Noz da Índia: Emagrece? Faz mal? Depoimentos + tudo sobre!

A noz da índia é uma opção que sempre está em alta, prometendo emagrecer rapidamente. Porém, seu consumo gera muita discussão: enquanto tem gente que garante seus benefícios, especialistas afirmam que leva a muitos efeitos colaterais e até a morte. E agora, o que fazer? Para tirar as suas dúvidas, preparamos um post com todas as informações desse produto. Acompanhe!

noz da india emagrece mesmo

Essa é a noz da índia! Emagrece? Faz mal? Confira depoimentos e saiba tudo sobre ela!

Propriedades e Benefícios da Noz da Índia

A noz da índia é a semente do fruto de uma árvore ornamental conhecida como Nogueira-de-Iguape, com o nome científico de Aleurites moluccana. Sua origem é asiática (Indonésia, principalmente), mas se adaptou muito bem ao clima brasileiro, bastante comum na região amazônica.

Esse produto ganhou fama recentemente com a crença popular de que é ótimo para perder peso rapidamente, fato que gera muita discussão entre nutricionistas e médicos. O que se sabe até agora é que a noz da índia pode ajudar a melhorar outras funções do organismo, e não perder peso. Algumas pesquisam garantem que seus principais benefícios são:

  • Efeito laxativo, com a melhora das funções intestinais;
  • Ação analgésica e anti-inflamatória, com testes realizados em ratos;
  • Controle do colesterol, devido  à inibição da biossíntese de colesterol hepático, a síntese de colesterol pelo fígado e a redução da absorção de gordura pelo intestino.

Essas são as vantagens comprovadas da noz da índia no organismo, mas mesmo assim demandam mais pesquisas para garantir a eficácia dessa semente para o consumo humano. Na medicina alternativa asiática, muitos povos usam para o tratamento de gonorreia, febre, úlceras, dores de cabeça e artrite. Porém, nada que tenha sido testado cientificamente.

Composição da noz da índia: Ativos como moretenone, moretenol, alpha-amirina e beta-sitosterol; minerais como potássio, magnésio, fósforo, cálcio, cobre, zinco, ferro e selênio; vitaminas A, C, E e ácidos graxos essenciais, 40% de ácido linoleico e 29% de ácido alfa-linolênico.

noz da india arvore

Árvore da noz da índia

Como Funciona? Emagrece Mesmo?

Todos os especialistas consultados são categóricos ao afirmar que não há nenhuma fonte segura, estudo, teste ou comprovação científica de que a noz da índia emagrece. Portanto, as pessoas não devem usar essa opção para perder peso. Além disso, o uso indiscriminado leva a diversos problemas de saúde.

Temos que deixar claro que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda da noz da índia no Brasil. O que acontece é que há muita má fé e o produto pode ser encontrado em alguns sites e até lojas, vendido sem registro, informação de fabricante e de maneira clandestina.

Nutricionistas e médicos revelam que não tem como indicar algo que não seja liberado pelo órgão. Tanto por essa informação, o consumo não é indicado para ninguém, ainda mais para o emagrecimento. 

Então, como surgiu essa história de que a noz da índia ajuda a perder peso? Como dito, depoimentos de pessoas e anúncios da mídia (sites e revistas) sem nenhuma base levaram a crer que a semente foi a responsável pelo emagrecimento. Muitos levam em conta os costumes asiáticos e o fato da semente ter compostos antioxidantes, laxativos e um leve efeito termogênico.

O problema é que, sem testes sérios, é impossível afirmar que apenas um componente garanta esse benefício. Na Ásia, o consumo não é indiscriminado e muitos adeptos à medicina alternativa cozinham a noz antes de comer, e mesmo assim em pouca quantidade – metade de uma noz em muitos casos.

O que acontece é que as pessoas acham que, por ser natural, o produto não fará mal e pode ser ingerido à vontade, ou conforme maior o consumo, maior o benefício. Um grande mito que provoca danos terríveis à saúde. Por isso, não indicamos essa noz para emagrecer. Há inúmeras opções mais eficazes e seguras que já falamos por aqui.

noz da india anvisa

Indicações e Contraindicações

A indicação principal da noz da índia é para problemas intestinais, como prisão de ventre e constipação, devido ao seu poder laxativo. Também é interessante para controlar o colesterol ruim e prevenir dores graças ao comprovado efeito analgésico.

Ainda não existem contraindicações listadas, porém é fundamental deixar claro que você só deve consumir essa semente para tratar algum problema de saúde após uma avaliação médica, e nunca por conta própria.

Faz mal? É tóxica? Efeitos colaterais e Riscos: Mito ou Verdade? 

Se não há comprovação segura do consumo, é importante salientar que a noz da índia não deve ser usada para emagrecer. Embora haja muita especulação em torno dessa semente – com gente dizendo que perdeu até 12 quilos e deixando claro que o consumo seguro é de apenas uma noz por dia -, muitas pessoas relatam efeitos colaterais terríveis, como dores de cabeça e até desnutrição.

Mas, antes de responder as principais questões do que é mito ou verdade a respeito desse produto, é primordial deixar claro que há uma confusão entre a noz da índia e o chapéu de napoleão.

O chapéu de napoleão é uma semente altamente tóxica que causa danos à saúde caso seja ingerido, desde vômitos e diarreia até a morte. Um alimento que você não deve passar perto e nunca consumir. Segundo um professor da Universidade Vila Velha (ES): “A semente chapéu de napoleão tem efeitos tóxicos que já são conhecidos na literatura e apresenta substâncias chamadas de glicosídios cardíacos, que podem causar parada cardíaca e morte”.

noz da india x chapeu de napoleao

À esquerda, a noz da índia; à direita, o chapéu de napoleão. Perceba como são parecidos! Na dúvida, não consuma nem um, nem outro.

O caso da morte de uma cantora e estudante em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, relata que ela faleceu devido ao consumo de noz da índia. Segundo matéria de um jornal local, a moça teve cirrose hepática, inchaços, dores no corpo, falta de ar e até desmaios. Fica o alerta!

Agora, saiba o que é mito e verdade sobre a noz da índia:

dor no corpo

Verdade. É um dos efeitos colaterais mais relatados por pessoas que consumiram essa semente. Geralmente, é um dos primeiros sintomas que aparecem. Quem é a favor do consumo revela que isso só acontece porque as pessoas não tomam água – e quem vai pagar pra ver?

Dá dor de cabeça

Verdade. Também é um dos sintomas mais comuns, geralmente devido à ingestão em alta concentração da noz da índia.

Causa tontura e náuseas

Verdade. Náuseas e vômitos acontecem logo que você começa a comer essa noz, ainda mais para emagrecer. Ainda não se sabe direito porque esse efeito ocorre.

Dá sono

Verdade. A fadiga pode acontecer em muitos casos devido ao cansaço e à baixa pressão, levando inclusive a desmaios sérios – sintoma relatado pela moça suspeita de falecer depois do consumo da noz da índia.

Causa insônia

Mito. Não encontramos nenhum relato de insônia, apenas o contrário, de que a semente dá muito sono, fraqueza, cansaço e até desmaios na maioria dos casos.

Causa gases

Verdade. Devido ao comprovado efeito laxativo da noz da índia, pessoas que comem de forma indiscriminada e à vontade podem sofrer com o efeito contrário, como gases e sintomas similares.

noz da india como comer

Dá diarreia

Verdade. Entra no mesmo quesito dos gases. Quem come noz da índia além da conta tem sérios danos ao intestino, acontecendo o efeito contrário do que é descrito.

Dá gastrite

Mito. Não há relação da ingestão da noz da índia com o desenvolvimento da gastrite, embora muitos relatos revelam que ela causa dores de estômago que caracterizam essa condição.

Incha o corpo

Verdade. Inchaços são comuns, sobretudo nas pernas e nos pés. E ainda tem gente que defende que a semente tem efeito diurético, que acaba com esse desconforto e a retenção de líquidos. Não tem sentido e nenhuma comprovação.

Atrasa a menstruação

Verdade. Inclusive sites que defendem o consumo desse produto revelam que a noz da índia atrasa a menstruação, mesmo sendo casos isolados.

Faz mal para o fígado

Verdade. Em longo prazo, leva a complicações hepáticas e do fígado, fatos relatados por pessoas que foram até internadas devido à ingestão da semente.

Faz mal para o coração

Verdade. Até complicações cardíacas podem ocorrer quando a noz da índia é usada para emagrecer. Há ainda o perigo da pressão baixa, desmaios e falta de ar.

Causa depressão

Mito. Não há nenhuma fonte que mostre essa relação, mesmo porque os primeiros sintomas do consumo exagerado dessa opção são físicos e muito graves, com efeitos que já causam danos antes mesmo de chegar a uma depressão.

noz da india testes

Muitas universidades têm estudado a noz da índia e afirmado que não faz bem à saúde

Causa impotência

Mito. Entra no mesmo quesito da depressão. Não há nenhuma comprovação de que a noz da índia provoque impotência sexual em homens ou prejudique a libido das mulheres.

Anula o efeito do anticoncepcional

Verdade. Ninguém indica o uso da noz da índia com qualquer tipo de remédio ou suplemento, já que um pode anular o efeito do outro. Na dúvida, é melhor não consumi-la.

Aborta

Verdade. Grávidas e lactantes não devem passar nem perto dessa noz. Além dos riscos para a mãe, ainda há danos sérios ao bebê.

chapeu de napoleao

Causa câncer

Mito. Os efeitos colaterais são frequentes e rápidos, e não lentos a ponto de desenvolver um câncer. Não há nada que assegure essa relação, faltam muitos testes e estudos para servir de base a esta afirmação.

Pode matar

Além do caso da cantora que já relatamos aqui, especialistas revelam que pessoas morreram de intoxicação com a a semente em São Paulo, Goiás e Espírito Santo. Portanto, é fato, a noz da índia pode matar!

Como Usar?

Na Ásia, o uso da noz da índia é cozida e o consumo de meia semente. Além disso, alguns povos usam como tempero ou uso tópico, aplicando no cabelo.

No Brasil, quem toma indica uma noz por dia, dividida em 8 pedaços, que deve ser coloca em infusão na água quente por 5 minutos antes da ingestão. Outra recomendação é nunca comer em jejum e tomar muita água para não ter efeitos colaterais – que mesmo assim são relatados por muitas pessoas.

Quanto Custa? 

Se não há certificação da Anvisa quanto à noz da índia nem como suplemento ou medicamento e a comercialização é proibida, não há preço. Em uma busca, alguns sites oferecem a opção ‘noz da índia verdadeira’, porém, nenhum deles é confiável. Outra loja online oferece uma alternativa em cápsulas da Nutrigold – não encontramos o produto na página da fabricante e não tivemos sucesso no contato telefônico para saber mais informações.

No mais, a Vigilância Sanitária de várias cidades fiscaliza e multa as lojas que vendem noz da índia em qualquer apresentação (semente in natura, cápsulas ou pó), e alerta ainda para que as pessoas denunciem para o 156 quando encontrarem esse produto para comercialização.

O que acontece é que há muitos vendedores clandestinos, que além de vender a semente sem qualquer informação de composição, ainda pode substituí-la pelo perigoso e fatal chapéu de napoleão, já que eles são bem parecidos. 

noz da india preço

Quem vende noz da índia de modo clandestino diz que ela faz milagres. Daí você já tem uma ideia, não é?

Onde Encontrar a Noz da Índia Verdadeira?

Mesmo a noz da índia ‘verdadeira’ não apresenta benefícios comprovados (o que se sabe demanda mais estudos) à saúde e não possui registro e liberação dos órgãos competentes, portanto, não confie em sites e pessoas que vendem essa opção prometendo milagres e o emagrecimento rápido. O que especialistas sérios indicam é nunca consumir e denunciar quem comercializa de forma indiscriminada e sem nenhuma informação confiável.

Depoimentos e Fotos de Noz da Índia Antes e Depois

Nas pesquisas que fizemos, encontramos diversos depoimentos e fotos de pessoas que relatam o emagrecimento consumindo noz da índia. Por outro lado, o que mais se vê é gente falando de efeito colateral logo depois de começar a ingerir a semente. Confira!

  • Depoimentos a favor da noz da índia

Eu estou tomando a 3 meses não sei quantos quilos que já perdi, mas minhas calças jeans que são número 50 já podem ser substituídas pelo 48, sei que preciso fazer atividade física, mas por enquanto ainda não dá, por isso pretendo continuar tomando a noz, melhorou o funcionamento do intestino, mas sinto os nódulos nos seios e na barriga, não muitos. as pernas as vezes incham, sinto uma pulsação no meu ouvido esquerdo as vezes. Mas estou gostando muito dos resultados.

Estou tomando há 2 meses. Emagreci 4 kilos. Tenho usado em 3 partes, MAS NÃO façam isso. Tenho perda de potássio, muitas cãibras e excesso de urina. Creio que também conta a minha idade (60), faço hidroginástica regular e ajuda muito. Minha recomendação é tomar em pedaços bem pequenos.

Funciona sim, basta seguir o conselho sobre beber muita água, fui de 96 para 79 kilos e minha esposa de 78 para 57!

  • Depoimentos contra a noz da índia

Estou tomando a noz da índia há dois meses e até hoje não emagrecimento uma grama, parei de tomar essa semana pois estou sentindo dores no peito.

Eu parei de tomar há quase um ano e ainda sinto os efeitos colaterais, depois de ficar com dores na barriga, toda ainda tenho o fígado aumentado e sinto muitas dores fortes, tosse forte, parece que vou infartar de tanto que meu coração dispara e cólicas renais.

Tenho que contar minha experiência com a noz da índia. Bom, no início foi uma maravilha (por volta de 1 semana) perdi cerca de 4 kg, porém, o tempo foi passando e não vi mais resultado. Eu não sentia vontade de fazer absolutamente nada, até pra falar eu tinha preguiça, dormia em todos os cantos possíveis e vivia no banheiro. Depois que parei de tomar, eu reparei que aquela fadiga toda que eu sentia era por causa da noz, achei muito estranho e resolvi não tomar mais.

Veja algumas fotos da noz da índia antes e depois que rolam na internet – vale deixar claro que não são fontes confiáveis.

noz da india antes e depois

noz da india como funciona

noz da india como consumir

noz da india emagrece

noz da india o que é

noz da india resultados

noz da india

Quer consumir mesmo sabendo dos riscos? A escolha é sua. Nós não indicamos nem a ‘noz verdadeira’ e muito menos a parecida. Pense sempre em sua saúde!


Bom, esperamos que tenha ficado claro o quanto a noz da índia pode ser prejudicial a sua saúde. Quando o produto é eficaz e comprovado, com bases seguras de estudos, indicaremos e faremos todas as ressalvas, sempre com o apoio de especialistas. Portanto, prefira outras fontes naturais que realmente fazem diferença e ajudam a emagrecer. Confira boas alternativas na sessão Exercícios/Dieta do Beleza e Forma!

Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post! Para ler outras dicas sobre Beleza e Saúde, continue navegando no site. Até mais! 

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *