Maca peruana: Emagrece? Conheça os benefícios!

A maca peruana está na moda e tem conquistado muitas pessoas desde que surgiu no mercado brasileiro de produtos naturais há cerca de 4 anos atrás. O sucesso se dá pelos inúmeros benefícios, sobretudo quanto ao emagrecimento e função afrodisíaca. Mas será que ela é tudo isso mesmo? Neste post, falaremos tudo sobre esse suplemento, indicações, efeitos colaterais e para que serve realmente. Vamos lá!

maca-peruana-o-que-é

Vira e mexe surge algum produto que acaba bombando nas lojas de produtos naturais, geralmente por conta do emagrecimento. Assim como a chia, a linhaça e a gojiberry, a maca peruana está na lista de opções consideradas incríveis e funcionais não só para ajudar a perder peso, mas para melhorar várias funções do organismo.

É sempre bom buscar uma alternativa saudável para emagrecer. Porém, é primordial lembrar que qualquer suplemento, por mais natural que seja, deve ser visto como apenas um complemento de bons hábitos diários, como uma alimentação balanceada e a prática frequente de exercícios físicos.

Para que serve? Benefícios

A maca peruana é uma planta originária da região dos Andes – especialmente do Peru, como o próprio nome diz -, da espécie Lepidium Meyenii e cultivada há mais de dois mil anos. Assim como diversas plantas, o que se aproveita da maca é a raiz, fonte de seus principais componentes e nutrientes. O formato lembra o de um rabanete, mas com uma cor mais amarronzada.

Segundo pesquisas, os incas consideravam a maca um alimento sagrado, tanto que era comida específica de nobres e guerreiros, que precisavam se manter fortes e com a vitalidade em alta para enfrentar as batalhas. Além disso, era oferecida aos deuses como agradecimento.

maca peruana planta

A aparência não é muito bonita, mas os benefícios são inúmeros!

Não é à toa: os benefícios da maca peruana chamam a atenção de nutricionistas e médicos no mundo inteiro. É uma alta fonte de fibras e carboidratos e possui apenas 30 calorias (em duas colheres de chá da farinha). As fibras ajudam a promover saciedade, absorvem o excesso de gordura e açúcar e melhoram o funcionamento do intestino, por isso são indicadas para quem sofre com constipação e prisão de ventre. Já os carboidratos dão energia, recomendados sobretudo para os praticantes de atividades físicas.

Muitos especialistas têm se atentado à função afrodisíaca dessa planta. Segundo pesquisas da Universidade Cayetano Heredia, no Peru, ela aumenta a produção de sêmen nos homens e diminui o estresse nas mulheres, contribuindo para a melhora do sexo e potencializando os efeitos tanto da vitalidade quanto da fertilidade.

maca peruana onde comprar

A maca é uma raiz muito popular na região dos Andes há mais de 2 mil anos

Outros nutrientes encontrados na maca são: cálcio – que fortalece dentes e ossos -, ferro – para prevenir doenças como anemia -, magnésio, fósforo, selênio, zinco, potássio, aminoácidos e vitaminas B1, B2, C e E.

A maca tem mais cálcio que o leite e é uma das maiores fontes vegetais de ferro. Por isso é ótima para combater a anemia e a osteoporose, muito indicada para mulheres na menopausa. 


Benefícios da maca peruana

  • A maca peruana emagrece devido às fibras. Você pode perder até 5 kg em apenas um mês!;
  • Fortalece o coração e a saúde cardiovascular, abaixando os níveis de colesterol ruim e prevenindo a hipertensão – tudo isso graças ao ômega 3 e ômega 9.
  • Auxilia no controle da diabetes, já que as fibras reduzem a liberação exagerada de insulina e diminuem a absorção da glicose.
  • Fortalece a imunidade e reduz sintomas de estresse e cansaço, além de aumentar a força sobretudo muscular – por isso é ótima para atletas.
  • Estimula o apetite sexual tanto dos homens quanto das mulheres. Então, que tal umas colherinhas antes da hora H?
maca peruana estimulante

Muitas pessoas querem consumir maca devido a seu efeito estimulante e afrodisíaco


Maca peruana emagrece mesmo?

Muitos nutricionistas garantem que a maca peruana ajuda a emagrecer rapidamente e de forma saudável. Como já explicamos, a boa quantidade de fibras é ótima para turbinar a dieta e te fazer perder os quilinhos a mais.

Acontece assim: as fibras em conjunto com a água formam uma espécie de gel no organismo, que ‘ocupa’ um lugar no estômago e promove maior saciedade. Você se sente satisfeito e fica sem aquela fome incontrolável, perdendo a vontade de comer doces e outros engordativos.

Além disso, esse gel é ótimo para absorver o excesso de açúcar e gordura no sangue. Quando ele passa pelo intestino, todas as ‘impurezas’ e agentes que não contribuem em nada para o corpo acabam se prendendo nesse gel, que é posteriormente eliminado nas fezes. Incrível, não é?

maca para emagrecer

Porém, é fundamental deixar claro que as fibras só fazem efeito com a água, portanto, ao consumir esses nutrientes, aumente a ingestão de líquidos – pelo menos 2 litros de água/chás ou sucos naturais por dia. Caso contrário, o efeito será péssimo para o organismo, pois o excesso de fibras desidratadas causa prisão de ventre e até dores intestinais.

Salientamos mais uma vez que o consumo da maca peruana precisa estar associado a uma boa alimentação e atividades físicas. Se você é sedentário e come mal, nem adianta aderir a esse suplemento achando que ele vai fazer milagres sozinho.

Para saber mais sobre a maca peruana, confira uma reportagem sobre esse ‘superalimento’ no programa Globo Repórter:

É liberada pela ANVISA?

Sim, a maca peruana é liberada pela ANVISA e pode ser comercializada no Brasil sem problemas por ser um produto natural e sem efeitos colaterais.

Indicações e Contraindicações

Indicações da maca: pessoas acima do peso que querem emagrecer; praticantes de atividades físicas, devido a boa quantidade de carboidratos que dá mais energia antes do treino; indivíduos que querem aumentar o apetite sexual e os efeitos da fertilidade.

Você pode consumir esse suplemento pensando em todos seus benefícios, já que ela melhora diversas funções do organismo. Faça o teste!

A maca peruana não é um produto tóxico e que traga efeitos colaterais. Porém, há sempre um grupo que precisa se orientar antes do consumo: gestantes, lactantes, crianças, diabéticos e portadores de doenças crônicas e alergias devem sempre consultar um médico antes de consumir.

maca em pó

Dosagem e como tomar

A indicação dos especialistas é consumir 2 colheres do pó de maca por dia, antes de uma refeição ou do treino. O gosto é um pouco forte, então não estranhe. Para atenuar o sabor, misture em vitaminas, sucos, iogurtes ou coma com frutas – dá até para misturar na comida, você nem vai sentir!

Quanto às cápsulas, a recomendação é tomar duas 30 minutos antes do almoço e duas 30 minutos antes do jantar.

Efeitos colaterais

Não há efeitos colaterais, os únicos problemas que podem acontecer é prisão de ventre – caso você não aumente o consumo de líquidos – e o ganho de peso – se você consumir e manter os hábitos sedentários, pois a maca é rica em carboidratos (59% no total), que precisam ser gastos com os exercícios físicos. Fique ligado!

maca em capsulas

Onde comprar e quanto custa 

Você pode comprar a maca peruana em lojas de produtos naturais, farmácias, empórios, lojas de suplementos e em uma variedade de lojas online. Algumas opções legais e confiáveis: Mundo Verde e Corpo Perfeito.

Em pó

A maca em pó é a mais fácil de achar e a que tem maior concentração. Para emagrecer, é a mais indicada. As melhores marcas são:

  • Girol → embalagem de 100 gramas, média de 40 reais;

maca giroil

  • Jasmine → embalagam de 500 gramas, média de 35 reais;

maca peruana jasmine

  • BiO2 Nutraceutic → cerca de 40 reais, embalagem de 100 gramas.

maca peruana bio2

Em cápsulas

A versão em cápsulas é uma opção prática para atletas e pessoas que não se acostumam com o gosto da maca em pó.

  • CháMais → 60 cápsulas, 30 reais na média;

maca peruana chamais

  • Now → 100 cápsulas, cerca de 80 reais;

maca peruana now

  • Beavita → 60 cápsulas, média de 30 reais.

beavita maca peruana

A Beavita tem uma opção bem legal de maca peruana + gojiberry. Essa é uma ótima combinação para ajudar a emagrecer! A embalagem com 60 cápsulas de 500 mg custa numa média de 70 reais.

maca e gojiberry


É sempre bom contar com opções naturais e saudáveis tanto para emagrecer quanto para melhorar diversas partes e funções do organismo. É por isso muitos profissionais indicam a maca peruana para pessoas que querem mudar seus hábitos e ter mais qualidade de vida!

Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão? Deixe um comentário no post!


 

maca peruana benefícios

Sim, associada a bons hábitos diários, a maca peruana ajuda a emagrecer rapidamente!

Faça o teste com a maca peruana e veja como serão os resultados. Muita gente garante que nos primeiros dias já é possível sentir uma grande diferença! Melhore os bons hábitos e não deixe de comer alimentos de qualidade e movimentar-se sempre. Você vai se sentir mais leve, magro e saudável. É isso aí, até a próxima!


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *