Dicas para tratar o piercing no umbigo inflamado

Você já teve vontade de colocar um piercing mas ficou com receio? De fato, se os cuidados não forem feitos de forma correta, podem ocorrer muitos problemas, ainda mais em algumas áreas específicas e preferidas das mulheres. Se você está passando por isso ou conhece alguém nessa situação, confira dicas para tratar o piercing no umbigo inflamado.

piercing no umbigo inflamado

Sintomas

Depois da perfuração, é comum a área ficar dolorida, mas é preciso uma observação diária para ver como está o processo de cicatrização. A limpeza deve ser feita com frequência, com antisséptico e algodão. Depois do banho, é ideal que a região seja seca e higienizada.

É fundamental que na primeira perfuração a joia utilizada seja de aço inoxidável. Aquelas feitas de níquel e plástico são as mais baratas e mais perigosas.

Por ser uma área úmida e de difícil limpeza, o umbigo está mais propenso a inflamações e infecções por bactérias e fungos em longo prazo. Por isso, a pessoa precisa observar o estado da região com frequência para evitar problemas. Se há sinais do piercing no umbigo inflamado, os cuidados devem começar imediatamente. Saiba quais os sintomas mais comuns!

  • Vermelhidão: Não é comum isso acontecer se a perfuração foi feita em um estúdio, com o material esterilizado e o procedimento correto. Quanto mais a pele for ficando escura, há mais motivos para se preocupar.
  • Inchaço: Por mais pequeno que possa ser, nesse caso a chance de infecção é grande. Se você não consegue tocar no piercing sem sentir dor, é bom procurar ajuda especializada.

Caso você tenha tido a péssima ideia de fazer a perfuração por conta própria e está com esses sintomas, corra para um hospital! O profissional irá orientá-lo e ensinar a tratar o piercing no umbigo inflamado.

  • Pus: é o sinal mais claro de que há inflamação. Quando é branco, é possível tratar em casa, com a limpeza adequada, mas quando é amarelado ou esverdeado, a situação muda de foco.
  • Dor: Uma pequena dor é comum nos primeiros dias, afinal, seu corpo está se acostumando com o acessório. Porém, quando há queimação e ardência com frequência, com dores agudas e a joia ‘quente’, é possível que tenha ocorrido uma inflamação.
piercing perigos

Escolher uma joia de aço inoxidável é fundamental para evitar o piercing no umbigo inflamado

Não deixe que a dor persista por mais de dois dias. Se for intensa, é sinal de inflamação. Comece os cuidados imediatamente, fale com o responsável pelo estúdio onde o procedimento foi realizado ou, na pior das hipóteses, consulte um médico.

  • Febre, enjoos e calafrios: Quando a pessoa chega ao nível de sentir sintomas que afetem o organismo como um todo, a infecção é certa. Nesse caso, é primordial começar um tratamento no hospital, caso contrário, o quadro pode evoluir e até causar a morte.
  • Queloides: São problemas que acontecem bastante quando a pessoa não tem os cuidados necessários para tratar um piercing no umbigo inflamado. Elas ocorrem em qualquer cicatriz na pele e podem crescer muito, deixando a região com péssimo aspecto. Geralmente são indolores, benignas e não contagiosas, mas prejudicam muito a estética, por isso devem ser avaliadas por um dermatologista e removidas com tratamento medicamentoso ou, em alguns casos, por cirurgia.

Ao sinal de infecção, nunca tire a joia achando que o corpo vai tratar a inflamação, ainda mais quando ela ocorre no umbigo. O efeito pode ser justamente o contrário, portanto, fique atento e não hesite em ir direto a um pronto socorro.

O que fazer?

A primeira coisa ao perceber o piercing no umbigo inflamado é começar um tratamento rapidamente. Não precisa se desesperar nesse caso, apenas siga as orientações corretamente e, se a situação já atingiu um nível de infecção e dor insuportável, consulte o profissional que realizou a perfuração. Algumas dicas, porém, ajudam a atenuar os sintomas em casa. Saiba o que fazer para se livrar desse problema:

  • Na hora de furar, tire todas as dúvidas com o profissional. Siga as instruções à risca e durante o tempo estipulado, até a cicatrização completa, e não apenas nos primeiros dias.
  • A limpeza deve ser feita pelo menos três vezes ao dia, lavando com sabão antisséptico neutro. Depois disso, seque bem com um algodão e passe um cotonete com soro fisiológico sobre a joia.
  • Com as mãos limpas, mova o piercing de um lado para outro, evitando que se forme uma crosta no local. Geralmente, ela não indica uma inflamação, e sim parte do processo de cura.
piercing no umbigo

Quando é bem cuidado, o piercing no umbigo dá um charme a mais, ainda mais no verão

  • Evite usar blusas apertadas e calças de cintura alta. Depois da perfuração no umbigo, é ideal evitar o contato de roupas e travesseiros com a região.
  • Ao primeiro sinal de infecção, misture 250 ml de água morna com 1 colher de chá de sal marinho e faça uma compressa com um pano limpo, passando na área por 15 minutos, três vezes ao dia.
  • Para atenuar dores e inchaços e tratar o piercing no umbigo inflamado, use uma compressa de água quente. O calor ajuda na circulação do sangue e na drenagem do pus.
  • Cremes antibióticos podem ser boas opções, mas só devem ser utilizados com a indicação de um profissional. Nunca se automedique e siga instruções de amigos e familiares. Além de grande parte dessas soluções não terem comprovação, o que funciona para um não necessariamente funciona para outro. Cada caso é um caso!

Evite usar álcool e pomadas ‘milagrosas’. Esses produtos podem prejudicar ainda mais a situação. Lembre-se que infecção é coisa séria! As bactérias podem se alastrar para diversos órgãos pela corrente sanguínea e até causar a morte.

Depois dessas dicas, você já sabe o que fazer. Antes de perfurar, escolha um profissional e um estúdio de confiança e nunca deixe de cuidar da área para evitar a situação do piercing no umbigo inflamado. Quer saber mais? Continue navegando no site e confira todo o conteúdo exclusivo que preparamos pra você!


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *