Chás para emagrecer rápido: 12 melhores e suas funções!

Quer uma forma de perder peso de forma rápida e eficaz? Os chás para emagrecer são uma ótima aposta, considerados por nutricionistas e médicos os melhores complementos para atingir esse objetivo de modo saudável. Mas como eles funcionam? Quais são os mais indicados? Preparamos este post para tirar todas suas dúvidas a respeito dos chás naturais. Acompanhe!

chás para emagrecer quais são

Conheça os 12 melhores chás para emagrecer rápido!

Todo mundo sabe que emagrecer não é um processo fácil e que acontece de uma hora para outra. É preciso investir em bons hábitos e mudar muita coisa para eliminar a gordura extra com eficácia. Antes de apostar em qualquer suplemento para dar aquela ajuda nessa hora, você tem que manter uma alimentação balanceada e equilibrada e mandar o sedentarismo embora, com a prática frequente de exercícios físicos. A partir daí, dá para tomar qualquer um dos chás para emagrecer bastante.

São diversas opções de chás que ajudam a dar aquela força para perder peso rapidamente. Além desse benefício, muitas ainda melhoram outras funções do organismo!

Chás emagrecedores funcionam mesmo? Como?

Como já dissemos, os chás emagrecedores são os complementos mais indicados pelos especialistas para perder peso. Cada erva tem uma princípio ativo que  contribui para eliminar o excesso de gordura, porém, tudo deve estar associado a um ciclo de alimentação saudável e atividades físicas. Basicamente, os chás:

  • Aceleram o metabolismo: O principal problema de quem não consegue perder peso é o metabolismo lento. Já ouviu aquela história de que os homens emagrecem mais rápido porque o metabolismo trabalha melhor? Pois bem, é fato.As oscilações hormonais devido à menstruação e outros fatores podem contribuir para esse problema nas mulheres. Que coisa, não? Por isso é essencial usar um complemento termogênico para acelerar e contribuir para as funções metabólicas. Além dos chás, algumas frutas e vegetais também ajudam nessa função.

Com o metabolismo acelerado, o organismo vai eliminando a gordura localizada aos poucos, ainda mais quando você pratica exercícios específicos para áreas como abdômen, glúteos, pernas e braços. 

chás para emagrecer funciona

Os chás para emagrecer são altamente funcionais e trazem diversos benefícios ao corpo!

  • Melhoram a circulação: Quando o sangue não circula corretamente e a retenção de líquido é frequente, ocorrem os temidos inchaços no corpo, sobretudo em áreas como a barriga, pernas e braços. Péssimo isso, não é? Infelizmente, é um problema que afeta muitas mulheres e deve ser combatido rapidamente. A boa notícia é que muitos chás para emagrecer dão uma boa força nesse caso!
  • Geram saciedade: Muitas ervas são ricas em fibras e leveduras que geram saciedade, mel e reduzem a fome. Segundo especialistas, chás com essas funções são indicados para consumo antes das refeições.
  • Desintoxicam o organismo: Há muitas opções que fazem uma faxina geral no organismo e eliminam aquelas toxinas de alimentos gordurosos, açucarados e cheios de conservantes. Com isso, os radicais livres vão embora, contribuindo para a melhora de diversas funções do corpo. E quando tudo funciona bem, você se sente mais leve e sem vários problemas que contribuem para o ganho de peso.

Top 12 melhores chás para emagrecer 

  • Chá verde

O chá verde é um dos chás para emagrecer mais famosos e populares, justamente porque traz diversos benefícios e resultados eficientes. Apesar de amargo, suas substâncias – catequinas e flavonoides – têm propriedades comprovadas cientificamente. Elas agem como aceleradoras do metabolismo, além do efeito antioxidante, melhora da digestão, aumento da saciedade e efeito energético graças à cafeína. A indicação padrão é de 3 xícaras de chá verde por dia, antes das refeições ou das atividades físicas.

chás emagrecedores chá verde

  • Chá branco

E o chá branco, ele é parecido com o chá verde? Sim, as funções são as mesmas e ambas as versões vem da planta Camellia Sinensis. A diferença é que o branco é mais raro e nobre, do broto da erva, enquanto o verde é extraído das folhas. Ambos são consumidos em larga escala no oriente e são potentes emagrecedores.

chá branco emagrece

Além do verde e branco, ainda há o chá preto/banchá (folhas torradas da Camellia Sinensis) e o chá amarelo e vermelho (folhas mais envelhecidas, mas não torradas). De acordo com nutricionistas, as duas primeiras são as mais eficientes. 

  • Chá de Hibiscus

Além da cor vermelha super viva, essa flor age como um verdadeiro estimulante do metabolismo e ajuda a eliminar aquela gordura localizada e gordura visceral que insistem em permanecer no corpo. O chá de hibiscus (ou hibisco) alcança o padrão do chá verde quando se fala em ervas emagrecedoras, sobretudo como um potente diurético, ou seja, auxilia no combate à retenção de líquidos e inchaços.

chá de hibisco

  • Chá de Hortelã

O hortelã tem propriedades digestivas incríveis, não é à toa que é utilizado na culinária como tempero de carnes gordas e massas. Consumir o chá dessa erva diariamente melhora o funcionamento do estômago, intestino e demais órgãos que digerem os alimentos. Assim, tudo fica equilibrado e a gordura não se acumula no corpo.

chá de hortelã

  • Chá de Carqueja

Já a carqueja proporciona um trabalho completo nas funções do organismo. Além de diurética, é digestiva, anti-inflamatória e desintoxicante, promovendo uma limpeza completa e eliminando impurezas e radicais livres que atrapalham o metabolismo.

chá de carqueja para emagrecer

  • Chá de Centella Asiática

Essa milagrosa erva oriental chamou a atenção dos especialistas recentemente por suas propriedades vasodilatadoras e efeito anti-celulite. Além de melhorar a circulação, é ótima para estimular o colágeno e manter a pele firme, evitando a flacidez. Um prato cheio para quem quer emagrecer e ficar com o corpo em dia!

chás para emagrecer centella

  •  Chá de Cavalinha

Assim como o hibiscus, é ótima para combater a retenção de líquidos. Também é um bom desintoxicante, ideal para acabar com as toxinas e radicais livres que circulam no organismo e causam doenças. A cavalinha também é adstringente, anti-inflamatória e indicada para tratar anemia e osteoporose.

chás para emagrecer cavalinha

Erva, pó ou sachê? Qual a melhor forma de tomar chá? Segundo especialistas, a erva tem sempre a maior concentração de ativos e substâncias, por isso é a melhor opção de consumo. O sachê pode quebrar um galho, já o pó tem muitos conservantes, adoçante e outras misturas que não favorecem o princípio ativo dos chás naturais.

  • Chá de Oliveira

Quem diria que a folha da árvore que produz azeitona pode ajudar a emagrecer? Pois é! A oliveira possui compostos que diminuem inflamações, aceleram o metabolismo e mantém a glicemia equilibrada, fatores ideais para garantir a perda de peso saudável. Além disso, ela é capaz de diminuir o colesterol ruim e proteger o coração de doenças, a exemplo do azeite.

chás para emagrecer oliveira

  • Chá de Dente de Leão

O dente de leão é uma florzinha amarela poderosíssima, conhecida por seu efeito antioxidante e desintoxicante do organismo. Não é à toa que, além do chá, é um ingrediente dos suplementos de clorofila e de receitas detox, aquelas indicadas para pessoas que querem fazer uma limpeza geral no corpo e se livrar de toxinas após exagerar em comidas gordurosas e ricas em conservantes.

chás para emagrecer dente de leão

  • Chá de Gengibre

O gengibre não ajuda somente a curar gripes e resfriados. Essa raiz com sabor incrível e picante é considerada um bom termogênico, aumentando a temperatura do corpo e acelerando o metabolismo para queimar gorduras. Se você não consegue se acostumar com o gosto forte, misture com canela ou alguma fruta, como a maçã.

chá de gengibre para emagrecer

  • Chá de Camomila

Chá de camomila emagrece também, justamente pelo seu ótimo efeito calmante. O que acontece é que pessoas compulsivas, ansiosas e estressadas muitas vezes acabam descontando na comida e engordando rapidamente. Esse perigo é muito comum e afeta diversas pessoas, por isso tomar uma xícara de chá de camomila diariamente é ótimo e ajuda a te manter sereno.

chá de camomila para emagrecer

  • Chá de Amora

A amoreira é uma árvore muito poderosa e funcional: além do fruto super saboroso usado em doces e outros produtos, ainda tem folhas com ótimas qualidades. O chá de amora (as folhas, e não o fruto), além de diurético e estimulante da circulação, ainda aumenta a sensação de saciedade e melhora a função intestinal devido a boa quantidade de fibras. Uma ótima opção de chá para emagrecer!

chá de amora para emagrecer

E aqueles chás com 30 ou várias ervas juntas, funcionam? De acordo com médicos, tanta erva misturada acaba não trazendo resultado, já que uma propriedade pode afetar a outra. É melhor sempre apostar em um tipo solo, no máximo misturado com algum tempero ou fruta. 


Como preparar um chá?

Embora pareça fácil, muita gente ainda não sabe preparar um chá da forma correta. Como já dissemos, a erva tem sempre a maior concentração de ativos e substâncias, sobretudo para quem quer perder peso imediatamente.

Para fazer, coloque água em uma chaleira de inox e leve ao fogo para ferver. Apague logo quando as bolinhas de ar começarem a subir. Depois disso, adicione a planta (folhas, flores, raiz) e deixe tapado por cerca de 5 minutos em infusão. Coe e deixe esfriar um pouco para tomar.

Chá quente, morno ou gelado? Qual o melhor? Tanto faz! Você pode fazer o chá pela manhã e ir tomando durante o dia, mas evite consumir de um dia para o outro. 


Receita de chá de gengibre + frutas

O gengibre é uma raiz super versátil que pode ser consumida como tempero, pasta, chá… Se você não gosta do sabor, é só investir em uma receita com frutas.

Para fazer, ferva algumas rodelas de gengibre com pedaços de maçã e abacaxi. Deixe esfriar e coe. Além de um chá bem suave, traz um combo emagrecedor incrível: o gengibre como termogênico, a maçã com as fibras para gerar saciedade e o abacaxi como diurético (dá para substituir por laranja também). Boa opção para tomar de manhã e começar o dia muito bem!

Se você quer garantir todo o poder e benefícios dos chás para emagrecer, tome sempre puro. NUNCA adicione açúcar, mel e qualquer tipo de adoçante, por mais natural que seja. Fique ligada!

chá puro

A função dos chás para emagrecer são melhores quando não há adição de nenhum outro componente!

Famosas que tomaram chá para secar

Os chás são o principal complemento da dieta de várias famosas para manter aquele corpo lindo e dar inveja. Além de uma rotina dura de exercícios e uma alimentação balanceada, diversas celebridades fazem uso dos chás emagrecedores para ficar com tudo em cima.

Fernanda Souza, por exemplo, emagreceu tomando o chá de hibiscus. A atriz deixou de ser gordinha e hoje está super magra. Xuxa, Paolla Oliveira e Deborah Secco também sempre mantém a beleza com a ajuda desses componentes.

fernanda souza antes e depois

Fernanda Souza antes e depois, com a ajuda dos chás para emagrecer!

Confira outras famosas que tomam chás emagrecedores: 

  • A atriz Ellen Rocche conta que perdeu 9 quilos com o chá verde. “Tomo antes de malhar. Ajuda muito”, revelou em uma entrevista.
  • Mayana Neiva também confirma as propriedades dessa erva. “O chá verde é o meu preferido para ajudar a manter a forma. É rico em substâncias antioxidantes que ajudam a queimar gordurinhas, além de ser diurético. Tenho sempre um saquinho na bolsa”, assumiu.
  • Os chás para emagrecer são os prediletos da modelo Bárbara Fialho. “Conheci o poder que o chá tem na beleza da nossa pele”, disse em entrevista ao EGO.
  • A combinação de chá verde e gengibre, acredite, fez a atriz Amandha Lee emagrecer 26 kg e Polliana Aleixo secar e eliminar 8 kg!
amandha-lee-magra

Chás para emagrecer ajudaram Amandha Lee a perder mais de 20 quilos. Impressionante!

polliana aleixo antes e depois

A atriz Polliana Aleixo também emagreceu tomando chás!

Há contraindicações? É importante lembrar que diabéticos, hipertensos, gestantes, lactantes e portadores de doenças crônicas só devem consumir chás para emagrecer com a indicação de um médico. Se você está nessa condição, nunca consuma por conta própria!


Chás para emagrecer fazem muita diferença e dão uma força daquelas para quem deseja perder peso rapidamente. Mas, lembre-se sempre: o consumo deve estar associado aos bons hábitos diários, como uma alimentação equilibrada e a prática frequente de atividades físicas. Assim, você alcança ótimos resultados!

chás emagrecedores top 15

Chás para emagrecer: uma ótima opção para perder peso rapidamente!

Para acompanhar outras dicas bacanas de Beleza e Saúde, continue navegando no site! Se tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão, deixe um comentário no post! Até mais! :D


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *