Diurético Natural: Alimentos, chás, cápsulas e receitas!

Um chá, alimento ou suplemento diurético natural é essencial para emagrecer, acabar com a retenção de líquidos e combater inchaços. Esses tipos são altamente recomendados por especialistas tanto para perder peso quanto para melhorar a saúde em si. Mas, quais são as opções? Preparamos uma lista completa para você seguir, com diversas alternativas. Acompanhe o post e saiba tudo!

retenção de líquido

Um diurético natural é fundamental para acabar com a retenção de líquidos, inchaços e emagrecer!

Primeiramente, é essencial deixar claro a função de um diurético natural. Segundo especialistas, esses alimentos são primordiais para evitar a retenção de líquido, problema que atinge tanto as mulheres quanto os homens e causa inchaços em várias partes do corpo, sobretudo nos braços e pernas.

Quando você começa a desinchar, o aspecto muda e favorece o emagrecimento, embora a função principal dos diuréticos seja aumentar o volume de urina nos rins, com a excreção de eletrólitos como sódio, potássio e cálcio. Com a eliminação correta desses componentes, a retenção de líquidos vai acabando aos poucos.

acabar com os inchaços

Mas, o que causa essa retenção? Basicamente, especialistas revelam que o excesso de sódio (presente em grande parte dos alimentos conservados, salgados e gordurosos) contribui muito para esse efeito, já que o nível precisa estar equilibrado com o de potássio. Quando o contrário acontece, ocorre um processo chamado edema. Além disso, sintomas como dor de cabeça e no peito, mal estar, aumento da pressão e irritabilidade também caracterizam quem está retendo líquido.

Pesquisas revelam que o período da TPM contribui para a retenção de líquidos nas mulheres. É nessa época que você sente inchaços nas mãos, pés, tornozelos, rosto e dedos. Portanto, fique ligada e consuma algum diurético natural nessa fase.

O consumo adequado e seguro de sódio diário para evitar esse incômodo é de 1000 miligramas por dia. Por isso, é preciso ficar atento nos alimentos que você ingere, ainda mais nos embutidos (salsicha, salame, linguiça) que são as mais altas fontes de sódio. Por outro lado, opções ricas em cálcio, desde que consumidas 1000 miligramas por dia, ajudam a combater a retenção de líquidos.

inchaços retenção

Inchaços no corpo causados por retenção de líquidos

Quando você come um alimento muito salgado, fica com muita vontade de beber água, não é? Mas, perceba que, embora a ingestão de líquido aumente, a eliminação na urina não segue o mesmo equilíbrio. É aí que ocorre a retenção, causando os terríveis inchaços em seu corpo. 

Além dos exercícios físicos frequentes e de uma alimentação balanceada, um diurético natural faz toda a diferença na sua saúde e garante o emagrecimento de modo eficiente. Listamos muitas opções incríveis para você escolher e consumir com frequência!

Diurético natural em cápsula

Geralmente, os diuréticos naturais em cápsula são suplementos de alimentos que possuem esse efeito (hibiscus, chá verde, cranberry, alcachofra, pholia magra, entre outros). Conheça algumas opções bacanas para testar:

  • Cápsula de Hibiscus: Existem várias opções que variam conforme quantidade e concentração. Deve ser tomada meia hora antes das principais refeições. Marcas indicadas: Beavita, Unilife (versão Hibiscus + Gengibre).
  • Chá Verde em Cápsula: A recomendação da maioria dos fabricantes é de 3 cápsulas ao dia, porém quem sofre de insônia deve evitar o consumo na parte da noite. Marcas indicadas: Tiaraju, Unilife.
  • Pholia Magra em Cápsula: A concentração e a indicação depende de cada caso. Geralmente, você só encontra pholia magra em farmácias de manipulação. Para outra opção, faça o chá de bugre.

capsula diuretico natural

  • Cápsulas de Berinjela: Comer a berinjela fresca é uma alternativa melhor, mas se você prefere os comprimidos para ter o efeito diurético natural, tome de acordo com a indicação da embalagem. Marcas indicadas: Vitalab, Unilife, Bionatus, Vitaminlife.
  • Alcachofra em Cápsula: O vegetal também é mais indicado, porém as cápsulas também garantem ótimos benefícios. Marcas indicadas: Unilife (possui um suplemento de alcachofra + berinjela).
  • Cápsulas de Cranberry: É fácil encontrar este produto em lojas de produtos naturais ou na internet. Além das cápsulas, também há pastilhas e o suco de cranberry. Marcas indicadas: Vitalab, Unilife.

capsula de berinjela alcachofra diuretico

Alimentos diuréticos

  • Salsa: Um famoso tempero que é rico em antioxidantes e pode ser consumido à vontade, tanto em saladas como em diversos preparos. Além de um ótimo efeito diurético, ainda ajuda a combater o mau hálito.
  • Limão: Além de boas quantidades de vitamina C e uma alternativa para prevenir infecções, o limão também é diurético. A versatilidade dessa fruta permite seu uso tanto como tempero quanto suco, entre outras funcionalidades.
  • Gengibre: O gengibre é um componente nobre que também tem uma versatilidade incrível na culinária. Embora tenha sabor forte, é essencial para melhorar a saúde devido à ação antioxidante e diurética. É um ingrediente comum em dietas detox, ideal para ser ingerido depois de um dia que você colocou ‘o pé na jaca’ e exagerou no consumo de alimentos salgados e ricos em sódio.
  • Beterraba: O alto terror de ferro e antioxidantes são os principais benefícios da beterraba, além do efeito diurético natural que acaba com a retenção de líquido. Coma sempre em saladas, vitaminas ou como suco.

diurético natural beterraba

  • Aveia: A aveia é um cereal nobre rico fibras, que geram sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do intestino. Além disso, absorve colesterol e previne a retenção de líquido.
  • Berinjela: Assim como a aveia, a berinjela também reduz o colesterol ruim e garante o emagrecimento. Muitas pessoas usam ainda a água de berinjela para acabar com os inchaços, já que é um ótimo diurético natural.
  • Cranberry: Essa frutinha vermelha ainda é pouco conhecida no Brasil. É uma das frutas vermelhas mais incríveis quando se trata de propriedades saudáveis. Além de seu poder antioxidante, ainda é ótimo para manter os níveis de potássio equilibrados, contribuindo para acabar com a retenção de líquido.

diurético natural cranberry

  • Vinagre de Maçã: Um produto que ajuda a manter várias funções do organismo funcionando bem. Também tem efeito diurético, indicado para o sistema digestivo e urinário.
  • Tomate: Além da boa quantidade de licopeno, o tomate cru ainda é um bom diurético. Coma sempre em saladas ou experimente fazer o suco.
  • Pepino: É rico em água, antioxidantes e minerais. O pepino atua como desintoxicante geral do organismo, acabando com os temidos inchaços e radicais livres.
  • Alho: Não é de hoje que o alho é considerado um alimento nobre por muitos especialistas. Suas propriedades garantem uma limpeza e um efeito diurético eficaz, por isso, precisa ser consumido todos os dias.

diurético natural alho e salsa

  • Melancia: Rica em água, vitaminas e minerais, a melancia favorece a eliminação de toxinas, contribuindo para o fim da retenção de líquido.
  • Cenoura: Os nutrientes da cenoura são ótimos diuréticos. Além disso, esse vegetal é rico em betacaroteno, importante para a pele e a visão.
  • Alcachofra: Se você procura um vegetal incrível para acabar com a retenção de líquido e os inchaços no corpo, aposte na alcachofra. É muito efetiva para combater esse problema, além de melhorar a digestão.

Receita natural caseira

A grande vantagem do diurético natural é que existem várias opções de receitas. Pelos alimentos com essa função, você já deve ter uma ideia da versatilidade e possibilidade de preparar um suplemento eficaz para acabar com a retenção de líquido e emagrecer. Confira algumas ideias:

  • Chá de limão com gengibre;

diurético natural limao gengibre

  • Suco detox com maçã, couve, gengibre, pepino e uma colher de chá de aveia – pode mudar conforme as frutas e as demais opções para não enjoar (use melancia, cenoura, tomate, beterraba…);
  • Salada e beterraba com cenoura, tomate e alcachofra;
  • Salada de berinjela e tomate com salsa, limão e vinagre de maçã.

diurético natural salada alcachofra beterraba

Use a sua criatividade para preparar pratos com os alimentos diuréticos. Há muitas opções naturais que farão toda a diferença na sua alimentação!

Chás diuréticos

  • Chá de Hibiscus: O chá de hibiscus é uma ótima opção para emagrecer, tanto por ter efeito diurético natural quanto para estimular o metabolismo para eliminar os excessos de gordura – sobretudo a gordura localizada. 
  • Chá de Cavalinha: Também está no hall de chás diuréticos potentes, além de desintoxicante, adstringente, anti-inflamatória e indicada para tratar anemia e osteoporose.
  • Chá de Bugre: Conhecido como porangaba ou pholia magra, é um potente diurético e contribui ainda para gerar sensação de saciedade e inibir o apetite. Também tem função estimulante e energética.

cha de hibisco

  • Chá Verde: É um clássico, com propriedades comprovadas por diversos estudos e especialistas. É termogênico – acelera o metabolismo -, diurético e antioxidante. Um emagrecedor natural perfeito! Vale lembrar que o chá branco também é indicado, pois vem da mesma planta.
  • Chá de Carqueja: Diurética, digestiva, anti-inflamatória e desintoxicante. Por isso, consumir esse chá com frequência é uma boa pedida para manter-se magro e saudável.
  • Chá de Dente de Leão: O dente de leão é uma flor usada comumente em receitas detox devido ao poder de limpeza geral no organismo, tanto para combater toxinas, gordura e retenção de líquido.
cha de carqueja diurético natural

Carqueja para chá diurético natural


Dúvidas comuns sobre diurético natural:

  • Quem sofre com retenção de líquido deve diminuir o consumo de água?

Não, em hipótese alguma. Reter líquido não significa que você deve deixar de tomar água, ao contrário. Especialistas garantem que a água estimula o trabalho dos rins, a circulação e a eliminação das toxinas. O que acontece é que o corpo tem um mecanismo de ação: quando você fica em jejum, ele guarda calorias. Já quando você não se hidrata, ele guarda água, retendo líquido.

  • Alimentos/chás diuréticos causam perda de sais minerais no organismo?

Sim, mas só em caso de exagero. É necessário que tudo fica equilibrado no organismo, tanto as quantidades de sódio quanto de potássio e outros minerais. Nada em excesso faz bem, por mais natural que o alimento seja.

diurético natural o que é

Tomar muita água é essencial sempre!

  • Diurético natural emagrece mesmo? É um produto milagroso?

Os diuréticos favorecem o emagrecimento, mas não quer dizer que sejam específicos para essa condição. Com o fim da retenção de líquido e do inchaço, você se sente mais leve e magro. Vale deixar claro que o consumo dessas opções deve ser feita em paralelo com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, além de outros suplementos específicos para perder peso.

  • Posso fazer um chá misto com várias ervas com efeito diurético?

Sim, mas o mais indicado é consumir cada erva de uma vez, já que o princípio ativo de um tipo pode influenciar no efeito do outro. Escolha a melhor opção para você e faça um teste!

  • Como fazer um chá?

Fazer um chá diurético natural é simples e prático. Ferva um litro de água e adicione uma colher de sopa do chá (se quiser mais forte, pode colocar mais). Deixe em infusão por cerca de dez minutos. Beba de três a quatro copos por dia, sempre puro e sem açúcar, adoçante ou mel.

o que é diurético natural

Com o consumo frequente de diurético natural, a retenção de líquido acaba


Um diurético natural faz muita diferença na alimentação e favorece o emagrecimento. Não deixe de consumir as principais fontes com frequência, além de ter bons hábitos diários, evitando o consumo de tipos gordurosos e ricos e sódio. Assim, você perde peso rapidamente e facilmente!

Gostou das dicas? Comece já! Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário no post! Para ler outras matérias bacanas, continue navegando no site. Boa sorte e até mais! :)

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *