Tribulus Terrestris: Funciona? Benefícios, antes e depois
Vira e mexe o tribulus terrestris está na moda. Assim como vários suplementos, esse produto chama atenção de muitos atletas e praticantes de atividades físicas para melhorar o desempenho no treino e conseguir resultados mais rápidos, como o ganho de massa muscular. Mas será que ele funciona mesmo? Quais são os benefícios e os efeitos colaterais? É isso que vamos falar neste post, acompanhe!
Tribulus terrestris é uma erva da família família Zygophyllaceae, comum nas regiões quentes do Mediterrâneo e na Ásia – sobretudo na China. É rica em flavonoides e outras substâncias importantes que destacam suas principais funções no organismo. Pode ser encontrada em chá, extrato ou cápsulas.
Essa planta tem diversas finalidades, desde um potente estimulante sexual até como redutor da pressão arterial. Muita gente ainda acredita que favorece o ganho de massa muscular, por isso deve ser consumido por atletas e praticantes de atividades físicas antes da malhação.
Várias funções do tribulus terrestris são comprovadas e trazem ótimos benefícios para o corpo. Confira, a seguir, o que é realmente verdade sobre esse suplemento!
Para que serve? Benefícios
Segundo especialistas, a grande responsável pelos principais benefícios do tribulus terrestris é uma substância conhecida como protodioscina. Estudos revelam que esse componente favorece a produção do óxido nítrico, com forte efeito vasodilatador no organismo, ótimo para inibir uma enzima que aumenta a pressão arterial.
Além disso, há ainda o estímulo do hormônio LH nos homens, acelerando a produção de testosterona e atuando como um verdadeiro viagra natural, bom para a libido, equilíbrio hormonal e para acabar com problemas relacionados a isso, como a disfunção erétil. Sendo assim, o desempenho sexual melhora muito!
Benefícios comprovados do tribulus terrestris:
- Aumenta a libido e prolonga a ereção: O principal benefício dessa planta é atuar como estimulante sexual, tanto para os homens quanto para as mulheres. A protodioscina, com seu poder de vasodilatação, aumenta consideravelmente os níveis de testosterona e otimiza a relação a dois. Por isso os homens são os que mais procuram o tribulus.
- Ajuda na redução da pressão arterial: O efeito vasodilatador das substâncias contidas nessa erva inibe a ação da enzima conversora de angiotensina que leva ao aumento da pressão arterial quando é produzida em grandes quantidades pelo corpo.
Alguns estudos em ratos revelam que o tribulus pode ter auxiliado na diminuição da glicose. Porém, essas pesquisas ainda são recentes e pouco satisfatórias.
Funciona mesmo?
Os benefícios do tribulus terrestris citados anteriormente já foram comprovados pelos cientistas. A ação afrodisíaca é ótima e recomendada para pessoas que querem dar um up na hora do sexo. Vale a pena fazer o teste!
Porém, a maioria das pessoas procura esse suplemento visando principalmente o ganho de massa muscular. Bom, de acordo com especialistas, o aumento da testosterona pode influenciar na performance na hora de malhar.
Sendo assim, é boa para a força, vigor e rendimento físico, fatores perfeitos para o pique e, consequentemente, o acúmulo de massa magra. Para alguns profissionais, é uma opção natural e segura, ao contrário dos anabolizantes.
Esse efeito da testosterona atua como complemento do ganho de massa muscular. Em animais, pesquisas revelam que há um leve crescimento dos músculos, já nos humanos o efeito não é comprovado, já que sabe-se que os principais fatores para esse benefício é uma alimentação balanceada e o consumo de proteínas.
Engorda? Tem efeitos colaterais?
Não há relação do consumo do tribulus terrestris com o ganho de peso, portanto, pode ficar tranquilo que esse suplemento não engorda. Muitos educadores físicos garantem que essa erva ajuda até a emagrecer, já que tem efeito diurético – para acabar com os inchaços – e ajuda na formação da massa magra.
Quanto aos efeitos colaterais, o uso exagerado e sem recomendação profissional pode causar sérios problemas. Nos homens, é responsável pelo aumento das mamas, atrofia testicular e até infertilidade. Já nas mulheres altera o ciclo menstrual, causa disfunções no clitóris, acelera o crescimento de pelos e a acne, além de problemas na ovulação.
Pessoas com pele oleosa demais e que sofrem com a queda da cabelo também devem evitar a ingestão dos componentes dessa planta.
É importante deixar claro que você não deve tomar o tribulus por conta própria. Se quiser fazer uso desse suplemento, consulte sempre um médico e um nutricionista. Pessoas com diabetes, pressão alta, doenças crônicas, crianças, gestantes e lactantes e com outros problemas de saúde não devem consumir: os efeitos podem agravar as enfermidades e levar a problemas graves.
Quanto custa?
Atualmente, o tribulus terrestris é vendido em cápsulas, em embalagens com 100 comprimidos, que variam na dosagem de 250mg a 1500mg. Aqui no Brasil, as lojas comercializam marcas importadas como a Now Sports e a Optimum Nutrition. Confira outras fabricantes gringas confiáveis:
Você pode comprar esse suplemento em farmácias, drogarias, lojas de suplementos e lojas de produtos naturais. Alguns sites online também vendem tribulus terrestris, mas desconfie de marcas duvidosas e valores baixos. A média de preço é de 100 a 200 reais, variando conforme a dosagem. A indicação de consumo é de 3 cápsulas ao dia.
Evite consumir o chá da erva e o extrato. Mesmo que manipulado, o tribulus terrestris deve ser vendido em cápsulas, pois já vem com a quantidade ideal e recomendada para o consumo.
Tribulus terrestris para mulheres
É importante deixar claro que, até agora, todos os testes com o tribulus terrestris foram realizados em homens. Então, não há comprovação de seus benefícios em mulheres.
Alguns especialistas afirmam que o aumento da libido é comum tanto para eles quanto para elas, portanto as mulheres que ingerem o tribulus também tem uma melhora significativa na hora do sexo.
E para os sintomas da menopausa, essa planta é indicada? Não! Não é recomendado ingerir o tribulus para atenuar dores de disfunções da menstruação e TPM. Ela pode até causar resultados contrários. Além disso, por aumentar a testosterona, pode ter efeitos indesejados, como engrossamento da voz e aumento do clitóris e de pelos.
Se você, moça, quer testar os efeitos do tribulus, converse muito com seu médico. Nunca consuma cinco dias antes de menstruar!
Fotos de resultados antes e depois
Muita gente garante que esse suplemento dá ótimos resultados na hora do treino. Porém, ele é visto mais como um complemento do que o responsável pelo ganho de massa muscular de forma rápida e eficaz. Listamos algumas imagens de antes e depois do tribulus terrestris que circulam na web. Dê uma olhada!
Veja também relatos de pessoas que usaram esse suplemento:
https://www.youtube.com/watch?v=FbC6vroEY_Q
Nenhum suplemento faz milagres e atua sozinho. Para ter benefícios no corpo e saúde, é preciso seguir um ciclo de bons hábitos, que vão desde uma boa alimentação até a prática frequente de atividades físicas.
Esses produtos, por mais naturais que sejam, atuam sempre como coadjuvantes de uma rotina maior. Portanto, não vá consumindo qualquer coisa achando que terá resultados incríveis e imediatos!
Se você tem alguma dúvida, crítica ou sugestão, deixe um comentário no post!
Gostou de saber mais sobre o tribulus terrestris? Agora, informe-se com seu médico se quiser fazer uso desse suplemento e testar os resultados no seu corpo. Se sentir qualquer efeito indesejado, suspenda o uso e contate o profissional. O que sempre deixamos claro é que, se você tem uma vida sem excessos e com bons hábitos, não é preciso recorrer a essas alternativas, já que tudo melhora naturalmente. Fique ligado! Para acompanhar mais matérias bem legais sobre Saúde e Beleza, continue navegando no site. Valeu! :)