Óleo de Cártamo: Emagrece? Benefícios e tudo sobre!

O óleo de cártamo é um dos melhores suplementos queimadores de gordura, com diversos benefícios, entre eles perder medidas e emagrecer. Versátil e com ação comprovada, é uma opção indicada pelos especialistas para melhorar a saúde como um todo. Para saber tudo sobre esse produto, acompanhe o post! 

óleo de cártamo benefícios

O que é? Informação nutricional

Há muito tempo em evidência, o cártamo é uma planta de origem asiática que tem se popularizado no ocidente. É semelhante ao girassol, com uma flor amarelada e raiz profunda que se adapta bem a climas secos. Para o consumo, se aproveita tudo, das flores às sementes.

O óleo de cártamo é considerado um produto nobre devido as suas funções e versatilidade. Além de ingrediente para suplementos – devido aos componentes termogênicos que queimam gordura -, a planta pode ser usada como especiaria em receitas; e o óleo fresco para acne e como cosmético.

Informação nutricional considerando 100 gramas: 517 calorias, 34 gramas de carboidratos, 16 gramas de proteínas, 38 gramas de gorduras totais, além de pouca quantidade de potássio, sódio, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas.

cártamo

Amarela e destacada, a planta é da mesma família do crisântemo, cravo e margarida!

Para que serve? 

O óleo de cártamo chama a atenção dos especialistas por tantos benefícios à saúde, indo muito além do emagrecimento! É indicado para muitas pessoas e está cada vez mais em evidência no mercado. 

Para a saúde

Considerado um alimento funcional devido à alta qualidade de seus componentes, o óleo de cártamo traz diversos benefícios à saúde:

  • Diminui o colesterol ruim, o LDL, e aumenta os níveis do HDL (colesterol bom);
  • Fortalece o coração, já que com o colesterol ruim baixo, há pouco risco de adquirir doenças cardiovasculares; além de manter o fluxo de sangue circulando normalmente;
  • Controla a glicemia e os níveis de açúcar no sangue, evitando o diabetes;
  • É um antioxidante natural devido às incríveis taxas de vitamina E, que elimina os radicais livres e toxinas responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e surgimento de doenças sérias, como o câncer;
  • Fortalece o sistema imunológico devido ao ácido linoleico, que produz prostaglandinas responsáveis por aumentar os agentes de defesa, acabando assim com invasores e ameaças à saúde.

Para emagrecer

É comprovado que o óleo de cártamo ajuda a emagrecer, eliminando sobretudo com o excesso de gordura abdominal (os famosos pneuzinhos) e localizada. Segundo especialistas, entre seus componentes estão o ácido linoleico (ômega 6) – entre 60% a 80% – e ácido oleico (ômega 9) – de 20% a 40% -, que atuam como termogênicos.

Enquanto o ômega 6 atua como catalisador na queima de gordura – ainda mais em áreas como quadril, barriga e cintura -, o ômega 9 reduz a produção do hormônio cortisol, que contribui para armazenar a gordura na área abdominal. Essa combinação poderosa ajuda a neutralizar esse efeito e garante tanto a queima quanto o emagrecimento em si, com a perda real de medidas.

E não é só isso! Estudos recentes indicam que o óleo de cártamo aumenta a produção de leptina, uma substância que aumenta a sensação de saciedade; e do hormônio adiponectina, responsável por diminuir a absorção de gorduras no intestino e agindo indiretamente naquelas presentes no abdômen.

Porém, vale a dica de ouro: para fazer efeito, o consumo do óleo de cártamo precisa ser associado às atividades físicas frequentes. Muitas pessoas garantem que o efeito é ainda melhor e dá para notar uma real diferença. Com esse suplemento, a impressão de queimar gordura e a sudorese aumentam e os resultados realmente aparecem!

oleo de cartamo pra que serve

Para a pele e acne

Pouca gente sabe, mas o óleo de cártamo melhora a hidratação da pele e ajuda a reduzir a acne, linhas de expressão e rugas, tudo por causa do ácido linoleico e da vitamina E. A grande vantagem desse óleo é que não obstrui os poros, por isso tem sido usado como componente de muitos cosméticos e similares.

Para usar, misture um pouco do óleo de cártamo com algum hidratante, óleo vegetal ou poucas gotinhas de óleo essencial, aplicando normalmente nas áreas mais críticas e com maior concentração de cravos e espinhas.

Para os cabelos

Já para os cabelos, o agente de ação mais importante é o ácido oleico. Ele fortalece o couro cabeludo e reduz a queda, fazendo que os fios cresçam com mais viço e saúde. Além disso, melhora a hidratação e é indicado para quem sofre com hiperqueratose folicular, doença que se caracteriza pelo acúmulo de queratina nos folículos da pele.

Na gravidez

As grávidas devem consumir o óleo de cártamo apenas se for liberado pelo médico. Na teoria, não há riscos por se tratar de um produto natural e que pode ser usado como substituto ao óleo de girassol, óleo de canola, entre outros, porém é extremamente importante o aval do profissional, já que cada caso é um caso.

Dica preciosa: Como o óleo de cártamo oferece boas quantidades de ômega 6 e ômega 9, é essencial aumentar o consumo de ômega 3 também. Especialistas revelam que é necessário manter os três em níveis equilibrados no organismo, para que trabalhem em conjunto e tragam ainda mais benefícios. Portanto, comece a comer peixes gordos (salmão, atum, sardinha) ou alimentos como linhaça e chia. 

Óleo de cártamo funciona e emagrece mesmo?

Sim, óleo de cártamo emagrece e é considerado um dos melhores suplementos para perder peso rapidamente, em grande parte devido aos ácidos graxos insaturados combinados com substâncias que agem em conjunto para queimar gordura, gerar saciedade e reduzir medidas.

O efeito termogênico dessa planta/suplemento é comprovado, ou seja, mantém o metabolismo acelerado e contribui para a eliminação da gordura localizada durante os exercícios físicos. Especialistas garantem esse efeito e só indicam o uso do produto desde que associado ao treino, para ótimos resultados.

Completando o combo para emagrecimento, como dito no tópico anterior, as substâncias encontradas no óleo de cártamo são capazes de trabalhar diretamente nos níveis de certos hormônios responsáveis pelo aumento da sensação de saciedade, regulação da glicemia e do catabolismo dos ácidos graxos. Vale a pena apostar!

Indicações e contraindicações

O óleo de cártamo é indicado para praticantes de atividades físicas que buscam um complemento para queimar gordura – inclusive abdominal e localizada – e pessoas que querem emagrecer rapidamente e com saúde. Vale frisar mais uma vez que o suplemento só fará efeito caso esteja associado ao treino frequente e a uma alimentação balanceada.

Já no grupo de contraindicações estão pessoas com doenças crônicas, indivíduos com problemas de coagulação sanguínea, doenças hemorrágicas ou úlceras gastrointestinais, gestantes e lactantes (nesse caso, vale o aval de um médico). Além disso, pessoas alérgicas à planta também não devem consumir o produto. Não há relato do risco do óleo de cártamo para crianças e idosos.

oleo de cartamo

Faz mal? Tem efeitos colaterais?

Desde que você siga a indicação diária de consumo, esse suplemento traz benefícios e não faz mal à saúde. O problema acontece quando há exagero. Infelizmente, muita gente pensa que quanto mais se toma óleo de cártamo, mais irá emagrecer, o que é um grande mito.

Lembre-se que ele é rico em gorduras, que por mais que sejam boas, em excesso podem causar efeitos colaterais, como até o ganho de peso e o desequilíbrio dos três ‘ômegas’. É primordial deixar ômega 6 e ômega 9 nos mesmos níveis do ômega 3, por isso é indicado aumentar o consumo de peixes e alimentos ricos neste último componente para manter o organismo funcionando normalmente.

Quanto custa? 

Cada vez mais popular no mercado, atualmente existem várias marcas de óleo de cártamo. Listamos as melhores e mais famosas!

  • Linolein AGE (Nutrilatina): 90 cápsulas, média de 80 reais;

óleo de cártamo

  • CA (Probiótica): 120 cápsulas, média de 50 reais;

ca probiotica

  • CL (Health Labs): 120 cápsulas, média de 60 reais;

óleo de cártamo health labs

  • Equaliv: 60 cápsulas, média de 50 reais;

oleo de cartamo equaliv

  • LA (Mundo Verde): 120 cápsulas, média de 80 reais;
  • Schraiber: 90 cápsulas, média de 50 reais;

oleo de cartamo schraiber

  • Pazze: 250 ml, média de 25 reais;

oleo de cartamo pazze

  • Lipix (Vitafor): 120 cápsulas, média de 65 reais.

oleo de cartamo lipix

 

Fique atento à concentração das cápsulas, geralmente o preço é diferente por isso. Alguns fabricantes vendem suplementos de óleo de cártamo com óleo de coco, picolinato de cromo ou chia, uma alternativa potente para queimar gordura e emagrecer. 

Como tomar? 

A indicação é de uma colher de sopa do óleo ou três cápsulas ao dia, meia hora antes das refeições ou da atividade física (uma caminhada já ajuda bastante). Dependendo da concentração, há a recomendação do fabricante na embalagem – ou você pode seguir as instruções de seu médico ou nutricionista.

Fotos de resultados de óleo de cártamo antes e depois

O óleo de cártamo emagrece mesmo e garante ótimos resultados! Além de vários relatos, muitas pessoas divulgam fotos antes e depois do consumo desse suplemento. Confira e inspire-se!

oleo de cartamo antes e depois resultados

oleo de cartamo antes e depois

oleo de cartamo beneficios

oleo de cartamo como tomar

oleo de cartamo emagrece

oleo de cartamo gordura localizada

oleo de cartamo preço

oleo de cartamo queimar gordura

oleo de cartamo resultados

O óleo de cártamo é o queridinho de muitas famosas. É um dos suplementos que elas usam antes do treino para manter o corpo sempre em dia. Visto os resultados acima, dá para ver que ele é realmente eficiente!


Vale a pena testar o óleo de cártamo e inclui-lo na sua dieta como complemento para acabar com a barriguinha saliente, a gordura localizada e emagrecer rapidamente! Quem não gosta de um produto natural potente, não é mesmo? Mas, lembre-se sempre de manter os bons hábitos diariamente e evitar o exagero!

Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post! Para ler outras dicas bacanas sobre Beleza e Saúde, continue navegando no site. Bom treino e até a próxima! :)


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *