Clareamento Dental Caseiro com Bicarbonato: Funciona?

Clareamento Dental Caseiro com Bicarbonato: Funciona mesmo? Será que esse componente promete bons resultados como muitas pessoas dizem? E os especialistas, aprovam? Neste post, vamos falar tudo sobre esse procedimento, com resultados, como fazer passo a passo e se há riscos. Acompanhe!

dentes claros

Todo mundo quer ficar com os dentes brancos e sem sinal de manchas amareladas

Manter os dentes brancos é primordial para ficar com um sorriso lindo e bem destacado, afinal, ninguém merece quando eles vão ficando amarelados e com aparência de descuido. Às vezes, porém, não dá para investir em um clareamento profissional feito pelo dentista, fato que faz muitas pessoas procurarem por alternativas fáceis, rápidas e, sobretudo, baratas.

O clareamento dental caseiro com bicarbonato é uma das opções que chama atenção de cada vez mais indivíduos, tanto que várias resenhas na web revelam que essa técnica é realmente bastante eficaz. Mas será que ele clareia mesmo? E o procedimento, é aprovado pelos dentistas? É isso que fomos pesquisar e descobrimos para te deixar informado!

Bicarbonato clareia os dentes? Como?

Basta uma pesquisa básica na internet sobre receitas caseiras para clareamento que encontramos o bicarbonato de sódio como um dos principais ingredientes. Muita gente diz que ele realmente funciona e, melhor ainda, com resultado rápido!

De fato, esse componente é capaz de clarear os dentes, mas por pouco tempo, nada tão efetivo e que dure muito. Ele funciona mais como uma limpeza do que um tratamento em si, revela a corrente mais ‘tranquila’ de dentistas.

Por outro lado, muitos profissionais torcem o nariz para o clareamento dental caseiro com bicarbonato e não indicam esse método de forma alguma. O que acontece é que esse produto é altamente abrasivo e tem ação esfoliante, que com o tempo vai removendo o esmalte dos dentes.

Essa corrosão é perigosa e pode trazer diversos problemas sérios, como sensibilidade, infecções, predomínio de cáries e alteração do pH bucal, que ocasiona na hipersensibilidade, prejudicando até a estrutura dentária.

bicarbonato de sódio para dentes

Clareamento Dental Caseiro com Bicarbonato: será que funciona mesmo?

Portanto, bicarbonato não é clareador, apenas funciona como um agente de limpeza temporário para remoção da placa bacteriana, tal como acontece com os antissépticos bucais. A indicação é básica e o uso desse componente deve ser controlada, nada de tratá-lo como solução definitiva para clareamento caseiro, como muita gente diz por aí.

Faz mal? Riscos e Cuidados

Bom, como acabamos de dizer, o clareamento dental caseiro com bicarbonato só faz mal se for feito com frequência. Tem pessoas que veem um efeito rápido e começam a investir nesse tratamento todos os dias, costume que com certeza trará prejuízos futuros.

O maior risco do uso contínuo desse produto nos dentes é a remoção do esmalte – que funciona como protetor -, deixando-os mais propensos a ameaças e até infecções sérias. O bicarbonato é abrasivo e um potente limpador e removedor da placa bacteriana, porém não deve ser visto como clareador.

esmalte desgastado

Dentes com desgaste no esmalte

No mais, os dentistas só indicam apostar nessa técnica uma vez por semana e olha lá, apenas para fazer uma limpeza superficial no caso da falta de um antisséptico indicado para isso. O melhor é sempre aderir a um clareamento feito por um profissional.

Muita gente fala que o bicarbonato de sódio é uma melhor escolha que o carvão para clarear os dentes. De fato, o pó branco é menos corrosivo que o carvão vegetal, mas ambos contribuem para a corrosão dentária em longo prazo. No fim, você não deve tratar nenhum deles como agente clareador total. 

Como clarear os dentes com bicarbonato passo a passo

Clarear os dentes com bicarbonato é bem simples, por isso essa prática ganha cada vez mais adeptos. Confira o passo a passo:

  • Em um copo, misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio com meia colher de chá de água;
  • Mexa até formar uma pasta;
  • Passe a escova diretamente na mistura até cobrir as cerdas, como se fosse uma pasta tradicional;
  • Escove os dentes por cerca de 2 minutos e enxague em seguida.
clareamento dental caseiro com bicarbonato para dentes

O clareamento Dental Caseiro com Bicarbonato é simples, rápido e barato!

Alternativas: mergulhar a escova de dentes úmida diretamente no pó do bicarbonato ou fazer gargarejo com uma colher de sopa de bicarbonato em meio copo de água (método mais indicado). Tem gente que usa morango e limão para dar um up no clareamento, mas isso não muda muito e não dá um efeito tão incrível assim como parece.

  •  Vale lembrar que: o bicarbonato não tem um gosto muito agradável, porém nada tão ruim assim; você não deve repetir essa técnica de dois em dois dias como indicam por aí, faça no máximo uma vez por semana para uma limpeza na boca.

clareamento dental caseiro com bicarbonato cuidados

Os dentistas vão contra técnicas de clareamento caseiro para ganhar dinheiro? 

Tem muita gente que diz que os profissionais são contra técnicas caseiras apenas para promover seus tratamentos de clareamento, fato que não faz muito sentido, já que é comprovado que tanto o carvão quanto o bicarbonato são componentes abrasivos e que prejudicam o esmalte dos dentes e a saúde a longo prazo. Bom, a informação está aí, agora cada um sabe o que faz. 

clareamento profissional

Clareamento Dental Caseiro com Bicarbonato: Fotos de resultados antes e depois

Pesquisando na web, encontramos algumas fotos de pessoas que apostaram no clareamento dental caseiro com bicarbonato. Dê uma olhada nos resultados antes e depois:

clareamento dental caseiro com bicarbonato resultados

clareamento dental caseiro com bicarbonato passo a passo

clareamento dental caseiro com bicarbonato como fica

clareamento dental caseiro com bicarbonato como fazer

clareamento bucal bicarbonato


 CURIOSIDADE: Por que os dentes ficam amarelados e escuros?

Maus hábitos e consumo de certos alimentos e bebidas são os principais motivos para o amarelamento e escurecimento dos dentes. Segundo dentistas, o esmalte dentário é poroso e vai se desgastando com o tempo, ainda mais quando você consome tipos como refrigerantes, café e outras bebidas escuras, que causam um desbotamento profundo e que vai aparecendo com o tempo.

dentes amarelados

Dentes amarelados: o clareamento Dental Caseiro com Bicarbonato é uma opção de limpeza

Outra coisa que é altamente prejudicial a boca em si é o cigarro, que pode trazer problemas ainda mais graves quando aliado a má higiene bucal. Portanto, é bom parar de fumar, pegar leve no consumo dessas bebidas e cuidar bem dos dentes diariamente. 


 

clareamento dental como fazer

O clareamento profissional feito pelo dentista é sempre a opção mais eficaz e duradoura! Receitas caseiras são ideais para uma limpeza rápida!

Agora você já sabe tudo sobre o clareamento dental caseiro com bicarbonato, esperamos que aposte nessa prática om cautela e da maneira correta. Trate esse procedimento mais como uma limpeza do que como clareamento. Pense sempre na saúde de sua boca e visite um dentista regularmente tanto para clarear quanto para saber se está tudo bem!

Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post! Para ler outras matérias bacanas sobre Beleza e Saúde, continue navegando no site. Até a próxima! :)


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *