Frutas Ricas em Proteínas: 10 melhores e como consumir!

Sempre quando se fala em proteína, ainda mais na dieta ou treino, a primeira coisa que vem à cabeça são as carnes, ovo e leite. Embora essas sejam as maiores fontes, há frutas que suprem muito bem as necessidades, além de oferecerem outros benefícios. É por isso que fizemos uma lista com as frutas ricas em proteínas para você consumir e ficar ainda mais forte e saudável!

 

frutas ricas em proteínas

As proteínas são nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo, sobretudo para a formação de ossos, células, tecidos e músculos. Além disso, atuam como reguladoras de enzimas, da insulina, no transporte de substâncias das moléculas, entre outras funções. Elas são formadas por aminoácidos e podem ter tamanhos variados.

Muita gente indica uma dieta rica em proteínas para emagrecer rapidamente. Já até falamos aqui da dieta da proteína, que tem como base esse componente, já que ele é digerido lentamente pelo organismo e aumenta a sensação de saciedade. Não é à toa que muitos praticantes de atividades físicas falam tanto dela e consomem seus derivados, como o whey protein e a albumina.

E quais são as maiores fontes de proteínas? Segundo especialistas, ela está presente com maior abundância na carne de boi, além do ovo, leite, grãos – como a quinoa, o feijão e a soja -, e cereais. Além disso, várias frutas oferecem uma boa quantidade desse nutriente, com a vantagem de serem naturais e indicadas para qualquer pessoa, dando um up total na saúde.

Que tal conhecer a lista com as frutas ricas em proteínas? Saiba quais são as principais fontes e comece a consumir agora – ainda mais se você é vegano!

Lista de Frutas Ricas em Proteínas

  • Abacate

Além de saboroso e fonte de gorduras amigas do coração, o abacate é altamente proteico, ideal para quem está de dieta ou treinando. Em 100 gramas de abacate, há 3 gramas de proteínas. Melhor que isso, essa fruta oferece uma boa quantidade de potássio, ideal para a recuperação muscular e para evitar cãibras. Consuma como shake (sem açúcar) com fibras, em salada ou sobremesas.

abacate frutas ricas em proteínas

  • Damasco

O damasco seco é uma das frutas ricas em proteínas. É um ótimo aperitivo para comer após o treino, justamente porque é rico em proteínas. 100 gramas dessa fruta alaranjada contém quase 4 gramas desse nutriente. Também possui vitamina A, um ótimo antioxidante que melhora a visão; e potássio. Você pode comer in natura (como lanche), com salada de frutas e cereais.

frutas ricas em proteínas damasco

  • Coco

Em 100 gramas de coco você encontra 3 gramas de proteínas. É uma fruta muito versátil e perfeita para hidratar o corpo. Outras qualidades do coco: antioxidantes, enzimas e gorduras insaturadas. Ideias de consumo: in natura (água de coco), em receitas doces e outros preparos.

frutas ricas em proteínas coco

  • Ameixa

A ameixa não é apenas rica em fibras. Há tantas proteínas quanto: em 100 gramas, quase 3 gramas desse componente. É ideal para otimizar as funções do intestino e reduzir o diabetes. Seu sabor doce pede que o consumo não seja exagerado. Coma de duas a três vezes por semana um punhado de ameixa seca ou fresca, ou então use em receitas variadas.

frutas ricas em proteínas ameixa

  • Banana

É impossível esquecer da banana quando se fala em frutas ricas em proteínas. Uma das frutas mais populares do Brasil, tem 2,5 gramas a cada 100 gramas. Rica em potássio e essencial para a alimentação, pode ser ingerida de diversas formas devido a seu sabor incrível. Na dieta, prefira usá-la em shakes, vitaminas, cereais, salada de frutas e fresca, logo após a malhação.

frutas ricas em proteínas banana

  • Goiaba

A goiaba oferece 4 gramas de proteínas a cada 100 gramas de fruta. Além disso, é rica em fibras e dá uma boa sensação de saciedade, uma alternativa bacana para o emagrecimento. Já a vitamina C protege a imunidade de doenças e agentes prejudiciais ao organismo. O suco, embora não seja tão proteico, ajuda a hidratar. Você também pode consumi-la como molho em muitos preparos.

frutas ricas em proteínas goiaba

  • Maracujá

Quem não gosta de um bom suco de maracujá, não é mesmo? Conhecida pelo efeito calmante, essa fruta amarela oferece 2,20 gramas de proteínas em 100 gramas, uma opção interessante para quem é muito ansioso e estressado. Tome sempre 1 copo de suco antes de dormir, vai fazer toda a diferença!

frutas ricas em proteínas maracujá

  • Uva passa

A uva passa tem uma quantidade maior de proteínas que a uva fresca. São quase 4 gramas em 100 gramas, além de ser ainda mais versátil para o consumo e uso em receitas. Outros benefícios dessa fruta são: cálcio – para fortalecer os ossos -, fibras, ferro e potássio. Carregue na bolsa para comer depois do treino!

Faça uma combinação de uva passa + banana + damasco! Vai ser uma bela alternativa de frutas ricas em proteínas para seu lanche!

  • Jabuticaba

Essa frutinha viciante está na lista de frutas ricas em proteínas. Contém 1,4 gramas em 100 gramas. A grande vantagem é que ela também é rica em antioxidantes, ótimos para prevenir doenças e antienvelhecimento. Consuma como complemento à dieta uma porção diária, você terá também minerais e fibras que ajudarão seu organismo a funcionar melhor!

frutas ricas em proteínas jabuticaba

Posso consumir proteínas à vontade? Não. Lembre-se que o exagero é péssimo para o organismo e pode trazer sérios prejuízos. O excesso de proteína sobrecarrega os rins e o fígado, além de aumentar o colesterol, entre outros efeitos colaterais. O equilíbrio é sempre primordial, ainda mais para quem quer emagrecer e ganhar massa muscular.


 

E aí, gostou de saber quais são as frutas ricas em proteínas? Varie seu cardápio e inclua essas opções para garantir todos os benefícios desse nutriente ao seu corpo! Faça a feira!

frutas ricas em proteínas quais são

As frutas sempre são as melhores alternativas para uma vida saudável. Não deixe de consumir! Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário no post. Para ler outras matérias bacanas sobre Beleza e Saúde, continue navegando no site. Até a próxima!


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *