Esfoliante Caseiro para o Corpo: Dicas e receitas incríveis!

Quais os melhores produtos e receitas que atuam como esfoliante caseiro para o corpo? Neste post, preparamos algumas dicas bacanas e práticas para você fazer e ficar com a pele mais linda e saudável!

esfoliante caseiro para o corpo

Esfoliar o corpo é essencial para manter a pele limpa, regenerada, hidratada, livre de células mortas e agentes de poluição, oleosidade e outros problemas comuns que atingem diversas pessoas. Um bom esfoliante ainda é ideal para manter a circulação ativa, clarear a pele e prevenir incômodos como acne, celulite, manchas, entre outros problemas – afinal, pele bem cuidada e renovada fica ainda mais saudável.

Tanto para quem tem pele ressecada quanto os que sofrem com a pele oleosa, é fundamental usar um bom esfoliante, ainda mais em áreas como rosto, cotovelos, pés, mãos e joelhos.

esfoliantes caseiros para o corpo

Embora o mercado estético disponha de uma variedade de cremes para essa função, alguns produtos naturais são ótimos e indicados para todos os tipos de pele. Quer saber quais as melhores receitas de esfoliante caseiro para o corpo? Confira nossas dicas e receitas que fazem toda a diferença!

Receitas de esfoliante caseiro para o corpo

  • Aveia e mel para esfoliar o corpo

Ingredientes: 1 xícara de aveia em grãos ou farelo, 2 colheres de sopa de mel.

Como aplicar: Com a pele úmida, comece passando o mel em movimentos circulares na área que será esfoliada. Deixe agir por alguns minutos para hidratar e aplique a aveia diluída em um pouco de água ou leite. Mantenha por um tempo e retire o excesso em seguida.

A aveia tem um poder de limpeza incrível, ajudando a descongestionar os poros e promover uma esfoliação ideal em partes mais sensíveis, sobretudo o rosto. Já o mel, além de hidratante, ainda previne problemas de pele, como inchaços.

esfoliante caseiro para o corpo mel e aveia

Não é à toa que aveia e mel são componentes principais de grande parte de produtos esfoliantes e hidratantes disponíveis no mercado estético. O poder desses ingredientes é ótimo!

  • Esfoliante caseiro para o corpo com sal grosso

Ingredientes: Meia xícara de sal grosso ou sal marinho, 1/4 de xícara de azeite de oliva ou óleo de amêndoas.

Como aplicar: Misture os dois componentes e espalhe lentamente pela pele. Ambos são ótimos regeneradores e eliminam impurezas e células mortas. Para dar um aroma à composição, adicione uma gota de óleo essencial de sua preferência.

sal para esfoliar a pele

Dica: Você pode substituir o sal pelo bicarbonato de sódio ou açúcar, ambos também atuam como esfoliantes e suavizam a pele. 

  • Açúcar e limão limpam e acabam com a oleosidade da pele

Ingredientes: 1 colher de chá de suco de limão, 2 colheres de chá de açúcar, 1 gota de óleo vegetal de uva ou abacate (se não tiver, pode ser azeite de oliva mesmo).

Como aplicar: Misture todos os ingredientes e passe lentamente na parte crítica – geralmente o rosto, costas ou ombros (nesse caso, vale até pedir ajuda). Deixe agir por uns 10 minutos e enxague com água morna ou fria.

Essa receita de esfoliante caseiro para o corpo é ótima para a pele oleosa e para acabar com sinais de acne. Repita sempre 1 vez por semana para bons resultados, e nunca saia com essa máscara ao sol, já que o limão pode manchar.

acucar para esfoliar a pele

Para melhores resultados, prefira o açúcar mascavo ou o demerara, pois são mais naturais e integrais. O branco até ajuda, mas não tem tantos nutrientes quanto os outros tipos. 

  • Café + açúcar para limpar a pele e estimular a circulação

Ingredientes: 2 xícaras de pó de café, meia xícara de açúcar, 3 colheres de sopa de óleo de amêndoas.

Como aplicar: Em um recipiente, misture o café com o açúcar e vá adicionando o óleo aos poucos, até que se forme uma pasta. Aplique na pele lentamente e deixe agir por 15 minutos, retirando tudo com água morna.

A cafeína tem ação circulatória e ideal para locais onde aparecem incômodos como acne, inchaços e até celulite. Tente dar atenção especial à região dos glúteos e barriga para prevenir o aparecimento desses problemas.

cafe para esfoliar a pele

Como e quando passar o esfoliante caseiro para o corpo? É indicado usar na hora do banho e com a pele úmida para uma boa limpeza e melhor absorção. Depois você retira todo o excesso e fica renovado. Faça pelo menos uma vez por semana!

como esfoliar o corpo


Depois de esfoliar bem a pele, é ideal passar seu hidratante favorito por todo o corpo, dando prioridade para as áreas sensíveis e mais secas. Há uma série de tipos nas lojas de cosméticos que são ótimos e recomendados pelos especialistas! Qualquer coisa ou problema mais sério, consulte um dermatologista.

Além das receitas que passamos, dê uma olhada nos vídeos com o passo a passo para fazer e aplicar esfoliante caseiro para o corpo:

 

 


Além de fáceis de fazer e práticos para aplicar, os esfoliantes caseiros são bem econômicos, com produtos que você usa em casa diariamente. Uma dica legal é usar óleo de amêndoas diariamente para manter a pele limpa e radiante, além de um bom hidratante corporal.

Ah, e antes de passar a mistura, faça o teste em uma área pequena para saber se você não é alérgico a algum componente. Depois, é só fazer o tratamento com frequência para ficar com a pele linda e renovada!

esfoliante caseiro para o corpo como fazer

Quer acompanhar outras dicas simples para cuidar da pele em casa? Na sessão Peeling e Limpeza de Pele tem matérias bem legais, como receitas infalíveis para secar espinhas, esfoliantes específicos para o rosto, limpeza específica da pele masculina, tratamentos estéticos e produtos próprios para a derme, como a vitamina C e o ácido retinoico.


esfoliantes caseiros

Essas foram algumas dicas de esfoliante caseiro para o corpo para te ajudar a se cuidar e ficar sempre bonita. Vale a pena fazer, você vai sentir muita diferença! Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário no post. Até a próxima! :)


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *