ESCLEROTERAPIA / Secagem de vasinhos: Saiba tudo sobre!

Escleroterapia, aplicação ou secagem de vasinhos: o que é e como funciona essa técnica? Dúvida comum de muita gente que sofre com vasos inflamados e varizes, há vários tipos que prometem resultados eficazes. Para saber tudo sobre o procedimento, cuidados, preço e resultados, acompanhe o post!

Escleroterapia secagem de vasinhos como é

Pernas lindas e com ótima aparência: A escleroterapia pode te ajudar a atingir esse objetivo!

Problemas como vasinhos inchados e vermelhos típicos de varizes afetam muitas pessoas, causando um enorme desconforto tanto para as mulheres quanto para os homens. Muita gente procura soluções rápidas e eficazes para dar fim a esse incômodo, como a escleroterapia, um procedimento que se popularizou bastante ultimamente. Mas será que vale a pena apostar? Saiba mais!

O que é? Para que serve? Dói?

A escleroterapia é uma técnica conhecida popularmente como aplicação, usada para eliminar e diminuir vasinhos que prejudicam o aspecto das pernas. Por meio de uma seringa e mini agulhas, o médico angiologista aplica um líquido que age diretamente na área tratada, modificando as células locais e o aspecto desses incômodos.

O trabalho precisa ser bem feito e preciso para evitar que a substância entre na circulação do sangue e dilua, pois quando isso acontece o efeito é perdido. Além disso, não é indicado diretamente para varizes (veias varicosas) – já que elas devem ser removidas apenas com cirurgia – e sim vasinhos menores.

Escleroterapia a glicose

Esse fluido que é aplicado (glicose ou espuma) vai causar uma pequena irritação e inflamação na veia em questão, para que ela se contraia e feche para que desapareça com o tempo. São várias agulhadas para que o tratamento seja eficaz, e depois disso o especialista faz uma massagem e compressão na área para que o sangue não circule e forme novos vasinhos no local.

O processo é rápido: dura 1 hora, na média. Apesar de não precisar de anestesia, não costuma causar muita dor, já que se trata de um procedimento pouco invasivo que irá afetar apenas os vasos pouco saudáveis.

Você pode até sentir um pequeno desconforto quando o líquido é aplicado, mas geralmente não há queixas de dores durante a escleroterapia. Em todo caso, dá para apostar na técnica por meio do laser.

Vale destacar que é necessário recorrer a várias sessões para garantir bons resultados com a escleroterapia. Os resultados costumam aparecer cerca de 3 a 6 semanas para vasos pequenos e entre 3 a 4 meses para aquelas veias grandes e inchadas.

Escleroterapia como funciona como é

Ação do líquido usado na escleroterapia nos vasinhos

Tipos de escleroterapia

Atualmente existem 3 tipos de escleroterapia disponíveis nas clínicas estéticas, todas com ótimos efeitos. A melhor indicação para seu caso deverá ser feita depois da avaliação com o especialista responsável. Conheça cada uma delas:

A laser

A escleroterapia a laser é o método mais indolor e moderno. Nesse tipo, o calor do laser é usado para que o sangue retido nos vasinhos circule e desinflame a área, para que essas pequenas varizes fechem e sumam com o tempo. Em muitos casos são previstas apenas 2 sessões para um bom efeito, porém em algumas situações será preciso aliar essa técnica ao procedimento com agulha.

Especialistas indicam que esse tipo não é indicado para indivíduos com a pele bronzeada, negros e mulatos, já que o laser pode causar danos e marcas. Nesses casos, a melhor opção são as técnicas com espuma ou glicose.

Escleroterapia laser como é

Secagem de vasinhos a laser

Com espuma

Já a escleroterapia com espuma densa é ideal para aqueles micro-vasinhos difíceis de serem atingidos, com até 2 mm. Para vasos maiores, é necessário mais de uma ‘agulhada’.

Nesse método, o médico aplica uma substância esclerosante conhecida como poidocanol em forma de espuma para melhores resultados. Assim, as veias vermelhas vão ficando brancas e inflamadas até que desapareçam de uma vez por todas. A única parte ruim é que, das três técnicas, é a que causa mais dor e desconforto dependendo do caso, embora o efeito seja ótimo a longo prazo.

Escleroterapia com espuma

Secagem de vasinhos com espuma

Com glicose

É a mais tradicional, feita por meio da aplicação de uma injeção com concentração de 50% a 75% de glicose hipertônica diretamente nos vasinhos. Profissionais revelam que a escleroterapia com glicose é eficiente pois essa substância tem rápida ação e é facilmente reabsorvida pelo organismo, sem causar alergias e outros problemas.

Para bons efeitos, são indicadas várias sessões, pelo menos uma por semana. Não é indicada para diabéticos por motivos óbvios. No mais, qualquer um – sobretudo quem tem a pele mais escura – pode recorrer a esse método.

Converse sempre com o médico e revele toda a sua rotina na avaliação, sobretudo se tem algum tipo de alergia, se é diabético, tem algum problema de pele ou toma medicamentos, tanto químicos quanto naturais. Evite problemas e pense sempre em sua saúde!

Escleroterapia veias

Secagem de vasinhos com glicose

Cuidados

Os cuidados são necessários pré e pós operação. É preciso seguir tudo à risca para que não hajam complicações e tudo corra bem. Antes da sessão não é preciso se preocupar muito, apenas escolher um dia que você se sinta bem e manter bons hábitos (alimentação e atividades físicas).

Já no pós operatório é preciso usar uma meia de compressão elástica (aquelas tipo Kendall) durante o dia para manter a área protegida, pelo menos por 3 semanas. Também é primordial evitar a exposição solar na região e não fazer exercícios, massagem e depilação por 1 semana depois da operação.

Escleroterapia cuidados

Os cuidados pós operação são essenciais para ficar com as pernas lindas e livres dos vasinhos!

É comum sentir uma pequena coceira e sensação de queimação logo após a sessão. Em alguns casos, surgem algumas bolhas, manchas escuras e hematomas que aparecem devido à fragilidade das veias. Caso persistam (assim como dores ou alergias), procure o médico imediatamente.

Apesar da escleroterapia ser bastante eficaz para eliminar os vasinhos, os bons costumes diários são essenciais para que as varizes não se formem novamente. Consuma alimentos naturais e nutritivos, movimente-se sempre e evite ficar muito tempo de pé e/ou sentado. 

Quanto custa? 

O preço da escleroterapia depende muito da clínica, especialista e região em questão. Na média geral, fica entre 200 e 400 reais por sessão. Embora seja um pouco cara, é extremamente eficaz!

Pesquise bem e converse bastante com o médico antes da sessão. É primordial saber que a escleroterapia só deve ser feita por um angiologista ou profissional capacitado. Desconfie de preços baratos e lugares duvidosos!

Escleroterapia a laser

Fotos de Escleroterapia antes e depois

Para te inspirar a apostar na escleroterapia para se livrar das micro varizes, confira fotos de resultados antes e depois que circulam na rede!

como é a Escleroterapia

Escleroterapia antes e depois

Escleroterapia como é feita

Escleroterapia como é

Escleroterapia como funciona

Escleroterapia dói

Escleroterapia laser

Escleroterapia microvarizes

Escleroterapia preço e resultados

Escleroterapia resultados durante antes depois

Escleroterapia resultados

Escleroterapia secagem de vasinhos

Escleroterapia tratamento

Escleroterapia varizes

Escleroterapia

Escleroterapia-antes-e-depois

Faz bastante diferença, não é? :o


Ninguém merece ficar com aqueles vasinhos feios e inchados na pele, não é? Por isso, a escleroterapia é uma ótima alternativa para acabar com esse incômodo. Mas, lembre-se: essa técnica não serve para aqueles tipos grandes (veias varicosas). Nesse caso, aposte na cirurgia e mantenha cuidados diários para que elas não voltem a aparecer!

Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão? Deixe um comentário no post!


Escleroterapia secagem

Quem não quer manter as pernas lindas e com ótimo aspecto?

Gostou de saber mais sobre a escleroterapia? É um procedimento animador, né? Vale a pena apostar para ficar mais linda e com a saúde em dia. Para acompanhar outras matérias bacanas sobre o universo da beleza e bem-estar, continue navegando no site, temos posts exclusivas com dicas bem legais para você. Até a próxima! :D


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *