Tratamento para melasma: Melhores opções!
Qual o melhor tratamento para melasma? Como acabar com esse problema que aparece e deixa a aparência do rosto ruim? Homens e mulheres sofrem com essas manchas e não sabem como dar fim nelas, por isso fizemos este post para te ajudar a se livrar desse incômodo da melhor forma. Acompanhe!

Qual o melhor tratamento para melasma? Como acabar com esse problema de forma eficaz?
O rosto é um dos cartões de visita de qualquer pessoa. Mais do que manter bons hábitos diários, é preciso investir em cuidados frequentes para manter a pele da face sempre linda e bem cuidada, livre de manchas, sinais de acne e de envelhecimento. Mas como fazer isso da melhor maneira e tratar um problema sério como o melasma?
Além de procurar um dermatologista para ser avaliado profissionalmente e seguir todas as suas orientações, dá para apostar em alguns produtos e tratamentos que podem fazer toda a diferença, prevenindo e dando fim a esse desconforto. Antes disso, porém, é importante saber o que é e como isso ocorre para depois recorrer às alternativas.
O que é melasma?
Melasma refere-se a manchas escuras que aparecem no rosto ou em áreas que ficam muito expostas ao sol, como os braços e o colo. Especialistas classificam esse problema como um distúrbio de pigmentação que afeta em grande parte mulheres de 20 a 50 anos. Apesar de prejudicar a aparência, essas manchas não doem e não coçam.
Atualmente, existem três tipos de melasma: o dérmico, quando há o depósito de melanina ao redor de vasos mais profundos; o epidérmico, quando a concentração é maior na camada mais superficial da pele; e o misto, ou seja, quando os dois anteriores ocorrem ao mesmo tempo.

Melasma na pele
No rosto, o melasma aparece geralmente na região da testa, bochechas, nariz, queixo e na área dos lábios. Estudos revelam que mulheres de pele mais escura e gestantes (nesse caso, ele é chamado de cloasma gravídico) estão mais propensas ao problema, embora o melasma possa aparecer em qualquer pessoa.
As manchas costumam ser escuras, simétricas, com formatos e cores irregulares, variando de acordo com a pele da pessoa. Vale frisar que elas não coçam e não doem.
Causas do melasma
É consenso entre os dermatologistas que não há uma causa única para o melasma, embora alguns hábitos e fatores possam contribuir diretamente para o aparecimento dessas manchas. A genética é um deles, caso alguém da sua família sofra com o problema, é melhor que você se previna e aposte em algum tratamento para melasma. Outras causas são:
- Exposição frequente ao sol, já que os raios UV estimulam o organismo a produzir mais melanina, pigmento escuro que ocasiona essas manchas. Por isso os casos de melasma crescem muito no verão.
- Medicamentos como pílulas anticoncepcionais e repositores hormonais.
- Uso de cosméticos e hidratantes que favorecem o aparecimento das manchas em quem já sofre com melasma.
- Fatores hormonais durante a gravidez e distúrbios da tireoide.

Melasma devido à exposição solar
Tratamento para melasma: indicações
A primeira precaução que você deve tomar assim que perceber a presença dessas manchas escuras no rosto é procurar ajuda de um dermatologista, revelando o tempo de aparecimento, seus hábitos diários, quais produtos usa e demais perguntas que serão feitas na avaliação do profissional.
Geralmente, a indicação do especialista será evitar a exposição ao sol e fazer uso de um bom filtro solar para proteger a pele. Além disso, cremes clareadores específicos, medicamentos e técnicas como peeling são as principais prescrições como tratamento para melasma.
Em casa, tanto para prevenção quanto para dar fim nas manchas, alguns produtos podem ajudar:
- Produtos da SkinCeuticals: A SkinCeuticals tem uma linha de produtos incrível e super eficientes para acabar com o melasma e outros problemas de pele, como acne e rugas. Os mais indicados são o C E Ferulic e o protetor solar Physical Fusion, com FPS 50. São ótimos e tem resultados impressionantes!
Já fizemos um post falando de cada produto da linha, suas funções e indicações. Se você quer investir em um ótimo tratamento para melasma, vale a pena ler a matéria SkinCeuticals – Funciona mesmo? RESENHA!
- Produtos da La Roche Posay: uma linha de opções dermatológicas bem interessante com filtro solar (FPS 50) e cremes para controlar oleosidade e marcas de expressão, agindo indiretamente no fim das manchas escuras. A vantagem é que são mais baratos e acessíveis.
- Produtos da Vichy: A Vichy tem um produto bem interessante, o Idealia Life Serum, que tem ação clareadora e deixa a pele mais hidratada e nutrida. Além dele, o Capital Soleil é outro creme que combate a oleosidade e tem protetor de nível 50 contra os raios solares.
- Loção para tirar manchas da Mary Kay: O sérum clareador Even Complexion Time Wise da Mary Kay também é uma alternativa que tem feito bastante sucesso como tratamento para melasma. Deve ser usado diariamente e pode ser aplicado no corpo todo.
Antes de usar qualquer produto, oriente-se com seu dermatologista. Em caso de alergia ou aspecto estranho, suspenda e uso e fale imediatamente com o profissional.
- Peeling: atualmente existem vários tipos de peeling que auxiliam no controle e desaparecimento das manchas do melasma. O peeling de cristal e o peeling ultrassônico são boas opções.
- Laser: Uma técnica a laser conhecida como Spectra Laser Toning é um procedimento que tem ganhado muitas adeptas atualmente. Em uma sessão já é possível sentir o efeito, já que ele distribui o pigmento e tem ação clareadora. Custa cerca de 500 reais dependendo da clínica/profissional.
- Máscaras: máscaras a base de argila e ouro também trazem bons resultados e são indicadas como tratamento para melasma. Mulheres que sofrem com esse problema devem investir nessas técnicas com frequência para manter a pele sempre linda e bem tratada.
Com o início do tratamento, o melasma não desaparecerá de uma hora para outra. Normalmente ele começa a regredir cerca de um mês do uso do produto/técnica, por isso é importante insistir nos cuidados diários para acabar com essas manchas.
NUNCA se esqueça de usar o protetor solar diariamente, mesmo se estiver em um ambiente fechado e mesmo no inverno. Se você costuma ter melasma, redobre os cuidados para não passar apuros com essas manchas.
Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post!

Com o tratamento para melasma feito de forma correta e frequente, é possível se livrar desse problema de uma vez por todas!
Invista em cuidados frequentes para manter sua pele sempre linda e bem cuidada. O tratamento para melasma é primordial caso você não queira sofrer com esse problema mais tarde. Se quiser ler outras dicas legais sobre Beleza, continue navegando no site! Até mais! :)
Muito bom seu site / Blog. Vou continuar seguindo e compartilhando os conteúdos e essas dicas aqui. Obrigado por compartilhar essa informação, está me ajudando muito.