Vitanol A (ácido retinoico): Benefícios, bula, antes e depois

O Vitanol A é um medicamento multifunção composto de ácido retinoico, indicado para diversos problemas de pele, como acne, estrias, manchas, entre outros. Muitas pessoas têm dúvidas na hora de usá-lo e se ele cumpre mesmo o que promete. Para tirar todas as dúvidas, neste post falaremos mais sobre o Vitanol A, com uma resenha completa sobre esse produto. Acompanhe!

cuidados com a pele

Você já deve ter ouvido falar por aí que vitamina A é boa para pele. Esse fato é comprovado pelos médicos e pesquisadores, que afirmam que esse componente é bastante eficaz por atuar diretamente nas células da pele, contribuindo para uma melhor nutrição e demais funções terapêuticas.

Para a pele do rosto, que é mais sensível e sofre diversas agressões (sol, poluição, água quente), o efeito do ácido retinoico é ainda melhor. Esse ácido é derivado da vitamina A e tem sido o ingrediente principal de diversos produtos, reduzindo uma série de incômodos e o envelhecimento precoce.

O Vitanol A é um dos produtos mais procurados e indicados pelos dermatologistas. Porém, não deve ser utilizado por conta própria e sem recomendação profissional.

Para que serve e Como funciona?

O Vitanol A é um medicamento em creme ou gel utilizado para o tratamento de acne, rugas, manchas, marcas de expressão, estrias e demais problemas de pele que afetam homens e mulheres de todas as idades.

Possui 3 fórmulas que variam conforme a concentração de um retinoide conhecido como tretinoína: 0,025%, que é a menos agressiva; 0,05%, para um grau intermediário e 0,1% para casos mais complicados.

vitanol A comprar

A base do Vitanol A é ácido retinoico, um componente que tem eficácia comprovada contra o fotoenvelhecimento, causado basicamente por danos ao colágeno da pele, proteína responsável pela força e elasticidade da derme.

A função principal dessa substância é estimular a produção do colágeno e garantir uma pele mais forte e livre de hiperpigmentação, rugas, manchas, sardas e demais irregularidades que ficam à mostra e causam muitos incômodos.

A aplicação pode ser feita tanta no rosto quanto em outras áreas que ocorrem esses problemas, como barriga, bumbum, pernas, entre outros. Tudo depende do tratamento específico para seu caso e da orientação de seu médico.

Se você ainda tem dúvidas, confira a bula do Vitanol A nesse link.

Estrias

Muitos especialistas garantem que um tratamento completo e com altas quantidades do Vitanol A ajuda a eliminar estrias, sobretudo aquelas com aparência avermelhada que acabaram de surgir no corpo. Já para as brancas e que custam a desaparecer, o medicamento pode ser utilizado em conjunto com algum procedimento estético, como Manthus, Power Shape e até uma drenagem linfática.

Acne / Espinhas

O fechamento dos poros é o principal causador de cravos e espinhas, pontuado pela excessiva oleosidade da pele e produção de muco e impurezas. A função do ácido retinoico nesse caso é ajudar a impedir esse entupimento para evitar o aparecimento da acne.

Porém, para que ele possa ter bons resultados, é primordial apostar em cuidados diários de limpeza: lavagem da pele com sabonete neutro e uso de um creme auxiliar. Nesse caso, use sempre o Vitanol A em gel.

Vale até uma receitinha caseira nesse caso! Quer saber mais? Confira nosso post 7 receitas infalíveis para secar espinhas!

acido retinoico

Melasma / clareamento de manchas

Assim como para o caso de estrias, o uso prolongado do Vitanol A é ótimo para combater o melasma e clarear manchas (aquelas pequenas, em concentrações de até 10%). Nesse caso, o tratamento precisa ser progressivo para que o ácido retinoico atue diretamente como estimulante do colágeno – em torno de 2 meses, de acordo com dermatologistas.

Rugas e marcas de expressão

Rugas e marcas de expressão são sérios incômodos que não desaparecem de uma hora para outra. No caso do Vitanol A e do ácido retinoico, para acabar com esses problemas é ideal investir em um peeling completo, com aplicação por um profissional e ação de cerca de seis horas na pele.

Depois disso, você perceberá uma pequena descamação e vermelhidão na área em que o produto foi aplicado por cerca de 3 dias. Isso é normal e sinal de que as substâncias estão fazendo efeito. Geralmente, o gel com 0,1% de  tretinoína é o indicado para acabar com as rugas, em paralelo com um tratamento completo e bons hábitos diários.

Os resultados só vêm se você mantem bons costumes diariamente, como uma boa alimentação – com fontes de vitamina A e pouca gordura -, atividades físicas e cuidados com a pele, como o uso de protetor solar, hidratação, lavagem correta – com sabonete e água morna -, entre outros. 

fontes de vitamina A

Principais fontes de vitamina A

Onde comprar e Quanto custa?

O Vitanol A é vendido em farmácias e drogarias, tanto físicas quanto online. Está disponível em pomada (para peles secas) e gel (indicado para peles mais oleosas), ambas com 30 gramas.

O valor depende da concentração: 0,025% – média de 30 reais; 0,05% – média de 35 reais e 0,1% – cerca de 45 reais. Muitas redes fazem diversas promoções, já no caso de lojas online pode ficar mais caro devido à taxa de frete.

Vale deixar claro mais uma vez: Não use o produto por conta própria! Visite um dermatologista para saber qual o melhor tipo/concentração para seu caso e como usar o produto. 

Como usar Ácido Retinoico passo a passo

  • A primeira coisa a fazer é lavar bem o rosto com sabonete neutro e água morna, para tirar o excesso de oleosidade e impurezas. Aplique sempre o Vitanol A com a pele limpa e seca.
  • Comece com uma pequena porção do gel/pomada, uma quantidade do tamanho de uma ervilha. Passe na área afetada com movimentos circulares suaves, de modo uniforme.
  • Deixe agir conforme a orientação de seu médico. O tempo varia conforme o tratamento: no caso de rugas, demora mais em relação à acne. Remova com água e sabão neutro (nunca use produtos à base de álcool).
  • É ideal que o Vitanol A seja aplicado durante a noite, período em que a pele ‘descansa’ e os efeitos são melhores. Mas, se você usar de dia, evite a exposição ao sol e use sempre um filtro solar acima de 30 fps.

Se notar descamação, vermelhidão ou coceira, não se preocupe. Isso é normal, já que seu corpo está ‘se acostumando’ com o ácido retinoico. Lembre-se que a exposição ao sol pode causar irritação e manchas, por isso é primordial evitar expor à área à luz solar durante o dia. 

vitanol A passo a passo

Quais os riscos e contraindicações?

Assim como qualquer medicamento utilizado para fins estéticos, o Vitanol A pode oferecer riscos caso não seja aplicado da maneira correta. Como já dissemos, a indicação do profissional é fundamental para saber qual o melhor tipo e concentração para seu caso. A técnica para acne é diferente para estrias, por isso cada caso deve ser avaliado com cautela.

O exagero na aplicação do ácido retinoico pode causar sérios problemas, como afinamento da pele, rompimento de vasos sanguíneos e inflamações devido ao excesso dessa substância na pele. Além disso, favorece o aparecimento de mais manchas caso você saia com o produto no sol.

O Vitanol A não é indicado para infecções sérias, como herpes, quadros bacterianos ou para portadores de rosácea. Se você está com algum machucado ou alergia, não use o produto. Grávidas, crianças e pessoas que sofrem de doenças crônicas também estão no grupo que deve evitar o ácido retinoico.

Lembre-se sempre: não é porque o produto está dando certo com seu amigo que fará será bom em você. Nenhum organismo age de forma igual, seja qual substância for. Nunca use o Vitanol A sem prescrição médica!

Fotos de resultados com Vitanol A antes e depois

Segundo dermatologistas, os resultados com Vitanol A costumam aparecer cerca de duas semanas após o uso do medicamento, com um visível clareamento das manchas. Já o desaparecimento das rugas acontece cerca de 4 meses depois. Veja algumas fotos de antes e depois que circulam na internet:

acido retinoico acne

acido retinoico antes e depois

acido retinoico estrias

acido retinoico manchas

acido retinoico rugas

antes e depois do acido retinoico

como acabar com estrias

dicas para acabar com estrias

 

resultados com acido retinoico

vitanol A antes e depois

vitanol A bula

vitanol A como aplicar

vitanol A como usar

vitanol A estrias

vitanol A onde comprar

vitanol A para estrias

vitanol A preço

vitanol A resultados

vitanol A tratamento

 

Confira os vídeos com o depoimento de mulheres que usaram o Vitanol A (ácido retinoico):

 

 


O Vitanol A traz diversos benefícios e ajuda a acabar com diversos incômodos que afetam a pele, mas ele não faz milagres sozinho.

Invista em uma boa alimentação com fontes de vitamina A, como fígado, cenoura, manga, mamão, folhas verde escuras, tomate e ovo. Diminua o consumo de gordura saturada e cuide de sua pele diariamente. Assim, os resultados serão cada vez melhores e ajudarão o organismo como um todo!

Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post!


acido retinoico como usar

O mercado estético tem uma série de opções para acabar com aqueles problemas de pele que todo mundo odeia. Mas nada é tão bom quanto manter bons hábitos diários. O Vitanol A é um ótimo complemento desses cuidados e pode te ajudar muito! Converse com seu dermatologista e faça o teste! Para acompanhar outras matérias bacanas sobre Saúde e Beleza, continue navegando no site! (:


You may also like...

1 Response

  1. ELIANA SOUZA DOS SANTOS disse:

    eu gostaria muito de compra porque eu estou me sentindo orilvio eu teho 58 anos o meu marido não me olha mais como antigamente o meu pescoço está cheia de rugas eu não tenho mais aquele animo;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *