriedades e os tipos de argila e comece a usar o quanto antes!

máscara de argila

Máscara de argila para o rosto

Tipos e benefícios

A máscara de argila para o rosto já caiu nas graças de muita gente. É um produto natural e cheio de componentes incríveis conhecidos como oligoelementos, além de minerais essenciais para a pele como zinco, cálcio, magnésio, titânio, cobre e ferro. Os principais benefícios da argila são:

  • Hidratar, esfoliar e absorver toxinas da pele, eliminando as impurezas;
  • Acabar com o excesso de oleosidade e, consequentemente, inibir o aparecimento de cravos e espinhas;
  • Ajudar na reprodução celular da pele do rosto e promover o clareamento, acabando com as manchas, evitando rugas e marcas de expressão;
  • Deixar a pele do rosto mais suave, macia e gerar um efeito calmante.

Você já deve ter notado que existem argilas de várias cores: verde, branca, vermelha… Cada uma tem uma função diferente para te ajudar a ficar cada vez mais bonita. Saiba mais sobre elas!

argila máscara rosto

Prática e eficaz: Você pode fazer a máscara de argila para o rosto em casa e aplicar facilmente!

Argila verde

Esse é o tipo mais comum e mais conhecido de máscara de argila para o rosto, justamente por sua principal característica: acabar com o excesso de oleosidade da pele e mandar embora os cravos e espinhas. Vez ou outra você já deve ter passado por esses problemas e tentado soluções ‘milagrosas’, como cremes medicamentosos – que só agridem a pele – ou outras opções caseiras que não deram muito resultado.

A argila verde, ao contrário dessas opções, é eficaz porque tem função adstringente, tonificante, cicatrizante e analgésica. De acordo com especialistas, além de funcionar como um peeling natural e prevenir o aparecimento de vários incômodos, ajuda a limpar o rosto e tirar aquelas marcas péssimas de acne que são difíceis de desaparecer e eliminar.

O efeito secativo da argila verde não tira apenas a oleosidade: ela nutre os tecidos da face com sais minerais, retarda o envelhecimento e te deixa com aspecto mais jovem.

Argila branca

A argila branca é conhecida como clareadora. Para quem tem manchas, peles sensíveis e desidratadas, esse tipo é o mais indicado. Além da alta concentração de alumínio, seu pH é o mais próximo da pele, por isso o efeito terapêutico é comprovado por especialistas da área.

É considerada a mais suave, promovendo um efeito calmante e deixando a pele super macia. Clareia, tonifica, suaviza e elimina a oleosidade sem agredir, com um leve função tensora e anti-inflamatória, ideal para cicatrizar machucados e acabar com marcas causadas pela acne.

Foi à praia ou à piscina e exagerou no sol? Muitos profissionais garantem que a máscara de argila branca é ótima para deixar a pele do rosto nutrida e livre da ardência e vermelhidão. (Mas, da próxima vez, nem pense em esquecer de passar o filtro solar!)

argila para o rosto

Homens também podem (e devem) utilizar a máscara de argila para o rosto

Argila preta

Antes de fazer uma máscara de argila para o rosto, você deve ter procurado e não encontrou a argila preta no meio de outros tipos. É porque ela é considerada a mais nobre de todas, por isso é rara e difícil de achar. Tanto por esse título quanto pela alta porcentagem de alumínio e silício, essa argila é muito poderosa e desintoxicante, recomendada até para dores como artrose.

Chamada também de lama vulcânica, a argila preta remove a oleosidade, absorve toxinas e é altamente rejuvenescedora. Para quem está precisando urgentemente de um tratamento de pele, além de consultar um dermatologista, é ideal utilizar essa máscara com frequência para recuperar a derme e deixá-la mais saudável.

Argila amarela

A argila amarela tem uma propriedade muito interessante: ajuda a ativar a circulação e estimular a produção de colágeno, a proteína fundamental para manter a força e elasticidade da pele e evitar a flacidez e o envelhecimento precoce.

Por isso, ela é recomendada como máscara de argila para o rosto, considerada a mais rejuvenescedora delas, deixando a pele fresca, reduzindo as inflamações e mandando as toxinas embora.

Se a sua rotina de trabalho e outras atividades é pesada, faça uma máscara de argila amarela quando chegar em casa. Ela vai te ajudar a reduzir a tensão e o estresse, deixando a pele do rosto calma e sem sinais de cansaço, graças à propriedade tensora.

Argila vermelha

A máscara de argila para o rosto considerada mais redutora é a vermelha. Além dos benefícios gerais desse produto, ela tem a capacidade de absorver a temperatura e reduzir medidas, por isso pode ser utilizada naquelas partes do corpo onde há flacidez e gordura localizada. Os altos níveis de ferro tornam esse tipo muito versátil e ideal para todas as áreas, do cabelo às pernas.

argila para o corpo

A argila é versátil e pode ser aplicada em várias partes do corpo para prevenir dores

No rosto, é indicada para peles mais rosadas e sensíveis, sobretudo depois da exposição ao sol. Auxilia na renovação das células, é cicatrizante, desinfetante e suavizante, deixando a derme mais brilhante e com aspecto saudável.

Uma dica incrível e que potencializa os efeitos da argila é misturar a vermelha com a branca. As duas foram uma combinação poderosa para clarear e tonificar a pele, vendida em alguns lugares como argila rosa. Faça o teste e perceba a diferença!

Como fazer máscara de argila em casa?

Quem disse que precisa ir a uma clínica de estética para começar um tratamento com argila? Você pode fazer em casa mesmo, é rápido, prático e muito eficaz. Não pense duas vezes em pedir a ajuda de alguém para passar a máscara em seu rosto enquanto você repousa, afinal, nesse momento é primordial que você esqueça tudo e fique relaxado.

Depois que você já escolheu o tipo de argila ideal, deixe a pele do rosto limpa e sem maquiagem. Com uma colher de madeira, misture 1 colher de sopa em aproximadamente 200 ml de água morna e filtrada. Mexa até perceber uma consistência pastosa que dê para aplicar no rosto.

argila 6

Use um pincel para aplicar a argila, fazendo movimentos circulares e massageando lentamente numa camada de meio centímetro. Tome cuidado com a região dos olhos e dos lábios. É normal que você sinta a pele repuxar e pinicar, não se preocupe com isso.

Deixe a máscara de argila para o rosto agir de 20 a 30 minutos e retire com água morna, enxugando delicadamente com uma toalha. Como o produto ativa a circulação, é comum o aspecto avermelhado. Descanse e evite o uso de cremes e maquiagem por pelo menos duas horas.

Dá para fazer algumas substituições para deixar esse tratamento ainda mais potente: ao invés de água, você pode usar chá de camomila, que potencializa o efeito calmante na pele. Na mistura, você ainda pode adicionar um pouquinho de mel, água termal e óleos vegetais (mas sem exagero, certo?!)

Como usar? Quantas vezes por semana?

A indicação dos dermatologistas é usar a máscara de argila para o rosto uma vez por semana ou a cada quinze dias. Como promove uma limpeza de pele completa, não é necessário esfoliar a pele antes do tratamento, apenas lavar bem com sabonete.

Após a aplicação, você deve descansar e aplicar um hidratante depois de, pelo menos, duas horas. Prefira fazer a máscara à noite, pois na hora de dormir você ficará em total repouso e acordará com a pele linda!

argila rosto aplicar

Para um relaxamento total, peça a ajuda de alguém para aplicar a máscara de argila no rosto

Muita gente tem dificuldade em encontrar argila, mas ela pode ser comprada facilmente em lojas de cosméticos e de produtos naturais. Além do produto integral, você pode encontrá-lo na composição de cremes e sabonetes, opções ideais para o dia a dia.

Na hora de comprar, preste atenção na embalagem do produto. Argilas muito baratas costumam ser misturadas com caulim e outros elementos, o que não traz nenhum benefício para a pele. Algumas argilas com cristais, embora tenham preço mais alto, são ótimas para revigorar a derme e deixá-la mais saudável.

Fotos de resultados – antes e depois

Muitas pessoas que apostaram na máscara de argila para o rosto e outras partes do corpo se surpreenderam com os resultados. Veja algumas fotos do antes e depois e perceba como vale a pena apostar nessa técnica!

máscara de argila

A máscara de argila para o rosto é ideal para clarear a pele e atenuar sinais de acne

 

argila 9

 

argila 10

 

argila para o rosto

Um tratamento com máscara de argila no rosto ajuda a eliminar os buraquinhos de cravos causados pela acne

Faça o teste e conte pra gente como foi usar a máscara de argila para o rosto. Se quiser, oriente-se com seu dermatologista e espalhe a dica para as amigas! Não deixe de ler todas as matérias do site e conferir todo o conteúdo exclusivo que preparamos para você!


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *