Como fortalecer as unhas fracas: Dicas, produtos e receitas

Tanto quanto o cabelo, rosto e outras partes do corpo, muita gente (sobretudo mulheres) se preocupam com a saúde e aparência das unhas, afinal, ninguém merece quando elas ficam fracas e quebradiças. Por isso, há muitas dúvidas e questões de como fortalecer as unhas fracas. Atento a isso, o mercado estético desenvolveu vários produtos ideais para dar fim a esse problema. Confira dicas, produtos e receitas caseiras que funcionam!

unhas fortes

Muita gente se pergunta em como fortalecer as unhas para mantê-las saudáveis e com uma ótima aparência

Dicas para o dia a dia

Como fortalecer as unhas fracas? Confira dicas para o dia a dia que fazem toda a diferença:

  • Alimente-se bem: Uma alimentação balanceada é essencial para manter as unhas fortes e bonitas. Alguns tipos específicos ajudam na produção do colágeno, proteína que garante a boa saúde dessa parte do corpo. Não deixe de consumir proteínas com frequência, como leite, ovos, carne vermelha, soja e vegetais como couve e brócolis. Além disso, você precisa comer frutas, cereais e sementes para manter a quantidade de vitaminas e minerais bem equilibrada no organismo. Evite o exagero em gordura saturada, açúcar e conservantes.

alimentação para fortalecer as unhas

Colágeno em pó e alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão, acerola) são ótimo para fortalecer as unhas fracas. Consuma diariamente para melhores resultados. 

colágeno em pó para unhas

  • Hidrate a mão e as unhas: Use cremes diários para manter as mãos e unhas bem hidratadas. Alguns produtos – como óleos fortalecedores – também ajudam bastante. Falaremos sobre eles especificamente no próximo tópico.
hidratante para unhas

Hidratar é essencial para você que se pergunta em como fortalecer as unhas

  • Evite usar muita acetona: Como as unhas já estão fracas, você não deve usar acetona para remover o esmalte, já que a química prejudica ainda mais seu aspecto. Deixe de pintar por um tempo até que elas se recuperem totalmente.

acetona unhas fracas

  • Coloque luvas para executar trabalhos domésticos: Produtos químicos como cloro, detergente e outros tipos usados na limpeza de casa agridem muito as unhas, por isso é fundamental mantê-las protegidas usando luvas de plástico.

luvas para proteger as unhas

A melhor forma de como fortalecer as unhas é cuidar pelo menos uma vez por semana. Evite tirar toda a cutícula, pois ela é protetora e contribui para afastar micoses e bactérias; passe sempre base antes de usar esmalte, evite roer as unhas e caso quebre, não tente colar, faça um curativo caso fique com machucado.

unhas fracas

Top produtos para deixar as unhas fortes

Biotina

A biotina é uma vitamina do complexo B (B7) que atua diretamente no metabolismo e formação dos tecidos. É indicada por dermatologistas para fortalecer a elasticidade da pele, unhas e cabelos. Além de estar disponível em alimentos como ovo, fígado, peixes, nozes, espinafre, melancia e abacate, você pode comprar em cápsulas, geralmente em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

O preço médio de 60 comprimidos sai por 30 reais. O consumo indicado é de 2 cápsulas por dia, mais que isso o organismo irá eliminar pela urina.

biotina para unhas

Mavala Scientifique

A mavala scientifique é um dos produtos mais eficientes e com ação rápida para tratar as unhas fracas e quebradiças. Trata-se de um óleo à base de água e produtos naturais que age como endurecedor, penetrando e impedindo que a unha quebre e dobre, até que fique forte novamente.

Vem em um frasco pequeno de 5 ml, mas é super concentrado e deve ser aplicado de 1 a 2 vezes por dia na unha limpa. O único cuidado é evitar o contato com a pele. Pode ser comprado em farmácias e perfumarias por cerca de 70 reais.

mavala para unhas

Casco de Cavalo

Outra base bem interessante é a de casco de cavalo. O nome pode assustar, mas se trata apenas de um óleo composto de cálcio, pantenol e vitaminas. Além de proteger as unhas, evita a descamação, ideal para quem passa esmalte com frequência. O único ponto negativo, segundo alguns usuários, é que o uso constante pode deixar a unha amarelada.

Se quiser testar, compre em drogarias e perfumarias. A embalagem de 10 ml custa cerca de 7 reais, super barato.

casco de cavalo para unhas

Manipulado de Vitamina E, D-Pantenol e Formol 

Este produto nós testamos e comprovamos! Se você está se perguntando em como fortalecer as unhas fracas, aposte no manipulado para ótimos resultados. Ele funciona porque é bem concentrado e com componentes específicos para manter a unha saudável e com boa aparência.

Mas o formol não prejudica as unhas? Bom, depende da quantidade. Além disso, você não deve usar com exagero. O ideal é seguir sempre a indicação da embalagem.

Você pode comprar o manipulado de vitamina E, D-Pantenol e Formol em farmácias específicas de manipulação. A quantidade e o preço variam conforme a região/local.

como fortalecer as unhas

Iodo branco

O iodo branco ganhou fama atualmente. Tem gente que garante que ele mostra resultados rápidos tanto para que as unhas cresçam quanto para ficarem mais fortes. O problema é que é difícil de encontrar, provavelmente você só achará em farmácias de manipulação. Como é líquido, a aplicação segue o mesmo processo dos óleos e bases.

Como fortalecer as unhas com receitas caseiras

Com alho

O alho é um potente antifúngico e antibactericida, além de ajudar no fortalecimento do sistema imunológico. Nas unhas, auxilia no crescimento e evita que você roa e que elas quebrem com frequência. Basta macetar meio alho e aplicar diretamente por cerca de 15 minutos. Faça isso antes de lixar e passar esmalte como tratamento preventivo.

alho para unhas

Com cravo

O cravo da índia é um ótimo fortalecedor, anti-inflamatório e antifúngico. Mas como fortalecer as unhas fracas com cravo? Basta apostar no óleo essencial, que é super concentrado, faz crescer e elimina as impurezas. Misture uma gota (isso mesmo) com um óleo vegetal de amêndoas e passe nas unhas. Deixe agir por 20 minutos e retire com água morna.

oleo essencial de cravo de unhas

Com limão

Suco de limão e azeite de oliva é uma mistura ideal para hidratar as unhas. Para fazer, misture meio limão com um fio de azeite e aplique na unha por cerca de 20 minutos, retirando com sabão neutro. O melhor horário para investir nessa receita é à noite, antes de dormir.

limão para unhas

As receitas caseiras atuam como complementos e auxiliares do tratamento com os produtos para fortalecer as unhas. Você pode fazer pelo menos uma vez por semana. 


Manter o corpo saudável é fundamental para se sentir bem e renovado. Cuide de suas unhas e de todas as partes para melhorar tanto a saúde quanto a beleza.

Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post!


como fortalecer as unhas fracas

E aí, gostou das dicas de como fortalecer as unhas fracas?

Pronto! Agora você já sabe como fortalecer as unhas fracas. São diversas opções bem bacanas que dá para apostar sem medo. Faça o teste e conte pra gente! Se quiser ler mais matérias bem legais sobre Beleza e Saúde, continue navegando no site. Valeu :)


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *