Hidroclorotiazida (diurix) para emagrecer: funciona? Saiba tudo!

Emagrecer rapidamente é o objetivo de muitas pessoas. Além de uma boa alimentação e a prática de atividades físicas, recorrer a algum suplemento ou complemento para perder peso é uma prática comum, ainda mais quando traz resultados eficazes. Tem gente que diz que a hidroclorotiazida (também conhecida como diurix) é ótima para isso. Será mesmo? É o que iremos tratar neste post. Acompanhe!

hidroclorotiazida

Hidroclorotiazida para emagrecer: funciona mesmo?

O que é e para que serve?

O nome é complicado justamente porque a hidroclorotiazida é considerada um medicamento, e não um suplemento. Trata-se de um diurético tiazídico com indicação principal para casos de hipertensão arterial (a popular pressão alta). O uso é oral, pediátrico e adulto, disponível em diversas embalagens que variam quanto a quantidade de comprimidos.

Além desse efeito principal, o diurix ainda é receitado para amenizar inchaços associados à insuficiência cardíaca (quando o coração não consegue bombear a quantidade ideal de sangue no organismo), disfunções renais crônicas e cirrose hepática.

hidroclorotiazida para pressão

A hidroclorotiazida é indicada especificamente para indivíduos com pressão alta

Hidroclorotiazida emagrece?

Pode-se afirmar que sim, mesmo que de forma indireta, isso porque a hidroclorotiazida tem função diurética, importante para acabar com a retenção de líquidos e com os inchaços; e favorece a circulação do sangue por meio do efeito vasodilatador.

O emagrecimento ocorre justamente por isso. Com a circulação em alta e o fim dessa retenção, os pontos de inchaço e flacidez diminuem, já que o metabolismo vai funcionar melhor e eliminar as toxinas, excessos de água e sódio por meio da urina.

hidroclorotiazida emagrece mesmo

A hidroclorotiazida tem efeito diurético e pode reduzir o apetite, por isso ocasiona na perda de peso

Além disso, segundo a bula da hidroclorotiazida, um dos efeitos desse medicamento é a perda de apetite – fato que não é bem visto pelo especialistas, considerado uma reação adversa e colateral. Quando o fim da retenção de líquidos é associado a essa característica, podemos afirmar que realmente o diurix promove a perda de peso, embora não seja indicado para isso.

Indicações e contraindicações

Vale a pena frisar mais uma vez que a hidroclorotiazida não é indicada para emagrecer, e sim para pessoas com pressão alta, inchaços ou problemas renais (tudo depende da orientação do médico). Na teoria, indivíduos que não sofrem com esses problemas não devem recorrer ao remédio, ainda mais para perder peso, já que ele só deve ser prescrito por um especialista e vendido com receita. Além disso, pode gerar diversos efeitos colaterais.

Ainda que pessoas adultas saudáveis e sem nenhum problema aparente façam uso da hidroclorotiazida, ela é contraindicada para gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas, idosos que tomam remédios controlados, sensíveis a diuréticos e quem sofre com anúria ou incômodos nos rins.

hidroclorotiazida emagrece

Efeitos colaterais

São vários os efeitos colaterais da hidroclorotiazida, maiores que o benefício de emagrecer buscado por muita gente que consome este medicamento:

  • Náuseas, vômitos e desconforto gástrico;
  • Dor de cabeça, vertigem, espasmos musculares e prisão de ventre;
  • Distúrbios no pâncreas, diminuição dos glóbulos brancos e vermelhos no sangue;
  • Coceira, ardor e formigamento na pele;
  • Fraqueza, anemia e gota a longo prazo e com o uso frequente e indiscriminado do medicamento;
hidroclorotiazida o que é

Símbolo químico da hidroclorotiazida

  • Urticária, púrpura e redução das plaquetas no sangue;
  • Contribui para a diminuição dos níveis de potássio e magnésio e para o aumento do ácido úrico no organismo;
  • Aumento da taxa de açúcar no sangue e liberação de glicose na urina.

Ou seja, são muitos riscos que você deve considerar antes de apostar no diurix com a finalidade de perder peso rapidamente. Será que vale a pena apostar em algo que causa tantos efeitos colaterais?

diurix para emagrecer

Preço e onde comprar

O diurix possui duas versões para venda: 25 miligramas, com embalagens de 20, 30, 100 e 300 comprimidos; e 50 miligramas, disponível com 20, 30 e 300 cápsulas. O preço varia quanto à concentração e a quantidade, de 2 reais a 15 reais (é bem barato).

Esse medicamento está à venda em drogarias e farmácias físicas em online. Embora a comercialização seja livre, o uso só deve ser feito conforme prescrição médica e para os problemas específicos e indicados na bula.

hidroclorotiazida como funciona

hidroclorotiazida como é


Bom, vale deixar claro que, embora a hidroclorotiazida ajude no emagrecimento de forma indireta, não deve ser consumida para essa finalidade. Existem outras opções naturais bem melhores do que investir em um remédio de pressão alta para isso. Prefira outras alternativas!

Para emagrecer, além de comer bem e com equilíbrio, você precisa se livrar do sedentarismo e investir na prática frequente e diária de exercícios físicos. Com isso, dá para consumir complementos como fibras, chás e termogênicos. Quer uma dica de ouro? Confira o post Chás para emagrecer rápido: 12 melhores e suas funções!

hidroclorotiazida perder peso

Aposte em opções naturais e converse com  um nutricionista para saber qual a melhor opção para seu caso! Saia dessa de apostar em remédios para emagrecer, afinal, a melhor coisa é perder peso de forma saudável!


Não vale a pena aderir a medicamentos contraindicados e soluções ditas como milagrosas para emagrecer rapidamente. Desse jeito, você coloca sua saúde em risco e favorece o aparecimento de problemas maiores com o tempo. É por isso que muitos especialistas não indicam a hidroclorotiazida para mandar embora os quilinhos a mais. Faça uso de outros complementos e pense sempre na sua qualidade de vida!

hidroclorotiazida preço

Vale a dica dos especialistas: não vale a pena consumir a hidroclorotiazida para emagrecer

Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão? Deixe um comentário no post! Para acompanhar outros posts bacanas sobre Beleza e Saúde, continue navegando no site. Até mais! :)


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *