Farinha de Berinjela: Emagrece? Benefícios e receitas!

A farinha de berinjela é uma ótima opção para emagrecer e reduzir o colesterol que vai muito além da moda. Muitos especialistas garantem seus benefícios e indicam o consumo frequente deste pó para ficar mais saudável e livre de doenças. Ainda não sabe do que ela é capaz? Acompanhe o post e saiba tudo!

farinha de berinjela como fazer

A berinjela é um vegetal essencial para a culinária, sobretudo a italiana, árabe e brasileira. Depois de muito tempo usada em preparos, especialistas constataram que sua farinha – produto ainda pouco comum no mercado – é capaz de combater aquela barriguinha indesejada e ainda traz muitos benefícios à saúde. Uma opção que não pode faltar na sua mesa!

Informação nutricional

Em 1 colher de sopa da farinha de berinjela (10 gramas) há 25 kcal, 5,5 gramas de carboidratos, 1,5 gramas de proteínas, 3,6 gramas de fibra alimentar, nada de gorduras totais e alguns miligramas de sódio, ferro, magnésio, fósforo e potássio.

Pouquíssimo calórica e com boas quantidades de fibras: essas características já são fundamentais para o emagrecimento. As fibras dão sensação de saciedade, reduzem a absorção de gordura e garantem que o intestino funcione normalmente. 

Farinha de Berinjela emagrece? Para que serve? Benefícios

Sim, é comprovado que a farinha de berinjela emagrece. Após estudos e testes, especialistas garantem que esse pó auxilia na diminuição da circunferência do abdômen e redução da gordura visceral, que está associada ao diabetes tipo 2 e a doenças cardiovasculares.

A gordura visceral é perigosa e difícil de ser eliminada. Consumir suplementos que ajudam a eliminá-la e fazer exercícios físicos focados na área onde ela ocorre é essencial para se livrar desse mal que traz consequências graves ao corpo e à saúde com o tempo. 

farinha de berinjela benefícios

A farinha de berinjela ainda é capaz de derrubar os níveis de colesterol ruim, triglicérides e ácido úrico – que, além da conta, causa inflamações e dores articulares. Diferentemente do chá e do suco de berinjela, que não são tão eficientes para baixar o colesterol, a farinha tem bons resultados em função de sua maior concentração de fibras.

Outra grande vantagem dessa opção em relação aos outros componentes da berinjela é o alto teor de fibras solúveis, que limitam a concentração de gordura no sangue e ainda promovem saciedade, ideal para quem quer emagrecer e vive lutando contra a balança.

A berinjela também é rica em vitaminas A, do complexo B e C, sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro e flavonoides, compostos antioxidantes presentes na casca que ajudam a afastar doenças como o câncer. Além disso, ela é praticamente livre de gorduras. Ótimos benefícios, não é?

Como consumir?

O consumo ideal da farinha de berinjela é de 2 colheres de sopa por dia, uma de manhã e outra à noite, ou durante as principais refeições. Você pode adicionar ao iogurte, frutas, receitas, molhos, sucos, entre diversos preparos.

A única ressalva é o fato de que, após a ingestão do pó, há um aumento na formação de radicais livres, por isso os especialistas recomendam consumir uma fruta rica em Vitamina C logo depois do consumo da farinha (acerola, limão, laranja). Isso porque o nutriente das frutas cítricas é antioxidante e neutralizaria esse efeito colateral.

Apesar da farinha de berinjela carregar uma maior concentração de sódio, essa quantidade ainda é bem mais baixa do que a oferecida por qualquer outro produto industrializado. Assim, ela está liberada para hipertensos.

Crianças, idosos, gestantes e portadores de doenças devem consultar o médico antes de consumir esse pó. Celíacos estão liberados, já que a farinha de berinjela não tem glúten.

farinha de berinjela emagrece

Além da berinjela fresca, você pode consumir a farinha para ter mais benefícios!

Como fazer passo a passo

Você pode comprar a farinha de berinjela em lojas de produtos naturais, farmácias, empórios orientais e em alguns supermercados. Mas, se quiser uma opção mais natural, dá para fazer em casa de modo simples e prático. Basicamente, é só cortar, levar ao forno até secar e triturá-la até formar o pó.

Para acompanhar o passo a passo, assista os vídeos!

 

Como a berinjela é rica em água, 1 quilo do fruto fresco rende apenas 100 gramas da farinha. Em comparação a sua matéria prima propriamente dita, o produto talvez só peque pela perda de algumas vitaminas e de seu poder antioxidante.

Receitas com Farinha de Berinjela

Aposto que você adorou conhecer os benefícios da farinha de berinjela para a saúde. Melhor que consumi-la fresca para emagrecer, ainda dá para usá-la em muitas receitas. Confira algumas opções funcionais e fáceis de fazer!

  • Hambúrguer com farinha de berinjela

Ingredientes: 3 colheres (sopa) de farinha de berinjela, 20 colheres (sopa) de carne moída magra cozida, 1 cebola pequena, 2 dentes de alho, 1 colher (sopa) de orégano.

Modo de preparo: Pique a cebola e o alho. Bata no liquidificador a farinha, a carne moída, a cebola, o alho, o orégano e o sal. Molde a massa como hambúrgueres. Coloque numa panela antiaderente, grelhe e sirva a seguir.

Rendimento: 8 unidades / Tempo de preparo: 30 minutos / Calorias: 132 kcal por porção / Fonte: Dieta Já

farinha de berinjela

  • Torta de espinafre com farinha de berinjela e mussarela de búfala

Ingredientes da Massa: 1 copo de 200 ml de farinha de trigo, ½ copo de 200 ml de farinha de berinjela, 1 copo de 200 ml de leite de soja, ½ xícara (das de chá) de azeite de oliva, 1 colherinha de sal (marinho), 1 colherinha de fermento em pó.

Ingredientes do Recheio: 1 colher de azeite de oliva, 2 dentes de alho grandes, 1 colher normal de cebola ralada cheia, 2 maços de espinafre cru, 4 bolas de mussarela de búfala (grandes) picadinhas, Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de Preparo: Processe no liquidificador os ingredientes da massa e deixe reservado. Em uma panela de tamanho médio, coloque o azeite e aqueça, refogando o alho e cebola até ficar douradinho. Coloque o espinafre e mexa para que amoleça. Derrame a massa que você reservou em uma fôrma (untada) e cubra com o espinafre e a mussarela de búfala. Em seguida, leve ao forno pré-aquecido e deixe por trinta minutos.

Rendimento: 8 porções / Calorias: 250 kcal por porção / Fonte: Minha Vida

torta de farinha de berinjela

  • Sopa Super Fibras

Ingredientes: 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 colher (sopa) de azeite de oliva, ½ couve-flor, 2 cenouras, 2 chuchus, 200 gramas de abóbora, 2 abobrinhas, 1 litro de caldo de frango caseiro, 500 ml de água sal a gosto, 4 colheres de sopa de farinha de berinjela.

Modo de Preparo: Refogue a cebola e o alho picados com o azeite. Acrescente os legumes picados, o caldo e a água. Cozinhe até os legumes ficarem macios e tempere a gosto. Se preferir, bata a sopa no processador. Polvilhe a farinha de berinjela quando for servir.

Rendimento: 4 porções / Calorias: 117,5 kcal por porção / Fonte: Minha Vida

  • Suco de frutas com gengibre e farinha de berinjela

Ingredientes: 2 laranjas, ¼ mamão, ½ rodela de gengibre, 1 colher de sopa de farinha de berinjela.

Modo de Preparo: Esprema as laranjas e coloque no liquidificador junto com o mamão e o gengibre. Bata tudo e sirva. Se preferir, bata com algumas pedras de gelo e adoce a gosto com mel ou adoçante.

Rendimento: 1 porção / Calorias: 101,4 kcal por porção / Fonte: Minha Vida

berinjela como consumir

  • Panqueca Light com Farinha de Berinjela

Ingredientes da Massa: 3 claras, 1 gema, ½ xícara de folhas de espinafre, 2 colheres de sopa (bem cheias) de farinha de berinjela, Sal a gosto.

Ingredientes do Recheio: 200 g de peito de frango desfiado, ½ tomate picado, 2 colheres de cebolinha, 1 colher de salsinha, 4 colheres de creme de leite light (pode substituir por leite de coco), orégano.

Modo de Preparo: Refogue o frango com os demais temperos e acrescente o creme de leite no final, quando não houver mais água na panela. Reserve. Bata todos os ingredientes da panqueca no liquidificador e divida a massa em pequenas porções. Prepare as massas na frigideira e acrescente o recheio. Leve ao forno para aquecer por cerca de 10 minutos.

Fonte: Tudo Saudável

  • Pão de Farinha de Berinjela sem Glúten e sem Lactose

Ingredientes: 1 xícara de farinha de arroz, 1 xícara de chá de farinha sem glúten, 1 xícara de farinha de berinjela, 1 colher (chá) de sal, 1 ½ colher (chá) de goma xantana ou farinha de chia, 2 colhes de sopa de xarope de agave ou melado de cana, 2 ovos médios, 1 colher de farelo de sementes, ½ colher (chá) de vitamina C em pó, ½ xícara de chá de óleo de canola (pode ser outro óleo vegetal de sua preferência, exceto o azeite de oliva), 2 xícaras de água morna, 14 gramas ou 2 envelopes de fermento para pão.

Modo de Preparo: Pré aqueça o forno a 200ºC. Misture todos os ingredientes secos. Bata os ovos e acrescente o açúcar e o óleo. Misture aos ingredientes secos e aos poucos vá colocando a água morna sem parar de bater (pode ser que não precise de toda a água). Bata em velocidade média por uns 4 minutos. Coloque a massa em uma fôrma retangular untada com manteiga ou gordura vegetal. Salpique farelo de sementes ou chia por cima e cubra com um plástico. Coloque no microondas por uns 30 minutos ou até que dobre de volume. Leve ao forno a temperatura de 200ºC durante 10 minutos e depois baixe a 180ºC. Asse por mais ou menos 1 hora ou faça o teste do palito.

Fonte: MyDelishville

pão farinha de berinjela

Vale a pena testar essas receitas para dar uma variada na dieta! :)


É ótimo conhecer opções naturais incríveis, não é mesmo? Inclua a farinha de berinjela no seu cardápio para emagrecer rapidamente e dar um up total na sua saúde! É bem versátil, sem gosto e muito funcional! Faça o teste e conte o que achou pra gente!

berinjela para emagrecer

Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post! Para conhecer outros produtos e suplementos que ajudam a perder peso, continue navegando no site. Até a próxima! :)


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *