Tratamento para melasma: Melhores opções!

Qual o melhor tratamento para melasma? Como acabar com esse problema que aparece e deixa a aparência do rosto ruim? Homens e mulheres sofrem com essas manchas e não sabem como dar fim nelas, por isso fizemos este post para te ajudar a se livrar desse incômodo da melhor forma. Acompanhe!

o que é melasma

Qual o melhor tratamento para melasma? Como acabar com esse problema de forma eficaz?

O rosto é um dos cartões de visita de qualquer pessoa. Mais do que manter bons hábitos diários, é preciso investir em cuidados frequentes para manter a pele da face sempre linda e bem cuidada, livre de manchas, sinais de acne e de envelhecimento. Mas como fazer isso da melhor maneira e tratar um problema sério como o melasma?

Além de procurar um dermatologista para ser avaliado profissionalmente e seguir todas as suas orientações, dá para apostar em alguns produtos e tratamentos que podem fazer toda a diferença, prevenindo e dando fim a esse desconforto. Antes disso, porém, é importante saber o que é e como isso ocorre para depois recorrer às alternativas.

O que é melasma?

Melasma refere-se a manchas escuras que aparecem no rosto ou em áreas que ficam muito expostas ao sol, como os braços e o colo. Especialistas classificam esse problema como um distúrbio de pigmentação que afeta em grande parte mulheres de 20 a 50 anos. Apesar de prejudicar a aparência, essas manchas não doem e não coçam.

Atualmente, existem três tipos de melasma: o dérmico, quando há o depósito de melanina ao redor de vasos mais profundos; o epidérmico, quando a concentração é maior na camada mais superficial da pele; e o misto, ou seja, quando os dois anteriores ocorrem ao mesmo tempo.

melasma como tratar

Melasma na pele

No rosto, o melasma aparece geralmente na região da testa, bochechas, nariz, queixo e na área dos lábios. Estudos revelam que mulheres de pele mais escura e gestantes (nesse caso, ele é chamado de cloasma gravídico) estão mais propensas ao problema, embora o melasma possa aparecer em qualquer pessoa.

As manchas costumam ser escuras, simétricas, com formatos e cores irregulares, variando de acordo com a pele da pessoa. Vale frisar que elas não coçam e não doem. 

Causas do melasma

É consenso entre os dermatologistas que não há uma causa única para o melasma, embora alguns hábitos e fatores possam contribuir diretamente para o aparecimento dessas manchas. A genética é um deles, caso alguém da sua família sofra com o problema, é melhor que você se previna e aposte em algum tratamento para melasma. Outras causas são:

  • Exposição frequente ao sol, já que os raios UV estimulam o organismo a produzir mais melanina, pigmento escuro que ocasiona essas manchas. Por isso os casos de melasma crescem muito no verão.
  • Medicamentos como pílulas anticoncepcionais e repositores hormonais.
  • Uso de cosméticos e hidratantes que favorecem o aparecimento das manchas em quem já sofre com melasma.
  • Fatores hormonais durante a gravidez e distúrbios da tireoide.
o que é melasma como tratar

Melasma devido à exposição solar

Tratamento para melasma: indicações

A primeira precaução que você deve tomar assim que perceber a presença dessas manchas escuras no rosto é procurar ajuda de um dermatologista, revelando o tempo de aparecimento, seus hábitos diários, quais produtos usa e demais perguntas que serão feitas na avaliação do profissional.

Geralmente, a indicação do especialista será evitar a exposição ao sol e fazer uso de um bom filtro solar para proteger a pele. Além disso, cremes clareadores específicos, medicamentos e técnicas como peeling são as principais prescrições como tratamento para melasma.

Em casa, tanto para prevenção quanto para dar fim nas manchas, alguns produtos podem ajudar:

  • Produtos da SkinCeuticals: A SkinCeuticals tem uma linha de produtos incrível e super eficientes para acabar com o melasma e outros problemas de pele, como acne e rugas. Os mais indicados são o C E Ferulic e o protetor solar Physical Fusion, com FPS 50. São ótimos e tem resultados impressionantes!

skinceuticals para melasma

Já fizemos um post falando de cada produto da linha, suas funções e indicações. Se você quer investir em um ótimo tratamento para melasma, vale a pena ler a matéria SkinCeuticals – Funciona mesmo? RESENHA! 

  • Produtos da La Roche Posay: uma linha de opções dermatológicas bem interessante com filtro solar (FPS 50) e cremes para controlar oleosidade e marcas de expressão, agindo indiretamente no fim das manchas escuras. A vantagem é que são mais baratos e acessíveis.

produtos la roche para o rosto

  • Produtos da Vichy: A Vichy tem um produto bem interessante, o Idealia Life Serum, que tem ação clareadora e deixa a pele mais hidratada e nutrida. Além dele, o Capital Soleil é outro creme que combate a oleosidade e tem protetor de nível 50 contra os raios solares.

produtos vichy para melasma

  • Loção para tirar manchas da Mary Kay: O sérum clareador Even Complexion Time Wise da Mary Kay também é uma alternativa que tem feito bastante sucesso como tratamento para melasma. Deve ser usado diariamente e pode ser aplicado no corpo todo.

Antes de usar qualquer produto, oriente-se com seu dermatologista. Em caso de alergia ou aspecto estranho, suspenda e uso e fale imediatamente com o profissional. 

peeling para melasma

  • Laser: Uma técnica a laser conhecida como Spectra Laser Toning é um procedimento que tem ganhado muitas adeptas atualmente. Em uma sessão já é possível sentir o efeito, já que ele distribui o pigmento e tem ação clareadora. Custa cerca de 500 reais dependendo da clínica/profissional.
  • Máscaras: máscaras a base de argila e ouro também trazem bons resultados e são indicadas como tratamento para melasma. Mulheres que sofrem com esse problema devem investir nessas técnicas com frequência para manter a pele sempre linda e bem tratada.

mascara de argila melasma

Com o início do tratamento, o melasma não desaparecerá de uma hora para outra. Normalmente ele começa a regredir cerca de um mês do uso do produto/técnica, por isso é importante insistir nos cuidados diários para acabar com essas manchas. 

tratamento para melasma


NUNCA se esqueça de usar o protetor solar diariamente, mesmo se estiver em um ambiente fechado e mesmo no inverno. Se você costuma ter melasma, redobre os cuidados para não passar apuros com essas manchas.

Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post!


melasma

Com o tratamento para melasma feito de forma correta e frequente, é possível se livrar desse problema de uma vez por todas!

Invista em cuidados frequentes para manter sua pele sempre linda e bem cuidada. O tratamento para melasma é primordial caso você não queira sofrer com esse problema mais tarde. Se quiser ler outras dicas legais sobre Beleza, continue navegando no site! Até mais! :)


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *