Vale a pena apostar no tônico de alho para o cabelo?

Na hora de manter a beleza dos cabelos, muitas mulheres acabam apostando em soluções caseiras e novidades das lojas de cosméticos. Mas será que elas funcionam mesmo? O tônico de alho é um produto que se enquadra nessa categoria e gera muitas dúvidas. Conheça os tipos, saiba como usar e veja se ele realmente dá resultado!

tônico de alho gota dourada

Funciona mesmo?

Muitas mulheres que usam o tônico de alho garantem que ele é ótimo para promover o crescimento dos cabelos e deixar os fios mais fortes. Seus componentes agem na raiz, evitando a queda e uma série de incômodos como caspa, oleosidade e seborreia.

E como ele funciona? Segundo especialistas, o alho possui nutrientes que favorecem a produção de colágeno e aumentam a resistência da raiz do cabelo, além da vitamina B1, que melhora a circulação no couro cabeludo e ajuda no crescimento das madeixas. Já os minerais como ferro, cálcio e cobre promovem força e dão mais brilho aos fios.

Se você sofre de algum problema capilar, sobretudo quanto à queda e o crescimento, é interessante fazer o teste para checar os resultados. Dá para fazer a mistura em casa ou então comprar pronta em lojas de cosméticos, e adicionar o óleo de rícino para potencializar seus efeitos. Conheça cada uma dessa opções e saiba como usá-las.

Opções de tônico de alho

Caseiro

Fazer o tônico de alho em casa é bem simples. Você precisa apenas de 200 ml de água filtrada e 6 dentes de alho. Misture os dois ingredientes e bata no liquidificador por 3 minutos. Guarde em um pote com tampa e deixe na geladeira por dois dias antes de usar.

Depois, passe no couro cabeludo em movimentos circulares, deixando agir por uma a duas horas. Retire com água morna durante o banho e passe shampoo e condicionador para eliminar o cheiro. A recomendação é usar pelo menos uma vez por semana, deixando refrigerado por até um mês.

Outra opção mais potente de tônico de alho caseiro é adicionar à mistura 1 canela em pau, 2 rodelas de gengibre e um punhado de cravo da índia. Além de turbinar os efeitos, ainda reduz o cheiro quando comparado ao tradicional. Já a adição de óleos vegetais e essenciais não é recomendada.

tônico de alho caseiro

Gota Dourada

O tônico de alho da Gota Dourada é o tipo mais conhecido e utilizado desse produto. Ele é composto por Óleo de Alho, Extrato de Alho, Extrato de Aloe Vera e Calêndula, ingredientes ideais para fortalecer a raiz do cabelo e dar fim à queda.

Além de prático e eficaz, é muito fácil de ser encontrado. Há duas embalagens, de 30 ml e 100 ml: a primeira é indicada para três aplicações e a outra para nove. O preço varia de 5 a 20 reais, dependendo da região. Algumas mulheres não se acostumam com o cheiro, mas a maioria aprova esse tipo de tônico de alho, ainda mais quando vêem os benefícios. O tratamento pode ser feito 3 vezes por semana, em dias alternados, por 3 meses.

Para atenuar o cheiro forte do tônico de alho da Gota Dourada, profissionais recomendam adicionar cravo da índia na mistura. Assim, dá para usar o produto sem medo!

Como usar?

Ambas as versões devem ser aplicadas no couro cabeludo em massagens circulares suaves, deixando agir por no mínimo duas horas. Antes disso, faça a prova de toque aplicando uma pequena quantidade atrás da orelha para verificar se ele causa alergia. É raro isso acontecer, mas não é impossível! Outra indicação é evitar que ele atinja os fios, pois pode deixá-los ressecados.

No caso do tônico de alho caseiro da Gota Dourada, ele já vem com um bico próprio para o couro cabelo. É ideal usá-lo de acordo com a indicação da embalagem. O tratamento deve durar três meses com uma pausa de um mês, para que o cabelo dê uma ‘descansada’ e não se acostume com o produto.

Use sempre o tônico de alho na parte da noite, antes de tomar banho. Muitas mulheres até dormem com o produto para melhor fixação e resultado. Faça esse teste e veja como funcionará com você.

tônico de alho rícino

Com óleo de rícino

Combinar o tônico de alho com o óleo de rícino evita que o produto resseque o cabelo, além de trazer as propriedades da mamona ao couro cabeludo. Ele pode ser encontrado facilmente em supermercados e perfumarias por menos de 10 reais, em uma embalagem de aproximadamente 30 ml.

Para usar, misture a quantidade indicada de aplicação do tônico com 30 ml de óleo de rícino. Passe normalmente na cabeça e deixe descansar pelas mesmas duas horas antes da lavagem. Embora a diluição seja completa, o rícino não tira o cheiro forte do tônico, apenas deixa seu efeito mais eficiente. Aliás, o rícino é outro produto com um cheirinho não muito agradável.

Ainda é possível fazer sua própria receita em casa: junte o rícino com 4 dentes de alho e 10 colheres de azeite de oliva extra virgem. Esquente em banho maria por alguns minutos, sem deixar ferver. Em seguida, coe e coloque em um recipiente de vidro, deixando na geladeira por 24 horas. Depois, é só usar normalmente.

Na hora de aplicar o produto, tenha paciência e passe por todo o couro cabeludo, evitando que ele molhe os fios. Lembre-se que qualquer tratamento capilar exige disciplina e calma.

Fotos de resultados com tônico de alho

Antes e depois

A maioria dos depoimentos de mulheres que usam o produto revela que os efeitos do tônico são rápidos e positivos, auxiliando no tratamento desses incômodos capilares que afetam grande parte do público feminino. Confira as fotos e veja o antes e depois do uso:

tônico de alho antes e depois

 

tônico de alho 6

 

tônico de alho 5

 

tônico de alho 4

 

tônico de alho 3

 

tônico de alho 2

 

tônico de alho 1

Se você não conhecia os efeitos do tônico de alho ou ainda tinha dúvidas sobre seu uso, aproveite a dica e faça o teste! Depois, comente sua experiência e confira outras matérias exclusivas que preparamos pra você!


You may also like...

1 Response

  1. Cristiane disse:

    Troquei de Química do hene ao cacheado , como tive que cortar usei o tónico para acelerar o crescimento. Resultados confirmados k 22 dias de uso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *