Cuidados Pós Tatuagem: Alimentação e dicas gerais

Fiz uma tattoo, e agora? Quais os cuidados pós tatuagem? Como se sabe, é preciso tratar bem da área desenhada para que cicatrize bem e não cause problemas sérios mais tarde. Fique atento e confira algumas dicas essenciais para manter sua tatuagem linda e bem cuidada!

tatuagem cuidados

A tatuagem deixa qualquer pessoa mais estilosa e com um visual marcante!

Tatuagem sempre está na moda, não importa o tipo, tamanho ou estilo do desenho. Pessoas com desenhos permanentes na pele são vistas como alternativas e descoladas, afinal, não é qualquer um que se adapta com uma (ou várias) tattoos.

De fato, é preciso estar bem seguro antes de fazer uma tatuagem, tanto para evitar arrependimentos mais tarde quanto para investir em bons cuidados para que tudo corra bem e ela permaneça linda na pele. Além da escolha de um bom local e tatuador, você precisa saber que os cuidados pós tatuagem são fundamentais. Lembre-se que o corpo vê a tatuagem como uma ferida que precisa ser cicatrizada e bem higienizada.

cuidados pós tatuagem

Não importa o tamanho da tattoo, os cuidados são os mesmos sempre!

A primeira coisa que você deve fazer é manter o local bem limpo para evitar infecções e problemas maiores. Lave sempre com sabonete antisséptico e evite passar a bucha. Troque o papel filme (aquele plástico que cobre a tattoo) diariamente e invista em uma boa pomada até a cicatrização total da pele. 

Cuidados com o sol

Embora você queira mostrar sua tattoo para o mundo, num primeiro momento não dá para deixá-la exposta, sobretudo naqueles dias de sol forte. Assim que você rabisca o corpo, é fundamental manter a tatuagem coberta sempre com o plástico e livre dos raios solares, pois eles afetam na cicatrização e na fixação do pigmento na pele.

Além disso, quem não usa filtro solar no local – inclusive dentro de casa – está propenso a graves inflamações. Não deixe de aplicar, mesmo que a área fique coberta com alguma peça de roupa (aliás, evite roupas muito apertadas), e prefira as versões de protetor solar para bebês, que são mais leves, protetoras e não causam alergias.

cuidados pós tatuagem sol

Cuidados pós tatuagem: Evite a exposição direta ao sol nos primeiros dias e use sempre filtro solar!

Nunca puxe a casquinha ou coce a área tatuada. A crosta que se forma está protegendo sua pele de agressões, já o ato de coçar pode contribuir para infecções. Outra coisa que você deve evitar é tomar banho de mar ou piscina durante os primeiros dias depois de fazer a tattoo. 

Atividades físicas

Atividades físicas são fundamentais em qualquer aspecto, por isso também ajudam nos cuidados pós tatuagem. Quando você se exercita, seu organismo funciona melhor e garante a saúde de diversos órgãos do corpo. O metabolismo também acelera e contribui para uma cicatrização mais rápida e eficaz.

Pessoas sedentárias estão mais propensas à problemas e incômodos no corpo a longo prazo. Ficar em movimento é garantia de boa saúde sempre, ainda mais nos cuidados pós tatuagem!

cuidados pós tatuagem como fazer

Usar o plástico (papel filme) também faz parte dos cuidados pós tatuagem

Alimentação pós tatuagem

Embora cada organismo haja de uma forma, a alimentação também conta muito e faz parte dos cuidados pós tatuagem. Para uma boa cicatrização, é ideal consumir alimentos ricos em proteínas, cálcio e zinco (a semente de abóbora é uma boa opção, digo por experiência própria!).

Já o que você deve evitar são comidas muito gordurosas e de digestão lenta. Não tem problema em comer chocolate, um pedaço de pizza ou uma carne frita. O que pode influenciar na tatuagem é o excesso desses alimentos, bem como uma porção generosa de massas, preparos com muitos condimentos ou uma feijoada.

cuidados pós tatuagem alimentação

Comidas gordurosas e pesadas em excesso podem significar um problema sério!

Lembre-se que o exagero nunca é bom, ainda mais quando se trata de alimentação. Você pode comer de tudo, desde que esteja satisfeito com uma pequena quantidade. Isso vai muito além de uma tatuagem, e sim para manter seu corpo saudável e bem cuidado. 

Pomada ideal

Passar pomada é outra prática que auxilia bastante na cicatrização de sua tattoo. A indicação dos especialistas é aplicar logo após a sessão e depois continuar os cuidados em casa. Aplique três vezes ao dia (sobretudo à noite) durante os primeiros vinte dias ou conforme orientação do tatuador.

As melhores pomadas para tatuagem são aquelas à base de bepantol. Geralmente as mais indicadas são a Efederm, Fibrase ou Nebacetin. Há opções com ação antibiótica que também são ótimas, mas elas só podem ser vendidas com receita e prescrição médica.

cuidados pós tatuagem pomada

Esse kit de cicatrização é ótimo para manter a tattoo sempre linda e bem cuidada! A foto é do site Lugar das dicas

A cicatrização depende muito do local e do tamanho da tattoo, porém os cuidados pós tatuagem são os mesmos para todos os casos. Não é porque o desenho é pequeno que você não deve se preocupar em tratar da pele corretamente!


Como agir em caso de tatuagem inflamada? Calma, não se desespere. É preciso observar bem os sinais para saber se há ou não risco de infecção. Se perceber a área avermelhada dias depois da sessão, coceira e dor, é ideal falar com o tatuador ou procurar um pronto socorro. Para saber mais, confira o post Tatuagem inflamada: Dicas para tratar e prevenir!

Mantenha sempre contato com o tatuador e escolha o lugar independente de preço. Pense sempre em sua saúde!

cuidados pós tatuagem quais são

Escolha o desenho ideal e um bom estúdio/tatuador. É preciso muita pesquisa para não ter problemas mais tarde!

Não gostou do resultado? Saiba como é feita a remoção de tatuagem passo a passo!

Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão? Deixe um comentário no post!


quais os cuidados pós tatuagem

Com os cuidados pós tatuagem em dia, você fica bem e super descolado!

Não tem segredo, é bem fácil investir nos cuidados pós tatuagem para ter uma cicatrização perfeita. Mais do que manter sua vaidade, pense sempre na saúde em primeiro lugar. Assim, você fica mais leve, bonito e estiloso! Para acompanhar outras matérias sobre Beleza e Saúde, continue navegando no site! Até a próxima! :)


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *