Micropigmentação Capilar – O Que É, Funciona, Vale A Pena, Quanto Custa

Deseja saber mais sobre o processo de micropigmentação capilar, o que é, quanto custa, se ele realmente funciona e se vale a pena? Buscamos as respostas para você e as listamos abaixo. Confira!

A busca por soluções estéticas ou medicamentosas para o tratamento da calvície é uma das maiores forças do mercado estético e médico atual, sendo possível encontrar os mais diversos métodos, medicamentos e tratamentos que buscam amenizar ou sanar esse tipo de problema, como o minoxidil.

É  possível encontrar desde técnicas concretas e eficientes, como a aplicação medicamentosa, o uso de implantes capilares ou mesmo o uso de micropigmentação capilar, até soluções pouco ou nada eficientes, que prometem efeitos milagrosos, mas que não conseguem cumprir com suas funções.

homem pós aplicação

Uso Da Micropigmentação Capilar

homem careca Procedimento de micropigmentação

Dentre estes, a micropigmentação tem se tornado uma das práticas mais utilizadas por homens e mulheres que buscam uma solução duradoura e eficiente para os problemas de calvície, sendo que estudos indicam que esta é uma das maiores causas de falta de autoconfiança, depressão crônica ou insatisfação pessoal, já que a falta de cabelo afeta de maneira bastante intensa a estética e o visual de um indivíduo.

O Que É?

O processo de micropigmentação capilar consiste na aplicação tópica de pigmentos diretamente no couro cabeludo, visando escurecer a epiderme do local e criar uma ilusão de que existem cabelos na região, sendo um procedimento definitivo (dependendo da técnica utilizada para a pigmentação, pode ser necessário retoque ou renovação após 2 a oito anos da primeira aplicação).

Além de dar um aspecto mais natural ao couro cabeludo, disfarçando e camuflando a calvície, este é um procedimento que não apresenta contraindicações e que apresenta grande sucesso na melhora da autoestima, sendo indicado tanto para o tratamento da calvície masculina quanto da calvície feminina, além do tratamento de falhas e cicatrizes no couro cabeludo de ambos os sexos.

Homem com camera Homem antes e depois

homem em processo de aplicação

O Processo de Micropigmentação Capilar É Simples

Homem pós-aplicação

O procedimento, que não exige internação nem intervenção cirúrgica, também não apresenta restrições alimentares ou necessidade de uma dieta especial, sendo necessário apenas alguns cuidados básicos específicos com a assepsia do local onde foi realizado, como a necessidade de lavagem apenas com sabonete antisséptico e a restrição de uso de elementos que possam causar atrito entre a área pigmentada e o objeto, como chapéus, bonés ou outros adereços do tipo. Também é importante que a cabeça seja seca naturalmente ou com o uso de secador frio, já que o calor ou o atrito da toalha podem irritar a pele, que estará mais sensível.

Como Funciona?

Por meio de técnicas que visam estimular a área afetada pela calvície, aumentar o processo de circulação e irrigação sanguínea, promover a recuperação e regeneração da derme e também pelo uso de equipamento mecânico perfurante (agulhas), o processo de micropigmentação capilar apresenta resultados imediatos por se utilizar de uma técnica que permite a pigmentação direta da derme, na raiz dos cabelos, atuando de forma homogênea em toda a área afetada.

Além disso, esse processo permite não só obter a coloração mais natural da região, como também estimular os folículos capilares, fazendo com que os processos de queda e enfraquecimento dos cabelos seja freado, o que também auxilia no combate ao avanço da calvície.

homem careca

Resultados Da Micropigmentação Capilar

Ao utilizar micro-agulhas de pigmentação, similares às utilizadas no preenchimento de tatuagens, o processo permite obter resultados mais naturais e duradouros do que outros processos de pigmentação da derme afetada pela calvície, já que age de maneira direta no tecido afetado, garantindo também que os resultados não serão perdidos com a lavagem da área ou com outros hábitos do dia a dia, como a natação, a prática de esportes ou a transpiração.

Vale A Pena?

Apontada pelos especialistas em tratamentos médicos e estéticos como um dos maiores motivos de problemas de autoestima, autoconfiança ou quadros de depressão , a calvície é um elemento que causa pavor a homens e mulheres, sendo que a busca por soluções para o problema movimenta milhões de dólares todos os anos, o que faz com que seja fácil perceber a importância de um tratamento eficaz para essa situação.

Assim sendo, é possível afirmar que a micropigmentação capilar vale a pena, já que apresenta resultados interessantes e eficientes e garante ao paciente uma sensação maior de autoconfiança, conforto estético e com a própria imagem e mesmo uma melhora sensível na autoestima, já que faz com que esse problema seja tratado de maneira eficaz e duradoura, não criando constrangimentos como o uso de perucas nem a necessidade de internação cirúrgica como nos transplantes capilares.

Cabelo pós-tratamento

Resultados Da Micropigmentação

 

Indicações E Contraindicações

O procedimento é um dos mais seguros, eficientes e recomendados pelos especialistas em estética capilar, apresentando resultados imediatos e a curto prazo, além de promover uma melhora dos folículos capilares e um combate mais eficiente da calvície a longo prazo, o que faz com que seja indicado para uma grande variedade de situações e indivíduos, como listados a seguir:

  • Homens e mulheres com problemas de calvície, falhas no tecido capilar ou cicatrizes no couro cabeludo.
  • Preenchimento de áreas onde não é possível realização de transplante capilar.
  • Preenchimento de áreas onde existe diferença de pigmentação entre o transplante e o cabelo original.
  • Pigmentação de áreas de sensibilidade, como cicatrizes ou falhas de nascença.

Apesar de ser extremamente eficiente e eficaz, este procedimento não é indicado em alguns casos, onde o paciente pode ter complicações relacionadas ao uso da pigmentação em seu couro cabeludo ou mesmo em pacientes com hipersensibilidade aos compostos da tinta, sendo necessário também acompanhamento médico em casos de problemas de coagulação sanguínea ou de cicatrização, como em casos de formação de queloides ou diabetes.

Resultados do procedimento

Quanto Custa?

 Os valores cobrados pelo procedimento de pigmentação podem variar de acordo com o tipo de preenchimento necessário, o tamanho da área a ser pigmentada, o tipo de falha ou calvície, a idade e o sexo do paciente e mesmo o número de sessões necessárias para a obtenção de resultados interessantes e de qualidade, sendo possível encontrar valores que vão desde R$150,00 até pacotes de tratamento que ultrapassam o valor de R$5.000,00, sendo que cada caso deve ser avaliado de maneira conjunta com o profissional especializado, que irá avaliar quais as melhores técnicas, aplicações, usos e número de sessões para a obtenção de resultados eficientes e atraentes.


resultado do procedimento
Resultados Do Procedimento

Quais os resultados?

Antes E Depois Da Micropigmentação Capilar

Resultados – Fotos Antes E Depois

Agora que você já conhece mais sobre o processo de micropigmentação capilar, que tal conferir algumas imagens de pessoas que passaram pelo procedimento e conhecer mais sobre os resultados obtidos por meio desta técnica? Isso irá permitir que você avalie a sua necessidade de utilização deste tipo de intervenção estética e também conhecer melhor quais são os resultados possíveis por meio do processo. Confira!

Micropigmentação capilar masculina

Resultados da micropigmentação capilar

Micropigmentação capilar feminina

mulher após o procedimento

As Mulheres Também Podem Fazer A Micropigmentação Capilar

O que você achou de conhecer mais sobre o procedimento de micropigmentação capilar? Não deixe de conferir nossos outros artigos exclusivos sobre beleza e estética!


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *