Siriguela: Propriedades, benefícios, receitas
Já ouviu falar dessa frutinha com nome peculiar? A siriguela (ciriguela ou ceriguela) é bem popular na região Nordeste (caatinga) do Brasil. Embora ainda pouco consumida no país, possui propriedades incríveis para a saúde. Saiba mais sobre essa opção saudável para incluir no seu cardápio!
Está cansado de opções tradicionais? Quer dar uma variada no cardápio e manter a dieta em dia? Conheça essa ótima fruta que, além de doce e saborosa, é ótima para a saúde!
O que é? Propriedades, Vitaminas e Calorias
Com o nome científico de Spondias purpurea, a siriguela é conhecida também como ameixa da Espanha, ciroela e cajá vermelho. Comum na Ásia, América Central e Nordeste brasileiro, é versátil e ingrediente de várias matérias primas, como doces, compotas, geleias e outros produtos.
Da mesma família do caju e da manga, a árvore pode chegar a 7 metros de altura, com um fruto com cor amarela ou vermelha, atingindo cerca de 3 centímetros quando maduro. Possui caroço do tamanho de uma azeitona e pode ser consumido fresco, já que é bastante doce – essa é a principal diferença para o cajá, que é azedo.
A época da colheita é entre os meses de dezembro e janeiro. Embora cada vez mais popular na região central e sul do Brasil, essa fruta ainda não é produzida em larga escala. Muitas pessoas usam a árvore como paisagismo, já que ela se adapta facilmente em solos fracos de lugares secos.
Dentre suas propriedades, é rica em carboidratos, fibras, cálcio, potássio, fósforo e vitaminas A, C e B1. Em 100 gramas da fruta há 76 calorias, 78% de água, 1,4 gramas de proteínas, 4 gramas de fibras, 19 gramas de carboidratos, 0,4 gramas de gorduras totais.
Siriguela engorda? Emagrece? Quais os benefícios?
Apesar de ser uma fruta pouco calórica e com vários benefícios, você não deve exagerar no consumo da siriguela. A indicação de nutricionistas é comer uma porção por dia no lanche da manhã ou da tarde, já que é uma opção natural e melhor que alternativas industrializadas.
Para quem está cortando o carboidrato da dieta, não é indicada, embora seja rica em fibras que ajudam no funcionamento do intestino e água, que mantém o organismo hidratado e funcionando bem. Confira outros benefícios:
- É energética e diurética, ótima para praticantes de atividades física e pessoas que sofrem com retenção de líquido e inchaços;
- Fortalece o sistema imunológico e previne anemias graças as boas quantidades de ferro;
- Boa fonte de antioxidantes, que acabam com os radicais livres que causam doenças (como o câncer) e o envelhecimento precoce;
- As fibras alimentares encontradas nesta fruta geram uma ótima sensação de saciedade e evitam a prisão de ventre e a constipação. Por isso é boa para quem deseja emagrecer, desde que consumida em pouca quantidade;
- Previne o colesterol, espasmos, gases, febre, diarreia e até inflamações.
Como consumir siriguela? Coma fresca mesmo (é muito doce e saborosa!) ou em receitas diversas, como sucos, molhos e doces. Ela é bem versátil e cai bem em vários preparos. Embora não seja uma fruta popular que você encontre sempre na feira, costuma ser vendida em quitandas e mercadões de produtos das grandes cidades.
Quem mora no Nordeste e no Centro Oeste pode encontrar a árvore da siriguela com mais frequência e até plantá-la em casa. É bem fácil de cultivar e ainda complementa a paisagem do seu quintal!
Receitas deliciosas com siriguela
Para incluir a siriguela no seu cardápio, confira algumas receitas práticas e fáceis de fazer!
- Doce de Siriguela
Ingredientes: 1 litro de água, 1 litro de siriguela, 2 xícaras de açúcar (use mascavo ou demerara para deixar a receita mais nutritiva).
Modo de fazer: Coloque a fruta para cozinhar e retire do fogo quando a polpa estiver soltando o caroço. Deixe esfriar e retire os caroços. Bata a polpa no liquidificador até formar uma massa homogênea e reserve. Coloque o açúcar para derreter e sem deixar queimar. Jogue a seriguela batida e mexa até ferventar. Retire do fogo, esfrie e sirva em seguida.
Rendimento: 1 porção / Preparo: 20 minutos / Fonte: Tudo Gostoso
- Suco de Siriguela
Ingredientes: 100g de siriguela, 400ml de água, Mel de cacau (a gosto).
Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Deixe gelar e sirva em seguida.
Rendimento: 2 porções / Preparo: 10 minutos / Fonte: Bela Cozinha/GNT
- Angu mole, taioba e costela suína com siriguela
Ingredientes do angu: 2 espigas de milho, 1 litro de água, sal a gosto, açúcar a gosto.
Como fazer: Bata o milho com água. Adicione sal e um pouco de açúcar.
Ingredientes da taioba: 2 pés de taioba, alho a gosto.
Como fazer: Corte a taioba e salteie ao alho.
Ingredientes da costela suína e siriguela: 1 ripa de costelinha de porco, 300 gramas de polpa de siriguela, 300 gramas de açúcar, sal a gosto, 2 cebolas grandes fatiadas.
Como fazer: Cubra o fundo da panela de pressão com a cebola por baixo. Acrescente a costelinha e tampe a panela. Leve ao fogo e deixe em fogo baixo por 30 minutos assim que começar a pressão. Desligue e deixe a pressão sair naturalmente. Coloque em uma panela a polpa de siriguela, o açúcar e o sal. Reduzir em fogo baixo até a metade. Monte o prato com todos os componentes e sirva em seguida.
Rendimento: 2 porções / Preparo: 1h30 / Fonte: Masterchef Brasil
- Sorvete de Siriguela
Ingredientes: 1 xícara e meia de polpa de siriguela, 1 colher (sopa) de limão, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite.
Como fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador por cerca de 5 minutos. Transfira para um refratário, cubra e leve ao congelador por 4 horas. Retire e bata novamente. Devolva ao congelador até endurecer. Sirva em seguida.
Rendimento: 10 porções / Preparo: 10 minutos / Fonte: Casa das Receitas
- Mix de folhas com Grapefruit, Siriguela e molho de mostarda Dijon
Ingredientes: 1/2 Grapefruit, 8 Siriguelas, 8 folhas de alface, 1/2 maço de agrião, 1/2 maço de rúcula, 2 colheres de sopa de azeite, 2 gotas de aceto balsâmico, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de mostarda Dijon, 1/2 limão espremido.
Modo de fazer: Em um bowl pequeno, adicione o azeite, o aceto, o mel, a mostarda e o limão. Misture tudo muito bem e reserve. Rasgue as folhas com as mãos, pique a grapefruit em pedaços pequenos e coloque em um bowl com as siriguelas. Por último e somente antes de servir, derrame o molho por cima da salada.
Rendimento: 1 a 2 porções / Preparo: 10 minutos / Fonte: Um Doce Dia
Aprenda o passo a passo de outras receitas com essa fruta nos vídeos!
Uma preciosidade brasileira, a siriguela é uma fruta incrível e que ganha cada vez mais destaque graças ao sabor e seus benefícios incríveis para a saúde. Compre, plante e prove! Você vai adorar!
É sempre bom conhecer coisas novas, ainda mais quando se trata de opções naturais que fazem toda a diferença na nutrição, não é? Se você tem alguma dúvida, sugestão de matéria ou crítica, deixe um comentário no post! Para ler outros posts bacanas, continue navegando no site. Até mais! :)
só hoje eu devo ter comido umas 150! rs