Como parar de fumar definitivamente? Dicas infalíveis!

Como parar de fumar? Essa é uma questão que milhares de pessoas se perguntam diariamente, quando o vício já tomou conta de suas vidas. Livrar-se do cigarro não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Com ajuda e muita força de vontade, é possível abandonar o fumo e ter uma vida bem melhor. Acompanhe nosso post e confira algumas dicas!

como parar de fumar

Há diversos motivos para uma pessoa começar a fumar, mas o fator para querer abandonar o cigarro é único: melhorar a saúde e a qualidade de vida. Como é pontuado por muitos especialistas, o fumo é responsável por grande parte dos casos de doenças respiratórias e câncer de pulmão – um dos que mais mata no mundo.

Além disso, o cigarro começa a afetar atividades básicas do dia a dia: uma simples caminhada pode ser um problema para quem não tem fôlego e sofre com os efeitos dessa dependência. Segundo dados do Ministério da Saúde, o tabagismo é um vício que afeta cerca de 15% dos brasileiros acima dos 14 anos de idade.

Já de acordo com uma pesquisa da Unifesp, 63% dos indivíduos que tentam largar o tabagismo não têm sucesso em seu objetivo. Definitivamente, não é uma tarefa fácil, ainda mais pra quem passa por períodos intensos de ansiedade e estresse.

Mas, por outro lado, temos vários exemplos de gente que conseguiu ser forte e abandonou esse vício de uma vez por todas. Se você está nesse grupo e não sabe como parar de fumar, neste post vamos dar algumas dicas para te ajudar a cumprir essa meta para viver melhor!

Remédio para parar de fumar 

Hoje em dia, os remédios para parar de fumar seguem duas linhas: com ou sem nicotina. A primeira opção visa diminuir o desejo de fumar, atuando basicamente como calmante para diminuir sintomas de ansiedade, estresse, compulsão ou irritação. Os mais comuns são:

  • Zyban ou Zetron;
  • Champix;
  • Pamelor.

Os três tipos devem começar a serem tomados um tempo antes da data marcada para deixar de fumar (geralmente 7 dias antes), para depois continuar o tratamento e evitar a abstinência. Podem causar alguns efeitos colaterais, como tonturas, enjoos e boca seca. *Antes de apostar nesses remédios, é primordial consultar um médico – todos são vendidos apenas com receita.*

zetron para parar de fumar

Você já deve saber que a nicotina é principal responsável pela sensação de bem-estar que o fumo causa, por isso especialistas desenvolveram algumas opções com essa substância para suprir a falta do cigarro – bem mais fracas e sem os inúmeros componentes nocivos presentes nele. As melhores alternativas são:

  • Niquitin, Nicotinell ou Nicorette em goma de mascar, pastilhas ou adesivo.

Ambas podem ser usadas sem prescrição médica, ideal para quem quer parar de fumar sozinho. Podem causar efeitos colaterais, porém bem menores que o fumo em si.

remédio para parar de fumar

pastilhas de nicotina

Essas pastilhas de nicotinas são a primeira opção para quem se pergunta em como parar de fumar com remédios

O que você precisa ter em mente é que remédios de como parar de fumar devem ser vistos como meros complementos e não são eternos. A ideia é que atuem como auxiliares até que você consiga abandonar o vício de uma vez por todas.

Como parar de fumar naturalmente 

Como parar de fumar naturalmente? Isso pode parecer impossível para muita gente. De fato, não é fácil largar um vício de uma hora para outra. Muita gente está propensa a recaídas em momentos difíceis, já que as substâncias contidas no cigarro dão uma sensação de relaxamento e bem-estar.

Segundo psicólogos, parar de fumar envolve três fatores chave: aspecto comportamental, físico e emocional. Enquanto um pesar mais que o outro, vai ser um desafio parar de fumar sem a ajuda de um remédio ou suplemento. Por isso, separamos alguns passos que você precisa seguir para esquecer o cigarro:

  • Liste razões para esse objetivo: Não basta só pensar que você precisa parar de fumar e pronto. Pesa mais quando você tem a consciência do que irá mudar realmente com essa decisão. Pode ser para evitar uma doença, dar exemplo para os filhos, economizar dinheiro. A ideia, de acordo com especialistas, é fazer uma lista e deixá-la sempre disponível, consultando quando a vontade de fumar estiver forte.
  • Peça ajuda para um profissional: Muita gente acha que é bobagem consultar um médico ou um psicólogo para ajudar nesta decisão. Pura bobagem, obviamente. Um cardiologista e um apoio psicológico são fundamentais nessa empreitada e podem mudar sua vida!

médico parar de fumar

  • Conte com o apoio de amigos e familiares: É péssimo quando você quer conquistar algo mas não tem apoio das pessoas próximas. Como parar de fumar se eles não te respeitam e começam a tragar do seu lado? Bom, nessa hora é bom conversar e explicar a situação, pedindo que te respeitem no alcance dessa meta, evitando fumar perto de você e até te incentivando a continuar firme e com muita força de vontade.
  • Parar de associar o cigarro com o prazer: Geralmente, uma pessoa fuma para ‘esquecer os problemas’ e dar uma relaxada em momentos de tensão, como na pausa do trabalho ou no happy hour. Para quem deseja abandonar o vício, a ideia é desassociar o cigarro desses momentos de prazer, e sim fazer com que a hora de fumar seja desagradável.

Outro hábito que funciona bastante: mantenha o maço de cigarros longe de você, de preferência em um lugar que te desmotive a pegá-lo para alimentar o vício. Nesse caso, vale a pena deixar a preguiça ser mais forte que você!

  • Evitar bebidas alcoólicas e cafeína: Consumir álcool e cafeína gera uma série de processos químicos no organismo que potencializa a vontade de fumar. Portanto, é primordial evitar cerveja, batidas, chá verde e café – nesse caso, você pode diminuir a quantidade ou tomar um pouquinho com leite.

parar de beber

  • Buscar atividades alternativas para se distrair: Para muitos especialistas, quando uma pessoa sente vontade de fumar, elas passam por um período chamado ‘fissura’, que dura cerca de 3 minutos. Nesse tempo, parece impossível resistir ao tabaco. Mas é aí que é preciso buscar alternativas para se distrair: chupar uma bala, beber água, bater um papo com alguém… Tudo isso ajuda!

Como não engordar

Como parar de fumar e não engordar? Lá vem mais uma questão que deixa muita gente de cabelo em pé, afinal, ninguém quer largar o cigarro e ganhar uns quilos a mais.

Bom, a primeira ideia é substituir esse mau hábito por um bom hábito. Muitos casos de sucesso ocorrem quando um fumante troca o cigarro por uma atividade saudável, como um esporte. Pode ser natação, ciclismo e até uma exercício mais radical. Essa prática libera neurotransmissores que dão sensação de bem-estar, os mesmos que agem com a presença da nicotina no organismo.

exercícios para parar de fumar

Quanto à alimentação, é preciso pensar em se reeducar bem antes de se livrar do tabagismo. Como a nicotina mantém o metabolismo acelerado, você deve investir em opções que tenham o mesmo efeito. Muitas frutas e vegetais são termogênicos e tem substâncias que atuam como queimadores de gordura: frutas vermelhas, limão, gengibre…

Outra ideia é se livrar de componentes gordurosos e ricos em açúcar, bem como bebidas alcoólicas e tipos com cafeína. Tome muita água e coma sempre de 3 em 3 horas, dando preferência para alimentos integrais.

O grande erro das pessoas é compensar a falta do cigarro comendo alimentos calóricos e engordativos. Por isso é importante se controlar e fazer trocas espertas nessa hora, ou seja, ao invés de comer um doce, consuma uma fruta. 

Se tiver dificuldades em fazer uma reeducação alimentar, consulte um nutricionista. Lembre-se que o melhor combo para emagrecer e manter o peso ideal é praticar exercícios com frequência e comer bem e com qualidade.

dicas para acabar com o cigarro

Pulmão de fumante

É assustador ver como fica o pulmão de uma pessoa com o consumo exagerado do cigarro. Mesmo para aqueles que fumam ‘socialmente’ ou respiram diariamente a fumaça alheia, começam a surgir manchas escuras, que tiram a cor rosada e deixam esse órgão com um péssimo aspecto e propenso a doenças, como enfisema pulmonar e o temido câncer de pulmão.

Para ter uma ideia, o pulmão de um não-fumante é elástico, como se fosse uma esponja de espuma. Já o pulmão de um fumante parece uma esponja vegetal, totalmente rígido.

Dê uma olhada no vídeo e nas fotos para saber como é o pulmão de um fumante:

pulmão de um fumante

Como parar de fumar? Compare um pulmão saudável com o pulmão de um fumante

pulmao de um fumante e não fumante

Pulmão normal x pulmão de um fumante

comparação pulmões

À esquerda, um pulmão com câncer. Assustador, não é? Agora você já sabe como parar de fumar para começar logo!


É preciso estar decidido e ter muita disciplina e força de vontade para deixar de fumar. Pode parecer difícil, mas você chega lá. Inspire-se em casos de pessoas vencedores que largaram o vício e comece já! Faça disso um objetivo de sua vida!

Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão? Deixe um comentário no post!


dicas para acabar com o fumo

Esperamos que depois de ler a matéria você já tenha uma ideia do que fazer e teste as alternativas de como parar de fumar definitivamente. Seja forte e faça o teste, você vai se sentir muito melhor, afinal, investir na saúde é fundamental! Até mais!


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *