Cirurgia para mudar a cor dos olhos: Funciona mesmo?

Muita gente não está satisfeita com várias partes do corpo. Alguns métodos, porém, vão além da estética na hora de modificar qualquer área, como uma lipoaspiração, uma cirurgia bariátrica e outros tipos de operações. Mas você sabia que existe uma cirurgia para mudar a cor dos olhos? Ficou surpreso? Para saber tudo sobre esse procedimento, como é feito, o preço e os riscos, acompanhe o post!

mudar a cor dos olhos como fazer

Cirurgia para mudar a cor dos olhos: Será que funciona mesmo?


A vaidade das pessoas pode ir muito além na busca por um corpo perfeito e melhora da autoestima. Desde emagrecer até modificar o aspecto de algumas partes, vários métodos estão disponíveis para que essas alterações tornem-se realidade e deixe muita gente mais feliz. Mas será que vale a pena apostar em alguns métodos?

De castanho para verde ou azul: alguns indivíduos sonham em fazer a cirurgia para mudar a cor dos olhos a fim de transformarem o visual completamente!


Como mudar a cor dos olhos?

A medicina e a estética já permitem mudar a cor dos olhos por meio de dois procedimentos ditos como simples e rápidos: por um implante de lente ou laser, ambos realizados por oftalmologistas após uma avaliação prévia do paciente.

  • Lente/Implante: É o método mais conhecido e realizado atualmente. Consiste na aplicação de um tipo de lente colorida que é capaz de alterar a cor original do olho. Ela é de uso intra-ocular, introduzida dobrada através de uma pequena abertura, como se fosse uma capa. Depois, um visco-elástico é colocado sobre a íris para abrir a lente, deixando à mostra o tom que o paciente deseja. Por fim, o visco é removido e a cirurgia finalizada.

O método por meio do implante da lente colorida é bem rápido, mas exige muita técnica do especialista. Dura cerca de 10 minutos. 

cirurgia para mudar a cor dos olhos o que é

As pessoas que procuram a cirurgia para mudar a cor dos olhos não estão satisfeitas com um olho castanho e amarronzado

Essa é uma técnica que gera muita polêmica entre diversos especialistas desde 2004, quando a primeira cirurgia para mudar a cor dos olhos foi realizada no Panamá. O responsável foi Dr. Delary Kahn, que começou com a implantação de lentes castanhas em albinos que sofriam de fotofobia (sensibilidade à luz), para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Depois, porém, o médico começou a desenvolver lentes azul claro e verde para fins estéticos, atendendo pacientes do mundo inteiro. Como as leis no Panamá são mais brandas, não há problema em realizar a operação nesse país.

“Até agora temos mais de mil cirurgias realizadas. Temos muitos pacientes da América Latina, e muitos dos Estados Unidos. Brasileiros poderiam ser 8%, mais ou menos”, conta o responsável pelo procedimento.

operação olhos

  • Laser: O laser para mudar a cor dos olhos surgiu como uma alternativa mais ‘segura’ em relação ao implante de lente. É desenvolvido e testado por uma empresa da Califórnia, Estados Unidos. Nessa técnica, os especialistas acreditam que a aplicação do laser na estroma, a camada exterior da íris, pode deixar o olho mais claro. Isso porque ocorrem alterações na melanina, que não se regenera após o processo, favorecendo tons como azul e verde. É uma técnica permanente e que acontece aos poucos depois da operação.

”O princípio fundamental é que embaixo de todo olho castanho existe um olho azul. Se você retira aquele pigmento, então a luz consegue entrar no estroma, e quando se espalha por ele, é refletido de volta apenas os comprimentos de onda mais curtos, que são a parte azul do espectro”, revela Gregg Homer, cientista líder do projeto.

Segundo a revista Time, a técnica a laser passa por testes experimentais com humanos no México e na Costa Rica, sem regulamentação por conselhos de Oftalmologia norte-americanos. Para quem deseja passar pelo procedimento, basta preencher um formulário e passar por uma avaliação dos profissionais responsáveis.

mudar a cor dos olhos operação

Quanto custa?

A técnica de implante da lente realizada no Panamá é estimada em 8 mil dólares, cerca de 30 mil reais. Para se submeter à cirurgia, basta assinar um termo de responsabilidade disponível em inglês. Ou seja, não há garantia em caso de riscos e problemas.

Já o método por laser é estimado em 5 mil dólares, uma média de 16 mil reais.

olhos destaque

Riscos e complicações

Os riscos e complicações da cirurgia para mudar a cor dos olhos são alarmantes e preocupantes. Primeiramente, não existe nenhum estudo científico que comprove a eficácia e a segurança das pessoas que realizam essas operações.

Além disso, ela só é regulamentada em poucos países, por isso vale deixar claro que essa técnica não é permitida no Brasil. Segundo o Departamento de Oftalmologia da Associação Paulista de Medicina, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não libera o método justamente pelos riscos à saúde dos pacientes.

”Se trata de uma intervenção com fins meramente estéticos e que pode oferecer sérios riscos à saúde ocular do paciente, como glaucoma, descompensação da córnea e catarata”, revela uma das responsáveis pelo órgão. 

cirurgia para mudar a cor dos olhos complicação

De acordo com o próprio Delary Kahn, que realiza o implante no Panamá, 5% dos pacientes podem apresentar algum grau de complicação, um número alto e absurdo. Uma matéria exibida no programa Fantástico, da Globo, em 2013, aponta que uma brasileira que se submeteu à cirurgia quase ficou cega, perdendo 70% da visão.

Especialistas do mundo inteiro apontam essa cirurgia como pura vaidade. Não há segurança e alto risco de complicações. Apura-se que ingleses, canadenses e americanos também passaram por problemas após o método. 

cirurgia para mudar a cor dos olhos castanhos

Fotos de cirurgia para mudar a cor dos olhos – antes e depois

Algumas imagens que circulam na internet mostram o antes e depois da cirurgia para mudar a cor dos olhos:

cirurgia para mudar a cor dos olhos antes e depois

As fotos são divulgação da internet. Não há fontes seguras de que sejam verdadeiras ou pura manipulação de imagem

 

cirurgia para mudar a cor dos olhos como é

 

cirurgia para mudar a cor dos olhos preço

 

cirurgia para mudar a cor dos olhos riscos

 

cirurgia para mudar a cor dos olhos

 

como fazer para mudar a cor dos olhos

 

mudar a cor dos olhos


Não vale a pena arriscar sua saúde para se submeter a processos arriscados e que não ofereçam segurança por pura vaidade. Se não há comprovação e alto risco de complicações, não faça qualquer tipo de procedimento estético!


como mudar a cor dos olhos

Não vale a pena abrir mão da saúde por pura vaidade!

Bom, depois de ler o post, acreditamos que essa ideia de buscar uma cirurgia para mudar a cor dos olhos pode ter esfriado um pouco, não é? Pense em outras alternativas, como lentes de contato coloridas que são super seguras. Não esqueça de consultar seu oftalmologista com frequência e cuidar de sua saúde, afinal, é o que mais importa! Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo! Valeu! :)


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *