Tatuagem inflamada: Dicas para tratar e prevenir!

Muita gente sonha em fazer uma tatoo perfeita, uma marca pessoal que irá carregar por toda a vida. O problema porém, é quanto uma tatuagem inflamada começa a preocupar e causar um problema ao invés de satisfação. Mas, calma! Não precisa se desesperar quando isso acontece. A seguir, saiba como agir nesse caso para não prejudicar a pele e sua saúde.

fazer tatuagem

Uma tatuagem faz toda a diferença no corpo!


Quero fazer uma tatuagem! E agora? Se você já escolheu o desenho perfeito para marcar a pele, precisa escolher um estúdio e um tatuador de confiança. É primordial que o lugar tenha boas práticas de higiene, com materiais esterilizados e de qualidade, além de um especialista que oriente a melhor forma para cuidar de sua tatoo.

Lembre-se que o pós-tatuagem é mais importante que a sessão em si, pois é nessa hora que ela irá cicatrizar e ficar marcada na pele. Se você não tratá-la corretamente, a chance de inflamação é enorme. Por isso, é primordial se atentar aos sinais, usar produtos e investir nos bons hábitos para não ter problemas nessa hora.


Pesquise bem, pergunte aos amigos onde eles fizeram suas tatuagens e bata um papo com o tatuador antes da sessão. Tire todas as suas dúvidas e fique atento nas orientações do profissional.

tatuagem inflamada como tratar

Como identificar uma tatuagem inflamada?

Assim que você faz uma tatoo, é comum a área ficar avermelhada e inchada por até uma semana. Em partes mais sensíveis, pode ocorrer uma pequena dor ao tocar, algo totalmente normal, como se fosse uma queimadura de sol.

Por isso, não precisa se preocupar pelo menos nas primeiras 48 horas após o procedimento, pois seu corpo ainda está se acostumando com a nova tatuagem, porém a observação e os cuidados devem ser frequentes.

Depois disso, reconhecer os sintomas é fundamental para identificar uma tatuagem inflamada e perceber se algo está ou não funcionando bem. Fique atento:

  • Especialistas garantem que é comum a área tatuada ficar dolorida, mas essa dor não pode incomodar e durar mais que três dias. Se for seu caso, volte ao estúdio e peça para o tatuador examinar sua pele.

Dor e ardência são sintomas que devem ser considerados depois de tatuar o corpo. Portanto, converse sempre com seu tatuador para saber o estado de sua tatoo.

tatuagem vermelha

É comum a tatoo ficar avermelhada um tempo após a sessão. O problema é quando o tom aumenta ao invés de diminuir…

  • Tatuagens grandes costumam demorar mais para cicatrizar, obviamente. O maior sinal de inflamação é se você notar que os sinais não estão sumindo, ou seja, ao invés de clarear, a tatoo estiver ficando mais vermelha. O ideal é que conforme o tempo passa, você não sinta mais nada em relação à marca, e não que apresente piora em algum sintoma.
  • Use a técnica do toque para perceber algum problema: se a área estiver quente, já é um forte sinal. Coceira frequente e pus também pode representar alergia ou infecção.
  • Quando o inchaço é grande, com  a presença de bolhas com prurido e mau cheiro indicam uma tatuagem inflamada. Alto relevo e linhas avermelhadas – bem como também a cor vermelha mais escura – também contribuem para esse fator. Febre é um sinal grave e preocupante!
tatuagem inflamada

Tatuagem inflamada no braço

 

tatoo inflamada como tratar

 

tatoo infeccionada

 

tatuagem infeccionada

Olha como uma tatuagem inflamada fica com um péssimo aspecto!

Identificou esses sinais mais graves? Corra para um pronto socorro para iniciar um tratamento!

Tem cura? Volta ao normal?

Sim, tatuagem inflamada tem cura e volta ao normal, por isso é fundamental ficar atento às mudanças mencionadas anteriormente e buscar ajuda profissional.

  • Fale com o tatuador: Assim que você decide fazer uma tatuagem, o tatuador deve ser visto como seu ‘melhor amigo’. Não tenha vergonha de fazer qualquer questionamento para receber uma orientação correta para tratar seu desenho. Se estiver inseguro e com sintomas leves, peça para o profissional analisar bem a área.
  • Fale com um médico: Se os cuidados propostos pelo tatuador não surtiram efeito, consulte um médico imediatamente para começar a tomar medicamentos específicos para tratar a tatuagem inflamada.
como tratar tatuagem inflamada

O tatuador deve estar sempre pronto para orientar o cliente!

Como tratar? O que passar?

O tratamento para uma tatuagem inflamada prescrito pelo médico corresponde a antibióticos e pomada tópica. Antes de passar o creme, lave bem a área duas vezes ao dia ou conforme a orientação do especialista. Seque bem e aplique. Cubra com gaze para proteger, mas deixe por pouco tempo, já que a tatoo precisa de ar fresco para evitar novas infecções.

A umidade é péssima, portanto é imprescindível manter a tatuagem seca. Lave sempre com sabonete neutro e água morna, secando com pano limpo. Quanto aos medicamentos, tome de acordo com a indicação, respeitando o tempo e os horários.

tatuagem inflamada pomada

Não aplique pomadas por sua conta na tatuagem inflamada! Siga sempre a indicação de um profissional

 

tatuagem inflamada remédio

Antibióticos acabam com a infecção

Para finalizar, atente-se a essas dicas para prevenir uma tatuagem inflamada:

  • É raro, mas tintas coloridas podem causar alergia em algumas pessoas. Para se sentir mais seguro, faça um teste e consulte seu dermatologista antes de fazer a tatoo.
  • NUNCA faça tatuagem caseira e com profissionais duvidosos. Desconfie também de quem cobra muito barato. Pesquise bem e escolha um estúdio e tatuador capacitados, com um preço médio bom para as duas partes.
  • Atente-se ao ambiente, materiais e procedimento usados na hora de se tatuar. Tudo deve ficar bem claro e visível para garantir um ótimo trabalho.
  • A limpeza é primordial! Não use produtos indicados por terceiros, evite vestir roupas apertadas e a exposição direta da tatoo ao sol.

tatuagem inflamada tem cura


A tatuagem é um sinal para toda a vida que diz muito sobre a personalidade de cada pessoa. Então, por que não manter o desenho lindo e com ótimo aspecto para que todos possam admirar?

Qualquer dúvida, deixe um comentário no post!


tatuagem inflamada remedios

Com os cuidados e observação diária, a tatoo fica com uma ótima aparência!

Atente-se às dicas e fique de olho caso perceba uma tatuagem inflamada. Para acompanhar outras matérias bem legais sobre Beleza e Saúde, continue navegando no site! Temos um conteúdo exclusivo feito especialmente para você! (:


You may also like...

3 Responses

  1. Jéssica disse:

    Fiz a tatoo ontem e hj estou com 38 de febre. Já havia feito duas de escrita e não tinha me dado nada. Porém essa é maior e colorida . Queria saber se é normal a febre. Até quantos dias pode permanecer e até que temperatura seria normal . Não estou sentindo dor ,de vez em quando da umas fisgadas mas não está vermelha e nem inchada.

  2. Thiago disse:

    Bom dia fiz minha tatuagem no pulso,porém tomei bebida alcóolica em quantidade a cor preta está grossa enrugada e brilhosa já faz uns 28 dias às outras cores estão perfeitas sexta feira vou tatuar dinovo para ver se melhora será que foi a bebida?

  3. Priscila disse:

    Fiz um tatuagem á 3 anos atrás e agora ta coçando muito na parte vermelha e tá cheio de furinho só na.parte vermelha
    Ó que pode ser?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *