Aplicação de Enzimas/Mesoterapia emagrece? Saiba tudo!
Aplicação de Enzimas/Mesoterapia emagrece mesmo? Bom, muita gente diz por aí que essas técnicas são realmente bem efetivas quando se trata de eliminar o excesso de gordura do corpo. Para te ajudar a tirar dúvida e perder peso rápido, fizemos este post esclarecedor falando tudo a respeito desse procedimento. Acompanhe e saiba tudo!
Gordura localizada, ninguém merece, não é? Tanto as mulheres quanto os homens buscam várias alternativas para dar fim a esse desconforto que prejudica a aparência e contribui para doenças sérias.
Além de uma rotina saudável, livre do sedentarismo e com uma boa alimentação, há diversos procedimentos estéticos que ajudam nesse objetivo de emagrecer e ficar com o corpo em dia. A mesoterapia é um deles! Saiba o que é, como funciona, preço, contraindicações, efeitos colaterais, onde fazer e resultados antes e depois.
O que é e como funciona?
A aplicação de enzimas é mais uma técnica que serve para acabar com a gordura localizada. É feita por meio de injeção de substâncias orgânicas (de 4 a 6 tipos diferentes) que promovem reações químicas no organismo, algumas com efeito antioxidante, outras como estimulante do colágeno e grande parte para favorecer a quebra da gordura – e para que seja eliminada posteriormente.
Esse tratamento deve ser feito após uma avaliação médica e sempre com um profissional qualificado, e o sucesso depende caso a caso – lembrando que é mais um complemento para emagrecer, e não uma solução milagrosa. A aplicação é feita por agulhas pequenas, seja intramuscular ou subcutânea.
A injeção intramuscular é aplicada geralmente na região dos glúteos, para favorecer o emagrecimento por completo; já a subcutânea é sempre no local exato da gordura (geralmente, a mais utilizada na mesoterapia).
As enzimas lipolíticas são as mais utilizadas no procedimento, já que elas têm a função de liberar a gordura das células diretamente no local afetado – barriga, glúteos, pernas, entre outros – e assim, ela é removida do organismo por meio do suor, urina e fezes.
Antes do procedimento, é feito um teste de combinação de enzimas, para saber quais serão mais eficientes dependendo do metabolismo. Depois de alguns dias, é marcada a primeira sessão para a aplicação. O especialista limpa bem a área com álcool e começa a dar as injeções, que costumam ser pouco doloridas – isso depende muito da sensibilidade de cada um. É tudo rápido, com duração média de 40 minutos.
Enzimas, Intradermoterapia, Mesoterapia e Lipostabil – Qual a diferença?
Muita gente confunde esses termos, mas será que é tudo a mesma coisa? Saiba a diferença:
- Aplicação de enzimas: é o procedimento no qual explicamos anteriormente, feita por meio de injeções de substâncias orgânicas para acabar com a gordura localizada e emagrecer. São usadas três tipos de enzimas nesta técnica: as lipolíticas, as glicolíticas e as proteolíticas.
- Mesoterapia: consiste na aplicação de enzimas lipolíticas especificamente, aquelas que quebram as células de gordura e agem diretamente nos pontos problemáticos do corpo.
- Intradermoterapia: a intradermoterapia também usa injeções para promover a perda de peso, acabar com a gordura localizada e prevenir a celulite. A diferença é que pode usar outros componentes e medicamentos pra isso, não as enzimas em si (como lipostabil, chá verde, tiratricol, xantina, cafeína, entre outros).
- Lipostabil: é um dos compostos mais comuns utilizado nas aplicações de intradermoterapia. É derivado da soja e facilita a liberação da gordura das células, agindo diretamente na área crítica, melhorando seu aspecto e contribuindo para o emagrecimento.
Aplicação de enzimas no rosto
Também conhecida como intradermoterapia facial, a aplicação de enzimas no rosto visa acabar com pontos de gordura nas bochechas e outras áreas, atenuar sinais de rugas, envelhecimento, acne, entre outros incômodos para deixar a face com uma aparência melhor. Também por injeções, podem ser aplicados nutrientes como vitaminas e ácidos, além de enzimas.
Há ainda a mesoterapia capilar, também chamada de intradermoterapia, que age diretamente no couro cabeludo a fim de fortalecê-lo e fazer os fios crescerem mais rápido e saudáveis.
Aplicação de enzimas no corpo
Já a aplicação de enzimas no corpo geralmente apresentam efeito lipolítico – para liberar a gordura localizada e eliminá-la – (usado na mesoterapia), ou então ação antioxidante ou eutrófica, com o intuito de favorecer a formação do colágeno – proteína que dá força e elasticidade à pele – e outras substâncias, todas para melhorar a aparência, combater a flacidez e ajudar na perda de peso.
Indicações e contraindicações
A mesoterapia é indicada para quem precisa de um tratamento complementar à dieta e exercícios físicos para acabar com a gordura localizada rapidamente e de modo eficaz.
Já no grupo se contraindicados, estão gestantes, lactantes, pessoas com doenças crônicas e hipertireoidismo, hipertensos, portadores de câncer e crianças obesas. Em todo caso, é necessário uma avaliação prévia com um médico antes de se submeter à aplicação de enzimas para emagrecer.
É perigoso? Efeitos colaterais e riscos
Essa técnica não é perigosa e não apresenta efeitos colaterais, justamente porque utiliza substâncias orgânicas e/ou nutrientes que não causam riscos à saúde. Só podem ocorrer problemas especificamente em casos de hipersensibilidade a algum componente – por isso é feito o teste de enzimas previamente à primeira sessão.
Em todo caso, quem está com alguma doença ou em situação especial não deve se submeter à mesoterapia, ao menos que seja liberado pelo médico após uma consulta. O profissional avalia caso a caso e indica o número de sessões e a melhor forma da intradermoterapia corporal ser feita.
Depois do procedimento, é fundamental evitar que a área fique exposta ao sol, além de evitar o consumo de comidas muito pesadas e gordurosas por alguns dias. Podem surgir algumas manchas e hematomas, mas que somem um tempo depois. Já as agulhas devem ser descartáveis para que não haja o risco de infecções e outros problemas.
Quanto custa?
Você pode procurar qualquer clínica estética para fazer aplicação de enzimas/mesoterapia, só precisa se atentar ao local e ao profissional que fará a avaliação e a técnica.
O preço varia muito conforme a região, porém a média é de 150 a 400 reais por sessão, dependendo da área e situação do indivíduo. São necessárias de 10 a 15 sessões para um bom resultado, com os primeiros efeitos visíveis a partir da quinta sessão de intradermoterapia.
Lembre-se que você só deve apostar na mesoterapia caso ela seja aliada com uma rotina de alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas. Esse procedimento estético não funciona e não trará resultados sozinho!
Fotos de resultados antes e depois
Aplicação de Enzimas/Mesoterapia emagrece? Dê uma olhada nestas fotos de resultados antes e depois que circulam na internet:
Quer ler mais dicas de ouro? Sugiro que leia o post com os 8 melhores tratamentos para gordura localizada. Você vai se surpreender!
Qualquer tratamento que age diretamente no foco do problema é realmente muito eficiente e com resultados rápidos. É por isso que muitos profissionais indicam a aplicação de enzimas para emagrecer, desde que você alie essa técnica aos bons hábitos diários. Veja sempre como um complemento, e não como a solução dos seus problemas!
Muitas famosas apostam na mesoterapia para manter o corpo sempre em dia. Que tal se inspirar nelas para ficar magra, saudável e para arrasar por aí? Converse com seu médico e aposte para se livrar dos excessos e melhorar sua autoestima de uma vez por todas! Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post! Para conferir outras matérias bem legais sobre emagrecimento, continue navegando no site. Até mais! :)