Ácido Hialurônico: O que é? Benefícios, preço e tudo sobre!

O ácido hialurônico é uma opção essencial para manter a beleza em dia. Esta substância faz toda a diferença na pele, com diversos benefícios que vão desde a eliminação de olheiras e acne até a prevenção de rugas e celulite. Para saber tudo e a ação do ácido em todas as partes do corpo e para vários procedimentos, acompanhe o artigo!

ácido hialurônico o que é como aplicar

O que é ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é uma molécula naturalmente presente no organismo humano, com a função de atrair e reter a água para lubrificar, dar mais viço, melhorar a textura e a firmeza da pele. Por isso, está concentrada em mais de 50% na derme, mantendo sua saúde e contribuindo para que fique elástica, firme e hidratada.

O problema, porém, é que assim como o colágeno (uma proteína que mantém a elasticidade da pele), a produção de ácido hialurônico vai caindo gradativamente a partir dos 25 anos. Logo, começam a aparecer vários incômodos, como rugas, ressecamento, celulite e uma série de problemas.

Após muitos estudos, especialistas concluíram que a reposição desta substância pode ser feita normalmente, justamente para melhorar o aspecto da pele e promover a beleza. Por isso, tornou-se uma opção recorrente nos consultórios de estética para diversas funções.

O uso do ácido hialurônico em humanos começou a ser usado em 1996, por duas opções: de origem animal (derivado da crista do galo e similares) ou biotecnologia (pela fermentação de bactérias). É bom deixar claro, porém, que antes da aplicação esta substância passa ainda por muitos processos de purificação, até tomar a forma de um gel que se torna a matéria prima de cosméticos ou cápsulas, além de ser usado diretamente na pele.

ácido hialurônico como é

O aspecto do ácido hialurônico lembra um gel

Segundo dermatologistas, por ser uma substância já presente no corpo, ele age de forma natural e mais eficiente que muitas opções parecidas e disponíveis no mercado. Pode ser injetável, aplicado em associação com cremes ou de uso oral – ainda não disponível no Brasil. 

Para que serve? 

Como age em toda a pele – que é ‘apenas’ o maior órgão do corpo humano, o ácido hialurônico é indicado para vários tratamentos, com uma série de benefícios que realmente fazem diferença. Não é à toa que se tornou um componente primordial para o rejuvenescimento e tratamentos similares.

Olheiras

Uma das principais indicações do ácido hialurônico é para combater as olheiras, nivelando a área que está com aparência funda e destacada e garantindo um bom aspecto ao redor dos olhos. O preenchimento é feito por uma agulha pós anestesia e a substância é aplicada para nivelar, uniformizar e acabar com o escurecimento do local.

Podem surgir hematomas que desaparecem em cerca de cinco dias. É recomendado fazer uma nova aplicação depois de um ano, para garantir que a textura da região se mantenha e para acabar de vez com as olheiras. Porém, como elas podem ter muitas causas, consulte um dermatologista para fazer um tratamento eficiente e com acompanhamento profissional.

Lábios

O ácido hialurônico é um componente essencial para preenchimento labial, sobretudo para quem tem lábios finos, desproporcionais, sem controle e volume. A viscosidade do gel é intermediária, tudo para deixar um aspecto natural que dura até um ano.

Além de atrair as moléculas de água para a região, ainda estimula a produção de colágeno, fortalecendo e garantindo elasticidade à pele. Por não ser uma substância definitiva, é a principal recomendação dos profissionais no caso do preenchimento.

Após um exame longo para saber como será feito o procedimento, aplica-se uma anestesia e é feita a injeção do produto, que sempre altera conforme a necessidade de cada pessoa. Os lábios ficam inchados por até uma semana, voltando ao normal aos poucos e destacando ainda mais o visual.

ácido hialurônico

Nariz / Rinoplastia

O preenchimento do nariz também usa este componente, visando eliminar rugas e esticar a pele, acabando com os sinais de envelhecimento. Atua nas camadas mais profundas da pele, mas é temporário, durando cerca de 1 ano, no máximo. Tem bons resultados e é bem melhor que outras opções sintéticas usadas na rinoplastia.

Queixo / Mentoplastia

A mentoplastia funciona praticamente do mesmo jeito que a rinoplastia. No caso do queixo, suaviza as rugas, preenche cicatrizes, define o contorno e corrige outras imperfeições. Para fazer, é um processo rápido que precisa de anestesia e dura em torno de 1 ano, sem inchaços e com ótimo resultado.

Bigode chinês e rugas

É um dos procedimentos mais procurados e que faz muita diferença no visual. Queridinho das famosas, é feito com ácido hialurônico sintético, que acumula água e incha o local para que a ruga diminua e desapareça. Segundo especialistas, o risco é baixo e o efeito dura cerca de 10 meses.

Qualquer cirurgião plástico pode fazer esse procedimento, porém é primordial pesquisar bem e conversar previamente com o profissional para não ter problemas. Geralmente, é uma técnica segura e que não tem efeitos colaterais.

ácido hialurônico aplicação

Cicatrizes de acne

Para combater cicatrizes de acne, antes da aplicação do ácido hialurônico é feito um peeling na região, com uma limpeza completa para retirar todas as impurezas.

O procedimento é bem parecido com o que é feito para combater a celulite: após a aplicação de uma anestesia, o profissional usa uma agulha para descolar a fibrose que deixa a pele repuxada/com aspecto ruim. Assim, forma-se um buraco que é preenchido com a substância, para dar fim às cicatrizes.

O processo é rápido e depende da região. Depois da consulta, podem surgir alguns hematomas e inchaços, que somem depois de cinco dias. A indicação é ficar em repouso e evitar ficar tocando na área.

Celulite

O ácido não dá fim à celulite de uma hora para outra, afinal, não é uma opção milagrosa e que faz efeito imediatamente. Para bons resultados, é necessário recorrer à técnica em várias sessões, ainda mais se há muitos pontos de celulite no corpo.

Tudo é feito da mesma forma utilizada para combater as cicatrizes de acne: com anestesia, agulha para repuxar a pele e uso do ácido hialurônico como preenchimento. Além disso, especialistas indicam associá-lo a outros tratamentos estéticos para garantir um bom (e visível) efeito.

ácido hialurônico capsulas

Opção em cápsulas, difícil de ser encontrada no Brasil

Bioplastia de glúteos

Como não é um procedimento definitivo, a aplicação de ácido hialurônico nos glúteos é considerada mais segura que outras alternativas. Embora seja mais cara e precise de muitas sessões para atingir um efeito ideal, tem boa durabilidade e é a melhor recomendação dos cirurgiões e dermatologistas. Se você quiser investir em uma bioplastia, converse com um profissional e tire todas as dúvidas antes de se submeter à técnica.

Em creme e pomada

Nos cremes e pomadas, esse componente ajuda a reter a água para deixar a pele hidratada, lisa e saudável. A substância penetra nas camadas mais profundas da derme e garante o viço frequente – bem como a prevenção contra muitos incômodos.

Você pode encontrar essas opções facilmente em perfumarias, lojas de cosméticos e farmácias, aplicando diariamente em cada área específica. Para garantir um bom efeito, é bom associar com vitaminas C, A e E, potentes antioxidantes que evitam o envelhecimento precoce das células e ajudam a eliminar toxinas (isso tanto na fórmula de cremes quanto na alimentação).

creme com ácido hialurônico

Muitos cosméticos tem o ácido hialurônico como componente

Para o cabelo

Até os cabelos podem sentir os benefícios do ácido hialurônico lipossomado, que é aplicado por meio de uma vacina capilar ou como componente de muitas máscaras. A ação de atrair a água para os fios ajuda a deixar a fibra mais forte, sem frizz, ressecamento e protegido de danos devido ao sol, poluição e uso de química.

Paralelo a uma boa limpeza, os resultados são realmente impressionantes, revelam muitos dermatologistas. Além das máscaras, a substância está presente em muitos cremes capilares e shampoos.

ácido hialurônico cabelos

O cabelo fica mais saudável e viçoso com esse ácido

Para o joelho

Geralmente, esta substância é utilizada no joelho em infiltração para tratamento de artrose e outros problemas similares. Na cartilagem, o líquido combate inflamações e lesões, mantendo a área lubrificada. São necessárias de 3 a 5 sessões, que duram cerca de 5 minutos e só são feitas com anestesia local. É simples e com baixo índice de complicações, porém, só deve ser indicado por um profissional capacitado.

ácido hialurônico nos joelhos

Quanto custa a sessão? 

Você já sabe que a grande vantagem do ácido hialurônico é o fato de ser uma substância natural que quase não apresenta riscos, bem mais segura quando comparada a tipos sintéticos.

As partes ruins, porém, é que não é duradouro – a maioria dos procedimentos dura 1 ano e precisam de retoques – e o preço é elevado. A aplicação custa na média de 1300 a 1500 reais, variável conforme o tratamento estético, clínica e local. A ideia é pesquisar bem e fazer pacotes de sessões.

Os cosméticos à base desse componente são mais em conta e já fazem muita diferença no local em questão. São boas alternativas para renovar a pele, ainda mais quando associado a suplementos de colágeno. 

E as cápsulas? Suplementos encapsulados não são comuns no Brasil, porém algumas lojas e farmácias de manipulação vendem opções importadas de 100 a 300 miligramas com 60 comprimidos (custam cerca de 100 reais). A concentração é menor do que o líquido em si, e a absorção pelo organismo também é lenta, por isso a aplicação direta é a melhor alternativa.

Fotos de ácido hialurônico antes e depois

Quer saber como são os resultados antes e depois do ácido hialurônico? Veja algumas fotos que rolam na web!

ácido hialurônico antes e depois

ácido hialurônico como aplicar

ácido hialurônico como funciona

ácido hialurônico destaque

 

ácido hialurônico na pele

ácido hialurônico nariz

ácido hialurônico no nariz

ácido hialurônico o que é

ácido hialurônico olheiras

ácido hialurônico para o queixo

ácido hialurônico para olheiras

ácido hialurônico pele resultados

ácido hialurônico pele

ácido hialurônico preço

ácido hialurônico queixo

ácido hialurônico resultados antes e depois

ácido hialurônico resultados

ácido hialurônico

antes e depois olheiras

O uso do ácido hialurônico faz toda a diferença quando o indivíduo tem bons hábitos, como uma alimentação balanceada e a prática frequente de atividades físicas. Lembre-se que ele é apenas um complemento para manter a beleza em dia, é preciso viver bem e saudável para potencializar o efeito de qualquer opção ou tratamento estético.

As contraindicações são para pessoas que tem hipersensibilidade à solução, por isso são necessários exames pré-operação. Reações adversas são raras e difíceis de acontecer, sempre com bons resultados que são visíveis dias após o tratamento. É uma ótima opção para homens e mulheres, vale a pena apostar!


Quer dar uma renovada total no visual e garantir a saúde da sua pele? Aposte nos bons hábitos diários e recorra aos procedimentos com ácido hialurônico, uma alternativa eficaz e que realmente faz muita diferença!

E aí, gostou de saber tudo sobre o uso desta substância? Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário no post. Para ler outras dicas de Beleza, continue navegando no site, temos matérias bacanas e exclusivas feitas especialmente para você! Boa sorte e até a próxima! :)


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *