Rachadura nos pés: Dicas e melhores tratamentos

Os pés sustentam o peso do corpo inteiro, não é à toa que precisam de cuidados diários para ficarem sempre saudáveis e com ótimo aspecto. Quando isso não ocorre com frequência, ocorrem problemas sérios, como unhas encravadas, mau cheiro e a temida rachadura nos pés, um desconforto para qualquer pessoa. Nesse post, saiba como isso ocorre, prevenção e os melhores tratamentos caseiros!

rachadura nos pés cuidados

Manter os pés bem cuidados é fundamental!


Ninguém merece ficar descalço e calçar uma sandália ou chinelo com rachaduras à mostra! Além de um incômodo estético, trata-se de um problema que afeta a saúde, já que pode causar dores e infecções em longo prazo. Por isso, é fundamental se cuidar sempre!


O que é? Qual é a causa?

Segundo dermatologistas, as causas da rachadura nos pés vão desde os maus hábitos até fatores genéticos. Ocorre quando a região da sola e calcanhares ficam ásperos e tão ressecados a ponto de desenvolverem pequenas fissuras que causam incômodo, dores, sangramento e até infecções bacterianas em alguns casos.

Pessoas que ficam muito tempo em pé, descalças e não usam meias com frequência estão mais propensas ao problema, por isso ele afeta em grande parte as mulheres que usam sandálias, saltos e outros calçados sem proteção, causando um atrito prejudicial à aparência e saúde do sustento do corpo.

rachadura nos pés causa

A rachadura nos pés também pode ser resultado de fatores genéticos e doenças cardiovasculares ou de pele, como a psoríase. Embora não seja considerada uma enfermidade em si, a consulta com um dermatologista é primordial para identificar a causa exata desse incômodo e evitar males maiores.

Avalie se alguém da sua família sofre com rachaduras nos pés e fique atento. Para quem é mais propenso ao problema, os bons hábitos devem ser frequentes!

o que é rachadura nos pés

A rachadura nos pés deixa a aparência péssima

Dicas para prevenir

A melhor forma de prevenir a rachadura nos pés são os cuidados diários. Como é um fator comum no inverno, a hidratação é fundamental para evitar o ressecamento. Use um creme diário e específico sempre antes de dormir ou após o banho.

Evite ficar muito tempo em pé, use meias  e sapatos confortáveis, além de proteger seus pés de atritos externos. Beba muita água para manter a circulação em dia e coma com qualidade!

rachadura nos pés como prevenir

Andar sempre descalço contribui para a rachadura nos pés

Além disso, alguns tratamentos caseiros podem ajudar a prevenir e acabar com o problema, embora a indicação principal é procurar um dermatologista para um diagnóstico correto.

Dica: Lixar toda a camada seca do calcanhar pode agravar ainda mais o problema, já que o organismo entende como uma agressão e forma uma camada ainda mais forte e espessa. O ideal é ir passando hidratante para deixar a área macia. 

Tratamentos para rachadura nos pés

Listerine

Muitas pessoas indicam o enxaguante bucal para dar fim a esse incômodo, mas o produto não é indicado pelos especialistas. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, Listerine e tipos similares são cáusticos e podem piorar a situação em longo prazo. Portanto, fuja dessa moda e aposte em tratamentos naturais e saudáveis.

listerine para rachadura nos pés

 Melhoral com glicerina

Usar melhoral com glicerina é uma prática que não é recomendada pelos profissionais, mas considerada pouco agressiva em relação ao enxaguante bucal. Para fazer, basta 10 comprimidos de ácido acetilsalicílico (tanto o melhoral quanto a aspirina), 25 ml de glicerina destilada, 25 ml de água oxigenada cremosa (volume 30) e 3 colheres de sopa de hidratante.

Dissolva os comprimidos na água e adicione os outros componentes, misture e passe na região antes de dormir. Para potencializar o efeito dos ingredientes, use meias após a técnica. Faça pelo menos uma vez por semana, como complemento dos cuidados com cremes específicos para rachaduras nos pés.

melhoral e glicerina para rachadura nos pés

Ureia

Cremes à base de ureia são indicados para casos graves, quando a pessoa passa por dores e pequenos sangramentos. A potência desse componente permite a remoção da camada de células mortas da pele, mantendo a hidratação e deixando a região ressecada mais saudável. Esse tipo, porém, deve ser indicado sempre por um médico.

creme para rachadura nos pés

Cremes e pomadas

São os produtos mais seguros e indicados para acabar com a rachadura nos pés. Opte por tipos específicos, bem oleosos e umectantes, compostos de lanolina ou vaselina. Indicações:

  • Hidratante para pés e mãos ressecados da Goicoechea, média de 40 reais (386 gramas).
  • Creme para rachaduras nos pés da Miligrama, média de 30 reais (60 gramas).
  • Creme com óleos naturais Biosegredo, média de 10/15 reais (135 gramas).
  • Creme hidratante Homeopast para fissuras na pele, à base de ervas medicinais e ingredientes naturais, média de 45 reais (30 gramas).

O Homeopast é um dos cremes mais eficazes e indicados por várias pessoas que sofrem com o problema pelo seu alto poder de hidratação. Vale a pena fazer o teste!

creme para rachadura nos pés homepast

 Esfoliantes

Esfoliantes são essenciais para manter os pés bem cuidados e livres de rachaduras. Para usar, deixe os pés de molho em uma bacia de água quente, passe uma lixa suavemente e aplique o produto. Deixe agir por uns minutos antes de passar um hidratante. Esse procedimento pode ser feito uma vez por semana e faz muita diferença, deixando a pele mais macia e livre desse problema.

esfoliante contra rachadura nos pés

Pedra hume

A pedra hume é um tipo de pedra cristalizada que lembra sal grosso, recomendada para cicatrizar cortes e machucados, acabar com sangramentos e combater aftas. Pessoas com alto grau de rachadura podem recorrer a este produto – encontrado facilmente em farmácias, drogarias e lojas de cosméticas.

Para usar, deixe algumas pedrinhas de molho em água morna por 15 minutos. Depois, passe no local lentamente, friccionando suavemente por um tempo.

rachadura nos pés pedra hume

Vale deixar claro que um tratamento eficaz depende da avaliação completa de um médico. Nenhuma solução caseira é milagrosa e pode agravar ainda mais o problema. Fique atento!

rachadura nos pés antes e depois

Com o tratamento realizado com frequência e da maneira correta, a rachadura nos pés desaparece rapidamente


Cultivar bons hábitos diariamente, com uma alimentação balanceada e prática de exercícios físicos: os médicos sempre batem nessa mesma tecla porque sabem que ela é fundamental para evitar qualquer problema de saúde. Lembre-se que o sedentarismo e o excesso de peso contribuem muito para a rachadura nos pés! Cuide-se sempre  para aumentar sua qualidade de vida!


tratamento para rachadura nos pés

E aí, gostou das dicas? Agora que você já sabe a melhor forma de acabar com a rachadura nos pés, siga as instruções para ficar sempre com uma ótima aparência por dentro e por fora. Se tiver qualquer dúvida, deixe um comentário no post e continue acompanhando nossas matérias! ;)


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *