Bambuterapia: O que é, benefícios, antes e depois

Bambuterapia? Massagem com bambu? Isso existe? Claro! Essa planta bastante conhecida e popular em diversos lugares do mundo é usada na massagem para melhorar várias funções do corpo e proporcionar um equilíbrio total, contribuindo para o bem-estar e ajudando muitas pessoas a viverem melhor. Saiba tudo sobre essa técnica, suas indicações e antes e depois! 

bambuterapia o que é

O que é?

A bambuterapia, como o próprio nome diz, é uma técnica de massagem que usa bambus para fins de relaxamento, equilíbrio, drenagem e total bem-estar, tanto físico quanto emocional.

Foi criada na França pelo terapeuta Gil Amsallem, e desde então se popularizou no mundo inteiro por trazer diversos benefícios para muitas pessoas. Aqui no Brasil, começou a virar moda a partir de 2006, presente em várias clínicas de estética e spas.

A bambuterapia é uma técnica simples. O terapeuta pode usar alguns tipos de óleos quentes e cremes para melhorar o efeito calmante e ajudar no deslizamento da peça.

como fazer bambuterapia

Nessa técnica, o profissional usa bambus de vários formatos e tamanhos, diferencial para cada indicação dessa massagem. É primordial que o procedimento seja aplicado de forma correta, considerando fatores como sentido, pressão, direção, velocidade e manobras. Por isso, é preciso que seja feito por um profissional capacitado e preparado.

O bambu era considerado uma planta sagrada por muitos povos. Os chineses, por exemplo, usam em cerimônias de casamento, nascimento e morte.

Benefícios da massagem com bambu

Os benefícios da massagem com bambu são diversos e muito eficazes, variando de acordo com cada parte do copo:

  • Alívio das tensões musculares, com inspiração no shistsu e na acupuntura para fazer pressão em pontos chave do corpo.
  • Estímulo da renovação das células, desintoxicação do organismo e melhora da circulação do sangue, pois estimula as zonas reflexas das mãos, pés e rosto.

A movimentação com o bambu sobre determinadas áreas do corpo estimula as glândulas, promovendo a redução de gordura localizada, um problema que incomoda muitas pessoas.

bambuterapia

  • Efeito relaxante do corpo e da mente, reduzindo a tensão, a ansiedade, o estresse diário. Ajuda a liberar mais energia e aumentar o pique para as tarefas cotidianas.
  • Tonifica e modela o corpo, uma boa opção para combater a celulite, reduzir marcas de expressão e fortalecer os músculos do rosto.
  • Prevenção da flacidez, reduzindo medidas e acabando com os inchaços por suas características modeladoras, atuando como uma verdadeira drenagem linfática.

Se você sofre com retenção de líquido, a bambuterapia é uma ótima pedida, pois tem resultados mais eficazes quando comparada à popular drenagem linfática.

bambuterapia gordura localizada

Uma boa manipulação do bambu é fundamental para o sucesso da bambuterapia

A massagem com bambu não é indicada para:

  • Pessoas com câncer, diabetes e trombose.
  • Quadros de insuficiência respiratória, febre e infecções agudas.
  • Pacientes com alterações na pele, como tumores, machucados e feridas.

Kit bambuterapia

Como já dissemos, os bambus usados nessa técnica possuem formatos e tamanhos variados, cada peça indicada para determinada área do corpo. Geralmente, o kit bambuterapia é vendido em 6 ou 12 peças.

Para comprar, escolha um tipo que seja tratado, hidratado e não envernizado. Veja se a peça é lisa e sem lascas e pontas, pois o bambu nunca deve te machucar. As pontas devem ser arredondadas para facilitar o manuseio e aplicação.

Para limpar o bambu após a massagem, use álcool 70 graus e hidrate com óleo de amêndoas ou avelã.

kit de bambus

O formato e tamanho do bambu é ideal para cada parte específica do corpo

kit bambuterapia

Como fazer passo a passo

Antes de iniciar qualquer massagem, é ideal investir em um ambiente propício para o total relaxamento do paciente. Acenda velas aromáticas, use rechaud com essências leves ou incensos com fragrâncias suaves. Se quiser, escolha uma música apropriada para a técnica e o bem-estar de quem será massageado. Depois, é só começar!

  • Prepare todas as peças de bambu, limpando de maneira uniforme e hidratando com um óleo próprio.
  • Aqueça usando uma manta térmica, pois assim os resultados serão melhores. Apenas no rosto deve ser usado frio.
  • O massagista tem total liberdade para executar as manobras com o bambu, portanto, é fundamental que você esteja bem à vontade.

Se o paciente quiser trabalhar uma área específica do corpo, para acabar com a gordura localizada, por exemplo, o terapeuta se dedica mais ou usa o bambu apenas nessa essa parte, fazendo uma massagem simples nas outras áreas.

massagem com bambu

  • A bambuterapia começa nos pés, com movimentos de baixo para cima, e subindo lentamente para as pernas, coxas, quadril, coluna, trapézio e nuca. Conforme a área, a peça pode mudar.

Os movimentos e deslizamentos são simples, com rolamentos e batidas que não machucam o paciente. 

  • A massagem termina no rosto, mais leve e com movimentos mais trabalhados (amassamento, pinçamento, rolamento), estimulando a circulação e prevenindo vários incômodos, como rugas e sinais de envelhecimento.

Para o procedimento no rosto, o massagista pode usar algum óleo ou máscara dependendo da indicação para o paciente.

massagem com bambuterapia

Relaxe e fique à vontade! A sessão de bambuterapia costuma durar cerca de 1 hora

Uma sessão da massagem com bambu dura, em média, 1 hora. O paciente já começa a sentir o resultado nas primeiras sessões. São necessárias 10 para um bom tratamento dependendo da indicação.

Pode ficar tranquilo: Bambuterapia não dói, ao contrário, te deixa ainda mais relaxado por ativar a circulação. 

Confira alguns vídeos bem legais sobre a bambuterapia:

O valor médio de uma sessão de bambuterapia varia de 50 reais a 100 reais. Lembre-se de escolher um local e um profissional capacitado! Fique atento!

Fotos de bambuterapia antes e depois

Segundo muitos especialistas, os benefícios da bambuterapia são sentidos rapidamente, com resultados eficazes já na primeira sessão. Confira as fotos de antes e depois para ver como essa técnica de massagem é incrível!

antes e depois bambuterapia

antes e depois da bambuterapia

antes e depois da massagem com bambu

bambu massagem antes e depois

Quer acabar com a celulite? Aposte na massagem com bambu!

bambuterapia resultados

bambuterapia antes e depois

Caso seu objetivo seja combater a gordura localizada e acabar com a celulite, não se esqueça de investir em bons hábitos para que os resultados sejam realmente eficazes. Melhore a alimentação, comece a se exercitar e elimine os vícios, afinal, a bambuterapia não faz milagres sozinha!

bambuterapia contra a celulite

Inspirador, não é mesmo? Vale a pena apostar na bambuterapia para melhorar o bem-estar tanto de seu corpo quanto da mente! Marque uma sessão e conte o resultado pra gente! Se quiser conferir mais matérias exclusivas sobre saúde e beleza, continue navegando no site! :)


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *