Orlistate/Xenical/Lipiblock: O que é? Emagrece? Saiba tudo!

O orlistate é um medicamento que reduz a absorção da gordura, ótimo para quem busca emagrecer rapidamente. Vendido sob os nome de xenical ou lipiblock, é uma boa opção e traz ótimos resultados, desde que seja usado da forma correta. Para saber como funciona, como tomar e tudo sobre esse suplemento, acompanhe o post!

orlistate lipblock xenical

Sempre que algum suplemento/medicamento emagrecedor começa a ter destaque, várias pessoas querem testá-lo para saber se funciona mesmo. Se você é desses que precisa perder peso e o excesso de gordura localizada rapidamente, há sempre boas alternativas. Mas será que todas são eficientes e fazem o mesmo efeito para qualquer pessoa? Conheça o orlistate/xenical/lipiblock e saiba se ele é ideal para sua dieta!

O que é? Como funciona? 

O orlistate é um medicamento criado com o intuito de impedir que o organismo absorva até 30% da gordura dos alimentos. É aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e comercializado livremente no Brasil – sendo assim, é uma opção confiável – mas só deve ser usado sob prescrição médica e em casos específicos.

Segundo nutricionistas, este suplemento é indicado para casos de obesidade e sobrepeso, no qual opções convencionais não resolvem. Seus compostos agem diretamente no tubo digestivo, bloqueando a ação das enzimas responsáveis por absorver gordura e eliminando esses excessos pelas fezes.

O orlistate inibe a ação da enzima lipase, que é justamente a responsável por armazenar a gordura no corpo. Sua ação é apenas no tubo digestão, ele não afeta o sistema nervoso e não age da circulação, por isso não causa dependência. 

A bula do xenical é bem específica: ”O xenical é indicado para o tratamento a longo prazo de pacientes com sobrepeso ou obesidade, incluindo pacientes com fatores de risco associados à obesidade, em conjunto com uma dieta levemente hipocalórica”. Portanto, se você tem apenas algumas gordurinhas e não se enquadra no grupo de excesso de peso, o orlistate não é uma boa opção.

Composição do xenical: Cada cápsula de contém 120 mg do componente ativo orlistate. Excipientes (conteúdo da cápsula): celulose microcristalina, amido glicolato de sódio, polividona K30, lauril sulfato de sódio e talco. As cápsulas são revestidas de gelatina, índigo carmim (E132) e dióxido de titânio (E171).

orlistate

Orlistate emagrece mesmo?

O orlistate emagrece mesmo. É capaz de bloquear até 1/3 da gordura ingerida em uma refeição, por isso contribui para a perca de até 10% do peso em um ano. Mas é claro que ele não é milagroso e só deve ser consumido junto a uma dieta regrada e a prática de exercícios físicos.

Como reduz bastante a gordura no organismo, o xenical promove outros benefícios, como a redução do colesterol ruim (LDL) e das taxas de glicose no sangue e controle da pressão arterial.

Estudos recentes testam a eficácia desse suplemento contra a gordura visceral, aquela mais difícil de ser eliminada pelo corpo e que leva a doenças sérias. Segundo a bula: o xenical proporciona melhora dos fatores de risco associados ao excesso de peso, dentre eles: hipercolesterolemia, diabetes mellitus não insulino-dependente (do tipo 2), intolerância à glicose, hiperinsulinemia, hipertensão, e proporciona também a redução da gordura visceral.

Como tomar? 

A posologia do xenical indica tomar 3 cápsulas de 400 mg por dia, antes das principais refeições, por até 15 dias. Já a porção de 240 mg pode ser consumida em até um mês sem efeitos colaterais. É primordial evitar o exagero e seguir sempre a orientação médica antes de tomar o orlistate, já que a indicação pode mudar caso a caso.

xenical como usar

Riscos e efeitos colaterais

Como o organismo não absorve parte da gordura dos alimentos, é possível que isso também influencie nas vitaminas, sobretudo a A, D, E, K. Para não sofrer com esse efeito colateral, muitos especialistas indicam associar o consumo do medicamento com um multivitamínico – não tomar na mesma hora, e sim cerca de 2 horas depois.

Mas esse não é o único risco do orlistate à saúde. Muitas pessoas relatam problemas como dores de cabeça, inchaços, gases, cólicas, gotas de gordura nas fezes, diarreia, cansaço, insônia, ansiedade, reação alérgica e cólicas menstruais irregulares.

Além disso, ele não deve ser tomado em associação a remédios de tireoide, diabetes, com efeito anticoagulante, outros suplementos para perda de peso e análogos da vitamina D. Por isso, é essencial ter o apoio médico ao consumir o xenical, e sob qualquer efeito, suspender o uso e consultar o profissional imediatamente.

E as contraindicações? São muitas: gestantes, lactantes, idosos, crianças, pessoas que sofrem com anemia ou deficiência de vitaminas, mulheres que tomam anticoncepcionais, indivíduos com doenças crônicas, problemas renais, de vesícula, cardíacos e com arritmia não devem tomar orlistate.

emagrecer rapido

De obeso para sarado: quem não quer?

Precisa de receita?

Sim, é preciso de receita médica para fazer uso desse medicamento. Em geral, o orlistate é indicado para adultos com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 30, além de indivíduos com doenças como diabetes mellitus tipo 2, colesterol elevado, hipertensão arterial e esteatose hepática, de acordo com a própria bula desse composto.

Caso você queira não esteja conseguindo emagrecer e precisa de uma boa opção para perder peso (e se livrar da gordura visceral), converse com seu médico para saber se é possível tomar o medicamento.

Se o seu caso não é extremo e você só precisa se livrar de poucas gordurinhas, existem outras opções naturais que trazem bons resultados. Prefira sempre as alternativas mais saudáveis. 

Quanto custa?

O orlistate é vendido como xenical ou lipiblock. As duas opções estão disponíveis em farmácias e drogarias.

  • Xenical (120 mg): 42 cápsulas – de 130 a 180 reais; 84 cápsulas – de 260 a 320 reais.
  • Lipiblock: (120 mg): 42 cápsulas – de 120 a 160 reais; 84 cápsulas – de 180 a 300 reais.

Resultados de Xenical antes e depois

Para quem está dentro do quadro no qual o medicamento é indicado, o xenical traz ótimos resultados. Confira algumas fotos antes e depois que circulam na web!

xenical

xenical antes e depois

xenical como tomar

orlistate resultados

orlistate resultados antes e depois

orlistate xenical

resultados orlistate

orlistate o que é

orlistate funciona

orlistate emagrece

orlistate como usar
orlistate como tomar

orlistate beneficios

orlistate antes e depois

lipblock

lipblock antes e depois


Agora você já sabe que o orlistate não é uma opção indicada para qualquer pessoa que busca o emagrecimento, então, caso não esteja no grupo de obesos, é melhor investir em outras alternativas. Há uma série de suplementos, inclusive já falamos de vários por aqui. E claro, nunca tome algo achando que é milagroso, afinal, perder peso depende de um ciclo de alimentação + exercícios físicos.

Gostou da matéria? Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário no post! Para acompanhar outros posts sobre Saúde, continue navegando no site. Até a próxima! :)


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *