Esfoliante Caseiro para o Rosto: Receitas simples e fáceis!

São tantos danos que a pele sofre no dia a dia que é primordial investir em um bom esfoliante caseiro para o rosto. Por ser uma área que está sempre exposta à poluição e raios solares, a face merece muita atenção para não prejudicar a aparência e ocasionar em problemas mais tarde. Para isso, não precisa muito: você pode investir em soluções caseiras e fazer uma esfoliação de forma rápida, simples e eficaz. Confira algumas receitas incríveis e infalíveis!

esfoliante caseiro para o rosto

As receitas de esfoliante caseiro para o rosto são simples, rápidas e eficazes!


Por que é preciso esfoliar a pele do rosto?

A função principal da esfoliação é eliminar as células mortas da pele, promovendo uma renovação total da derme e melhorando a suavidade, o brilho e o aspecto de marcas de acne e rugas. Além disso, também ajuda a retirar o excesso de oleosidade e fazer uma limpeza profunda, acabando com impurezas do ambiente, como poeira e outras agressões.

Dermatologistas indicam investir neste tratamento pelo menos uma vez por semana para deixar a pele viçosa e bem cuidada. Paralelo à esfoliação, é preciso usar cremes e produtos hidratantes. Tudo deve ser feito da forma correta para não danificar a pele, por isso é primordial escolher as melhores alternativas.

esfoliante caseiro

Além das diversas opções disponíveis nas lojas de cosméticos, muitos ingredientes caseiros são baratos e têm um ótimo efeito. Basta saber usar para ficar com a pele do rosto com ótimo aspecto. Confira algumas receitas incríveis com componentes que você nem imaginava!

Receitas de Esfoliante Caseiro para o Rosto – Passo a Passo

  • Esfoliante caseiro para o rosto com açúcar: Pouca gente sabe, mas o açúcar é um ótimo ingrediente para uma esfoliação rápida e imediata. Sabe aqueles dias que você não tem nada disponível e precisa deixar a pele nutrida e bonita para um compromisso? Então, para isso, basta lavar bem o rosto e usar uma colher de açúcar refinado com um pouco de água. Passe com movimentos leves e circulares e deixe agir por uns 10 minutos. Dá uma boa diferença!

açucar para esfoliar o rosto

O açúcar refinado é aquele ingrediente que todo mundo tem em casa, porém o açúcar mascavo é uma opção ainda melhor, já que é mais natural e puro, com todas as propriedades e nutrientes deste alimento! Ah, para dar um up nessa receita, misture com mel!

esfoliante para o rosto com açúcar

O açúcar mascavo é uma opção natural, já o refinado uma solução mais rápida!

  • Aveia para esfoliar o rosto: A aveia é um grão com diversas propriedades que ajudam muito a manter uma boa saúde e, além disso, também serve para deixar a pele mais nutrida e bela. Para a esfoliação, adicione 3 colheres de sopa de grãos de aveia em um pouco de leite e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, aplique no rosto como se fosse uma máscara e deixe por cerca de 15 minutos, retirando o excesso com água morna.

esfoliante caseiro para o rosto aveia

O esfoliante caseiro para o rosto à base de aveia é indicado pelos dermatologistas para peles secas. No caso de oleosidade, é ideal substituir o leite por água. Nessa receita, o mel também serve como um bom complemento para deixar a pele ainda mais limpa!

  • Esfoliante caseiro para o rosto com mel e limão: Já dissemos que o mel é um ingrediente chave para a limpeza da pele, certo? Com o limão, os resultados são ainda mais eficazes. A receita é simples: misture uma colher de chá de suco de limão com uma colher de sopa de mel, aplicando no rosto em seguida. O resultado é uma nutrição completa e sensação de pele renovada.

esfoliante caseiro para o rosto mel e limao

  • O fubá também é uma escolha certeira para deixar a derme limpa e livre das células mortas e oleosidade. Uma receita caseira bem eficiente é juntar uma colher de sopa de fubá com meio copo de suco puro de cenoura (para isso, é só triturá-la no liquidificador). Passe a máscara no rosto suavemente e deixe por um tempo até remover com água morna. Faz muita diferença!

esfoliante caseiro para o rosto fubá

  • Café também é uma opção que garante um efeito rápido, já que esse ingrediente tem poder estimulante e energizante tanto na pele quanto no organismo em si. Uma colher de sopa do pó de café diluído em um pouco de água já é suficiente para uma boa máscara, que deve ser aplicada no rosto de maneira uniforme. A ação é rápida e bem interessante.

esfoliante com café

Especialistas indicam misturar 1 gota de óleo vegetal nas receitas de esfoliante caseiro para o rosto para uma limpeza profunda. Use óleo de amêndoas, uva ou abacate, mas sem exagero!

oleo vegetal esfoliante rosto

E a máscara de gelatina, funciona? Olha, já falamos dessa alternativa para prevenir acne e rugas no post Máscara de gelatina: Funciona? Confira o passo a passo! Dê uma olhada e veja nossa resenha completa. 

pele renovada

Uma pele nutrida e renovada: quem não quer?


Dicas para uma boa esfoliação e para manter a pele do rosto sempre linda: 

  • Esfregue bem o produto no rosto, mas sem muita força para evitar machucados na pele. Faça movimentos circulares de cerca de um minuto, espalhe de maneira uniforme, tomando cuidado com a área dos olhos.
esfoliante como fazer

Uma boa lavagem também é essencial, sempre com água morna e sabonete neutro.

  • Não é porque é natural que tal produto não pode ser alergênico. Portanto, antes da aplicação, teste um pouco da mistura da pele para ver se não irá acarretar em alguma reação do corpo.
  • Retire sempre a máscara esfoliante com água morna ou fria. A água quente acarreta na produção de mais oleosidade pelo corpo. Se quiser, use um sabonete neutro para limpar o rosto por completo.

esfoliante caseiro receitas

  • Após a esfoliação, aplique um hidratante para deixar a pele macia. Para melhores resultados, escolha um tipo ideal para seu tipo de pele.
  • Essas receitas de esfoliante caseiro para o rosto não são recomendadas para quem está com a pele machucada ou com manchas (como melasma). Nesse caso, procure um dermatologista para um tratamento específico.
  • Embora sejam eficazes, esses esfoliantes não substituem uma boa limpeza de pele feita em clínicas de estética por um profissional. Invista nesta técnica pelo menos uma vez por mês.
esfoliante para a pele

Cuidados diários são essenciais para uma pele linda!

  • Dicas de ouro: use sempre protetor solar, principalmente se for sair de casa e em dias de muito sol. Mantenha a pele limpa diariamente para tirar o excesso de poluentes e outros agentes prejudiciais.

E os homens, também podem fazer? Não só podem como devem! Para dicas específicas, dê uma olhada na matéria Limpeza de pele masculina: Como fazer passo a passo.

homem esfoliante

Homens também devem investir nas receitas de esfoliante caseiro para o rosto!


Cuidar da pele é uma tarefa frequente! Se você quer se sentir cada vez mais bonita e sem sinais do tempo, invista em tratamentos e opções caseiras para deixar a aparência e a beleza em alta. Além disso, não deixe de consultar um dermatologista regularmente para saber como anda a saúde de sua derme.


Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post!

como esfoliar a pele

Gostou das dicas de esfoliante caseiro para o rosto? São receitas simples, básicas e rápidas que fazem muita diferença e proporcionam um ótimo resultado. Escolha aquela que tenha mais a ver com você e faça o teste. A pele agradece! Para acompanhar outras matérias legais sobre Beleza, continue navegando no site! Até a próxima! :)


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *