Gordura visceral: O que é, prevenção, como eliminar

Sedentarismo e má alimentação são fatores que contribuem para o ganho acelerado de peso e o aparecimento de doenças graves e a temida gordura visceral. Um problema típico de pessoas com hábitos ruins, ocasiona em danos tanto na saúde quanto na beleza. Neste post, entenda como ela ocorre e a melhor maneira de eliminá-la de modo eficaz!

gordura visceral como acabar

Ter um corpo bonito e no peso ideal vai além de questões de beleza e estética. É claro que manter-se em forma dá um up na autoestima, mas ficar com a saúde em dia é sempre o principal. O excesso de gordura prejudica a aparência e ocasiona em diversos males, como a diabetes e a hipertensão. Então, por que não começar a se cuidar agora?

Emagrecer é um desafio, mas é bem fácil quando você se acostuma com bons hábitos. A motivação e força de vontade são essenciais, assim como a vontade de mudar de uma vez por todas!

O que é e como identificar? 

A gordura visceral é o tipo mais grave e comum na maioria das pessoas. Ao contrário da subcutânea, ela se acumula na barriga, atrás da parede abdominal e por cima de órgãos como fígado, estômago, intestino e coração.

Sabe aquela famosa barriga de cerveja? Essa é a característica principal de quem sofre com a gordura visceral, com forma de maçã e aspecto indesejado para homens e mulheres.

como acabar com a gordura visceral

Seus prejuízos afetam o metabolismo como um todo, com a liberação de substâncias que aumentam a pressão arterial e influenciam na absorção de insulina. Com esses processos em baixa, a queima de gordura diminui e as taxas de açúcar no sangue e triglicerídeos aumentam, ocasionando em colesterol alto, ganho de peso e início de diabetes em pessoas que não se tratam.

Você pode identificar esse incômodo com um simples teste caseiro, tirando as medidas de sua circunferência abdominal com uma fita métrica. Um médico endocrinologista também pode ajudar nessa hora, com exames como tomografia computorizada, ressonância magnética ou ecografia.

Os maus hábitos são os principais responsáveis pelo acúmulo de gordura visceral no corpo! Má alimentação e sedentarismo são vilões que precisam ser combatidos se você quiser acabar com esse incômodo!

o que é gordura visceral

Gordura visceral x Gordura subcutânea

Como o próprio nome indica, a gordura subcutânea está alojada abaixo da pele, criando aqueles pontos de gordura localizada que podem ser eliminados com exercícios físicos específicos e alguns tratamentos, como Power Shape e Manthus. É menos agressiva e não apresenta um risco para a saúde, já que não afeta outras áreas do corpo, ao contrário da visceral.

As células de gordura visceral são diferentes da gordura subcutânea, mais locais e acumuladas, por isso são mais difíceis de serem eliminadas.

Para acabar com o tipo mais grave, é preciso muito mais do que atitudes em curto prazo. Muitos cientistas e pesquisadores têm feito inúmeros estudos acerca dos perigos da gordura visceral, para saber a ação e os perigos detalhados desse tipo no organismo de homens e mulheres.

gordura subcutanea

Homem x Mulher

Homens e mulheres costumam sofrer da gordura visceral por igual, porém é fato que elas se preocupam mais com esse problema do que eles. Muitos caras sedentários subestimam os sintomas e efeitos daquela barriga indesejada. Grande parte não sabe que quando têm a circunferência da cintura acima de 94 cm, já está no grupo de risco.

As mulheres, por outro lado, se incomodam mais com fatores estéticos e querem manter a saúde em dia. Para o público feminino, uma circunferência maior que 80 cm já é considerada como presença de gordura visceral, o que exige cuidados imediatos.

Por fatores hormonais causados pela menstruação e menopausa, as mulheres têm mais dificuldade de perder peso do que os homens, que costumam ter um metabolismo mais acelerado. Esse pode ser indicado como um motivo para eles não ligarem tanto para o emagrecimento quanto elas.

perder gordura visceral

Como eliminar gordura visceral

Boa alimentação

Investir em bons hábitos e dar um basta no sedentarismo são as melhores formas de eliminar gordura visceral. Quanto mais se come alimentos pobres em nutrientes e ricos em gordura saturada, mais esse problema irá se agravar. Aí já temos o primeiro passo: começar uma dieta imediatamente!

  • Consulte um endocrinologista ou nutricionista para iniciar uma alimentação regrada. Aumente a ingestão de produtos naturais e faça trocas espertas: refinados por integrais, frituras por grelhados, lanches industrializados e ricos em açúcar e conservantes por frutas e legumes.

Dica primordial: Evite começar uma dieta de uma hora pra outra! Comece com pequenas mudanças diárias para ir se acostumando e aderindo a uma boa alimentação aos poucos. Assim, você não corre risco de abandonar os novos hábitos.

  • Não consuma alimentos de alto índice glicêmico com frequência – para evitar altos picos de açúcar no sangue – e aposte nos antioxidantes e termogênicos, que ajudam a liberar os radicais livres e toxinas e mantêm o metabolismo acelerado, favorecendo a queima da gordura visceral.

alimentação para emagrecer

Alimentos essenciais para queimar gordura: chá verde, cereais integrais (linhaça, aveia, chia, entre outros), peixes, carnes magras como frango, sementes e oleaginosas (nozes e castanhas), frutas (maçã kiwi, morango, acerola, uva) e vegetais (acelga, rúcula, cebola, alho, tomate, beterraba, cenoura).

  • Bebidas alcoólicas, refrigerantes, massas, doces, fast food e industrializados em geral devem ser consumidos com cautela e sem exageros. Não precisa deixar de comer definitivamente, apenas se atentar às quantidades.

Coma sempre de 3 em 3 horas e em pequenas quantidades. Respeite seu limite calórico diário e NUNCA deixe de comer! Esse hábito prejudica mais do que ajuda!

  • Suplementos naturais podem ajudar em alguns casos desde que consumidos como complemento à alimentação. Desconfie de opções que prometem muito a curto prazo!

eliminar a gordura visceral

Exercícios físicos

Abandonar o sedentarismo e começar a praticar exercícios físicos também é primordial para eliminar gordura visceral, principalmente aqueles focados na região abdominal.

  • As famosas abdominais podem ser feitas em casa mesmo! Faça cerca de 20 pelo menos uma vez ao dia.
  • Comece a praticar alguma atividade aeróbica: caminhada, ciclismo, corrida, natação… alie com exercícios na academia para eliminar a gordura visceral de forma integral.
  •  Durma bem e evite situações de estresse e ansiedade. Pessoas que sofrem de insônia e não conseguem relaxar liberam mais cortisol, hormônio que facilita o acúmulo da gordura no organismo.

exercicios para emagrecer

Cirurgia

Posso fazer uma cirurgia para acabar com a gordura visceral? Sim, essa é a função da lipoaspiração. Essa operação invasiva é ideal para dar fim a esse problema rapidamente, mas é indicada por especialistas apenas em casos extremos, já que pode ter complicações e exige mais cuidados do que apostar em uma rotina saudável diariamente.

Lembre-se que não existe milagre para emagrecer, tudo tem os dois lados! Não há cirurgia totalmente eficaz, medicamentos e pílulas mágicas e alimentos que acabam com a gordura sozinhos. É preciso ter foco, disciplina e força de vontade para perder peso de modo saudável!

gordura visceral lipoaspiração


Fique tento e invista em métodos naturais para manter o peso ideal e ter uma vida mais saudável. Cuidar do corpo vai muito além de uma questão de estética. Quando você está bem, fica livre de muitas doenças e males que só prejudicam suas atividades diárias! Comece agora e anime-se, afinal, além do fim da gordura visceral, você ganha mais qualidade de vida!


como emagrecer rapidamente

Continue navegando no site! Preparamos um conteúdo exclusivo com várias matérias bem legais sobre Beleza e Saúde para te inspirar. Vale a pena se cuidar sempre! (:


You may also like...

2 Responses

  1. Fernanda Maria disse:

    Opa, tudo bom?
    Adorei o vosso artigo. Vou tornar-me vossa seguidora e acompanhar todas as vossas novidades.

    Valeu pelo compartilhamento

    Um beijo

  2. BELA disse:

    Nossa eu consigui perder rapido! Dá uma olhada no meu resultado na primeira fase.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *