Chá de Alecrim: Como fazer, pra que serve, benefícios

Há tempos o alecrim é utilizado tanto na culinária quanto na medicina alternativa. Os benefícios dessa planta são tantos que deixam muitos especialistas surpresos, tamanha sua versatilidade e potência – inclusive para o emagrecimento. Neste post, falaremos do chá de alecrim e tudo sobre essa erva, que pode até ser usada no cabelo e na pele. Acompanhe!

chá de alecrim beneficios

Alecrim: conheça todos os benefícios dessa erva incrível e usada há tempos na medicina alternativa!

O alecrim é uma das plantas mais consumidas no mundo, tanto como ingredientes para pratos doces e salgados quanto no tratamento de doenças. Com o nome científico de Rosmarinos Officinalis, seus registros de uso vem desde à época da Idade Média, inclusive em cerimônias religiosas e como agente para cura da depressão.

Depois de muitos estudos e testes, cientistas concluíram que o alecrim tem diversos benefícios à saúde, sobretudo quanto à digestão e ao emagrecimento. Além disso, as propriedades são tão boas que garantem a versatilidade da planta em chás, receitas e componente de muitos cosméticos.

Uso do alecrim: como tempero, chá, óleo essencial, fitoterápico, componente de shampoos, sabonetes, cremes e condicionadores, entre outros. Não é à toa que é conhecido como ‘erva da alegria’!

Chá de alecrim emagrece? Para que serve? 

O chá de alecrim atua como um potente emagrecedor porque tem efeito diurético. Seus ativos ajudam a acabar com a retenção de líquidos e eliminar os inchaços do corpo, sobretudo em regiões como braços, pernas e glúteos. Além disso, é capaz de combater a ansiedade e gerar mais saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos.

Conheça todos os benefícios do chá de alecrim:

  • A junção de minerais como potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo e vitaminas garantem o efeito diurético do alecrim, tão potente quanto opções como hibiscus e cavalinha. Se você sobre com inchaços pelo corpo, é uma ótima aposta!
  • O alecrim é altamente digestivo, ideal para azia e má digestão. Além disso, promove uma limpeza no fígado, indicado para momentos de ressaca e como desintoxicante.
  • Tanto o chá de alecrim quanto a tintura são indicados para combater gases e flatulência.

chá de alecrim planta

  • Combate doenças respiratórias como asma, bronquite e gripe devido à ação expectorante. É por isso que essa erva está presente em vários compostos de mel e própolis, fazendo desse produto uma ótima alternativa para acabar com a tosse e o catarro.
  • As propriedades do chá de alecrim melhoram a circulação do sangue e mantêm a pressão arterial equilibrada.
  • ácido carnósico é um dos principais ativos encontrados nessa planta. Sua função é agir diretamente no sistema nervoso, estimulando o cérebro a trabalhar melhor. Assim, previne o estresse, a depressão, quadros de ansiedade e estafa mental.

Associado ao limão, esse efeito calmante fica ainda mais poderoso. Se você está com crise de ansiedade ou estresse, vale a pena fazer essa mistura!

  • Pouca gente sabe, mas a tintura de alecrim funciona como um bom antisséptico bucal. Basta misturá-la à água e fazer bochechos diários, ótimos para dar fim ao mau hálito, gengivite e outros incômodos. Até o chá pode servir pra isso, faça o teste! 
  • Especialistas revelam que o chá de alecrim ajuda no combate de hemorroidas e ainda alivia cólicas menstruais.
  • Como cosmético, essa erva é indicada como anticaspa e para quem sofre com a queda de cabelo.

chá de alecrim

Os benefícios do alecrim colocam essa erva no topo das melhores plantas da medicina alternativa. Porém, é primordial que ela deve ser vista como um complemento e auxílio, e não algo milagroso e a ‘solução dos seus problemas’.

Há contraindicações?

Sim, há pessoas que precisam se atentar antes de consumir o chá de alecrim. Nutricionistas advertem que alérgicos, gestantes, lactantes, indivíduos com histórico de convulsão e doenças crônicas não devem fazer uso dessa planta (sobretudo uso oral). Na dúvida, é sempre indicado procurar um médico para prestar qualquer esclarecimento.

chá de alecrim função

Como fazer e quanto tomar

É bem fácil, simples e prático fazer o chá de alecrim. Você pode comprar a erva em lojas de produtos naturais, farmácias e até em algumas redes de supermercados. Confira o passo a passo:

  • Ferva de 3 a 4 xícaras de água.
  • Adicione 1 colher de sopa de alecrim e deixe em infusão;
  • Quando o chá estiver com cor e bem forte, coe para tirar a erva;
  • Espere esfriar e consuma em seguida.

É sempre bom saber: Não é indicado adicionar mel, açúcar ou adoçante no chá. Muitas vezes, esses ingredientes acabam com o princípio ativo da planta. Na dúvida, sempre consuma puro ou com limão. 

A indicação é tomar de 2 a 3 xícaras por dia, pode ser após as refeições para bons resultados. Para o chá, você pode usar tanto a erva desidratada quanto o ramo em forma integral. Uma boa dica é plantar alecrim em casa, pode ser até em um vaso, já que ele cresce rápido e não ocupa muito espaço!

chá de alecrim como fazer

É possível cultivar alecrim em casa em um pequeno vaso. Basta comprar as sementes em qualquer loja especializada!

Outros usos

Além de tempero para o preparo de massas, tortas e sopas e o uso do chá e tintura para acabar com doenças e desconfortos, o alecrim ainda é um componente indicado para uso externo, para o rosto e cabelos. Saiba como ele age nessas áreas!

Para o rosto

Muita gente usa o alecrim para limpar a pele e ajudar a eliminar feridas, machucados, rugas e sinais de acne. Tudo isso porque ele tem ação analgésica, tônica, antisséptica e refrescante.

Para usar, basta fazer o chá de alecrim com maior concentração da erva, coando e passando no rosto com um algodão. Aplique nas áreas mais problemáticas e com maior incidência de cravos e espinhas. Repita pelo menos uma vez por dia.

alecrim para o rosto

Para os cabelos

Já para os cabelos, o chá de alecrim atua como fortificante e antioxidante, combatendo os radicais livres. Com os fios mais resistentes, você fica livre de diversos incômodos como a calvície e a caspa. É por isso que essa planta está presente na fórmula de shampoos e condicionadores.

Aprenda uma receita essencial de alecrim para os cabelos:

  • Faça o chá de alecrim com maior concentração da erva em comparação à mistura tradicional. Pode ser meio litro de água para 3 colheres de sopa ou 2 ramos da planta. Para potencializar ainda mais, adicione 3 gotinhas de óleo essencial de alecrim ou algumas folhas de sálvia;
  • Vá passando aos poucos no couro cabeludo, massageando levemente;
  • Deixe agir por 30 minutos e lave as madeixas normalmente no banho;
  • Você pode repetir o procedimento 3 vezes por semana.

alecrim para o cabelo

Faça o teste e conte o resultado pra gente! :)


O chá de alecrim é uma receita poderosa que você não pode deixar de consumir! Todos os especialistas indicam para prevenir muitas doenças e incômodos. Tenha sempre em casa e consuma sempre, você vai sentir muita diferença!

Para saber mais e conhecer outros chás incríveis, leia o post Chás para emagrecer rápido: 12 melhores e suas funções! Tem dicas bacanas para perder peso e eliminar medidas de uma vez por todas!

alecrim propriedades

Consuma o chá de alecrim regularmente para emagrecer e manter a saúde em dia!

Espero que tenha gostado de saber mais sobre o alecrim. Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário no post! Para acompanhar outras matérias bem legais sobre Beleza e Saúde, continue navegando no site. Até a próxima! :)


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *