Remoção De Tatuagem – Métodos, Contraindicações, Dói, Preço, Antes E Depois

Realizou uma tattoo da qual se arrependeu? Quer fazer uma modificação, mas ela está escura demais? Confira tudo sobre remoção de tatuagem em nosso artigo!

Com o crescimento da procura por tatuagens e com as mesmas se tornando cada dia mais comuns e vistas como adereços estéticos e da moda, cresce também o número de pessoas que buscam por métodos para removê-las, já que os motivos para se rabiscar podem passar, mas as marcas são permanentes.

procedimento de remoção

Isso faz com que cada vez mais pessoas busquem os serviços pelos mais variados motivos, seja pelo término do relacionamento com alguém que não se quer mais a lembrança, seja para remover um desenho que não tem mais significado, para alterar o desenho que já foi feito por outro ou mesmo para remover completamente qualquer modificação na pele, o que faz com que o mercado de remoção de tatuagem também cresça bastante.

Mas muitas são as dúvidas sobre os métodos utilizados para a remoção de tatuagem, as contraindicações deste tipo de procedimento, as diferenças entre remoção de tatuagens pretas e coloridas, se o procedimento é doloroso ou incômodo e também sobre o preço de cada sessão necessária para remover completamente uma tattoo.

remoção antes e depois

Como sabemos que existem muitos mitos e lendas sobre esse tipo de serviço e, para acabar com todas as dúvidas, elaboramos um exclusivo e completo artigo sobre a remoção de tatuagem, suas contraindicações, dificuldades e preços. Confira!

Métodos De Remoção De Tatuagem

A dúvida mais comum daqueles que desejam realizar a remoção de uma tatuagem está no método utilizado para realizar esse tipo de procedimento, já que muitas são as dúvidas, as lendas e os boatos sobre esse tipo de serviço, mas o procedimento em si é bastante simples e pode parecer muito menos misterioso quando se sabe seu funcionamento.

 

O principal método de remoção é a feita com laser, que se utiliza do mesmo princípio da depilação a laser, ou seja, o feixe de luz é direcionado para a pigmentação da pele, fazendo com que essa esquente e se desfaça. No caso da tatuagem é a tinta que irá se desfazer, enquanto na depilação a laser o alvo é a melanina do folículo do pelo.

remoção de tatuagens

Apesar de simples e relativamente rápido, o procedimento de remoção a laser é mais caro e mais doloroso do que o procedimento de depilação que utiliza a mesma técnica, já que é utilizada uma luz de frequência mais forte para a remoção de tatuagem, dado o nível de pigmentação da pele, a profundidade da tinta no tecido e também a qualidade da tinta utilizada.

 

Contraindicações

As principais contraindicações do procedimento de remoção são as mesmas que costumam ser apontadas em casos de depilação a laser, como a pigmentação natural da pele, no caso de pessoas negras, a pigmentação por bronzeamento, no caso de pessoas brancas que passaram por bronzeamento natural ou artificial, já que a técnica ataca a melanina do tecido da pele, o que pode causar queimaduras em pessoas nestas situações.

 

Também não é recomendado que pessoas com histórico de queloides façam a remoção de tatuagem sem consultar um médico dermatologista, pois o procedimento pode resultar em cicatrizes e queloides no tecido onde estava o desenho. Pessoas com histórico de doenças de pele, como vitiligo, psoríase e outras dermatites crônicas também não são indicadas para passar por esse tipo de procedimento, dado os riscos de complicações no tecido tratado.

remoção de tatuagem

Preta ou Colorida – Faz diferença?

Outra dúvida bastante comum àqueles que pretendem passar pelo procedimento de remoção é a existência de diferenças entre o procedimento em tatuagens pretas e em tatuagens coloridas, ou seja, com tintas de outras cores que não o preto, com preenchimento ou não, já que existem mitos de que alguns tipos de artes não podem ser removidos.

Apesar de ser possível fazer a remoção de ambos os tipos de tattoos, as coloridas, em especial aquelas que utilizam cores claras, como o amarelo e o azul, são mais difíceis de serem removidas, devido à afinidade do laser utilizado com pigmentos de coloração escura, sendo que tatuagens muito claras ou muito coloridas podem exigir um número maior de sessões para serem removidas completamente.

antes e depois da remoção remoção resultados

Dói?

Devido à ação do laser no tecido cutâneo, é possível afirmar que sim, a remoção de tatuagem dói¸ sendo que a dor costuma ser mais intensa quando a tattoo é mais antiga, possui pigmentação mais escura ou existe sensibilidade da pele, sendo possível, no entanto, a utilização de métodos paliativos para o alívio da dor antes, durante e após o procedimento, como a aplicação de gelo ou de pomadas anestésicas após o procedimento de remoção.

 

Preço

O valor do procedimento de remoção de tatuagem varia de acordo com o tamanho do desenho, o número de sessões necessárias, o tipo de pigmentação utilizada, a área em que a tatuagem está e também a profundidade da tinta no tecido da pele, sendo que as sessões podem variar de R$60,00 a R$300,00, sendo necessárias, em média, de 8 a 20 sessões para a remoção completa da arte por meio de procedimento a laser.

antes e depois da remoção

Mitos E Verdades Sobre Remoção De Tatuagem

Existem diversos mitos, lendas e crenças sobre o procedimento de remoção e, por isso, buscamos a opinião dos especialistas para descobrir quais afirmações são verdadeiras e quais não passam de mitos baseados na ignorância do funcionamento do procedimento de remoção. Confira as verdades e os mitos sobre remoção de tattoo:

 

  • É possível remover uma tatuagem completamente:

Verdade. Com o tratamento completo, que pode variar de 8 a 20 sessões, os traços ficam cada vez mais claros até desaparecerem completamente da pele. Outros fatores, como a qualidade da tinta, a cor utilizada e até mesmo a idade da tatuagem influenciam o número de sessões necessárias, mas é realmente possível fazer a remoção completa.

 

  • A remoção dói muito:

Verdade. Por ser utilizada em uma camada profunda e agir de maneira intensa na tinta, a remoção pode ser bastante dolorosa, sendo utilizados métodos para alívio da dor, como gelo ou pomadas anestésicas. A dor, no entanto, diminui ao longo do tratamento, já que quanto menos pigmentação, menor é a intensidade dos raios.

 

  • Remover pouco tempo após a realização prejudica a pele:

Mito. Ao contrário do que possa parecer, a remoção feita com a tatuagem recente permite um resultado melhor, já que a tinta terá penetrado menos na pele. Mas é necessário aguardar o prazo de cicatrização da tatuagem antes de remove-la.

 

  • Tattoos coloridas não são removidas completamente:

Mito. Apesar de ser um procedimento mais demorado – e doloroso – a remoção de tatuagem colorida pode ser feita de maneira completa, mas o procedimento demora mais para ser feito e exige um número maior de sessões, além de ser mais incômodo para o paciente.

 

  • Não é possível tatuar a área que passou por remoção:

Mito. Apesar de ficar mais sensível durante algum tempo após o procedimento de remoção, a pele pode sim receber outra tatuagem após ter uma removida, sendo que alguns tatuadores utilizam esse recurso para clarear os desenhos ou mesmo permitir modificações nas tatuagens já feitas.

 

Remoção De Tatuagem – Fotos Antes E Depois

Agora que você conhece mais sobre o procedimento de remoção de tatuagem, que tal conferir algumas imagens de pacientes que passaram por esse procedimento e conhecer mais sobre o antes e depois do processo de remover uma tatuagem com laser? Confira!

antes e depois da remoção

antes e depois da remoção

remoção resultados

processo de remoção antes e depois

remoção de tatuagem

antes e depois - remoção de tatuagem remoção de desenho no braço

antes e depois de remover tatuagem

formas de remoção de tatuagem

remoção de tattoo com laser antes e depois

resultados da remoção

remoção tatuagem no rosto

resultado da remoção

O que você achou de saber mais sobre o procedimento de remoção de tatuagem? Gostaria de fazer alguma sugestão ou solucionar alguma dúvida? Deixe seu comentário! E não esqueça de conferir todo o conteúdo exclusivo que preparamos para você em nosso site!


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *